O impacto do acidente vascular cerebral na qualidade de vida de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerzson, Laís Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156974
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma síndrome clínica com desenvolvimento de sinais agudos de disfunção neurológica focal ou global, com duração maior do que 24 horas ou levando à morte, sem outras causas que não a vascular. Objetivo: avaliar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que sofreram AVC pertencentes à Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e de crianças saudáveis da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília de Porto Alegre. Métodos: Estudo observacional com delineamento transversal com amostragem não probabilística. Utilizou-se o instrumento Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQ.LTM 4.0) para avaliar a qualidade de vida levando em conta os distintos aspectos do desenvolvimento de dois grupos de crianças. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada para descrever a vida passada e o presente. O período da coleta de dados foi de junho de 2015 a julho de 2016. Resultados: Participaram 78 crianças, sendo 39 com AVC e 39 sem AVC. A mediana das crianças com diagnóstico de AVC foi em torno dos sete meses, sendo que a maioria apresentou AVC do tipo isquêmico (71,8%), em que o hemisfério afetado foi o direito (48,6%), com maior prevalência da hemiparesia à direita. De acordo com a PedsQLTM 4.0 dos pais, foi possível identificar uma diferença significativa e um grande tamanho de efeito no escore da Capacidade Funcional, apresentando, então, inferioridade em relação ao grupo controle (72,0 ± 19,6). No PedsQLTM 4.0 dos pais, a “escolaridade do pai” manteve efeito positivo significativo nos aspectos emocionais – 2,20 (0,04 a 4,35) –, enquanto “idade da criança” e “não neonatal” apresentaram efeito negativo nos aspectos escolares: -1,54 (-3,04 a -0,0), -20,9 (-34,2 a -7,57), respectivamente. As variáveis “idade que entrou na escola” e “sexo masculino” demonstraram efeito significativo negativo no desfecho de Aspectos Escolares do PedsQLTM 4.0 das crianças: -0,33(-0,60 a – 0,07), -19,2 (-32,2 a -6,2), respectivamente. Conclusões: As crianças com AVC apresentam um impacto negativo na qualidade de vida principalmente no aspecto da capacidade funcional. Após questionar os pais, e mesmo que as crianças não tenham apresentado diferença significativa, pode-se perceber que os valores são baixos quando comparados ao grupo controle em todas as dimensões do PedsQLTM 4.0. A pesquisa também confirma que as variáveis sociodemográficas podem ter efeitos significativos tanto negativos como positivos nas dimensões do PedsQLTM 4.0 tanto dos pais quanto das crianças. Com aumento do reconhecimento do AVC em crianças, é de suma importância mais pesquisas no Brasil para que haja ferramentas diversas em prol da qualidade de vida destes. Os achados deste estudo são um convite aos fisioterapeutas para pensar em estratégias avaliativas e interventivas para as crianças com AVC, já que elas estão em pleno ápice de aprendizado motor e psicossocial.
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spelling Gerzson, Laís RodriguesRiesgo, Rudimar dos Santos2017-04-21T02:35:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/156974001012977Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma síndrome clínica com desenvolvimento de sinais agudos de disfunção neurológica focal ou global, com duração maior do que 24 horas ou levando à morte, sem outras causas que não a vascular. Objetivo: avaliar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que sofreram AVC pertencentes à Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e de crianças saudáveis da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília de Porto Alegre. Métodos: Estudo observacional com delineamento transversal com amostragem não probabilística. Utilizou-se o instrumento Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQ.LTM 4.0) para avaliar a qualidade de vida levando em conta os distintos aspectos do desenvolvimento de dois grupos de crianças. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada para descrever a vida passada e o presente. O período da coleta de dados foi de junho de 2015 a julho de 2016. Resultados: Participaram 78 crianças, sendo 39 com AVC e 39 sem AVC. A mediana das crianças com diagnóstico de AVC foi em torno dos sete meses, sendo que a maioria apresentou AVC do tipo isquêmico (71,8%), em que o hemisfério afetado foi o direito (48,6%), com maior prevalência da hemiparesia à direita. De acordo com a PedsQLTM 4.0 dos pais, foi possível identificar uma diferença significativa e um grande tamanho de efeito no escore da Capacidade Funcional, apresentando, então, inferioridade em relação ao grupo controle (72,0 ± 19,6). No PedsQLTM 4.0 dos pais, a “escolaridade do pai” manteve efeito positivo significativo nos aspectos emocionais – 2,20 (0,04 a 4,35) –, enquanto “idade da criança” e “não neonatal” apresentaram efeito negativo nos aspectos escolares: -1,54 (-3,04 a -0,0), -20,9 (-34,2 a -7,57), respectivamente. As variáveis “idade que entrou na escola” e “sexo masculino” demonstraram efeito significativo negativo no desfecho de Aspectos Escolares do PedsQLTM 4.0 das crianças: -0,33(-0,60 a – 0,07), -19,2 (-32,2 a -6,2), respectivamente. Conclusões: As crianças com AVC apresentam um impacto negativo na qualidade de vida principalmente no aspecto da capacidade funcional. Após questionar os pais, e mesmo que as crianças não tenham apresentado diferença significativa, pode-se perceber que os valores são baixos quando comparados ao grupo controle em todas as dimensões do PedsQLTM 4.0. A pesquisa também confirma que as variáveis sociodemográficas podem ter efeitos significativos tanto negativos como positivos nas dimensões do PedsQLTM 4.0 tanto dos pais quanto das crianças. Com aumento do reconhecimento do AVC em crianças, é de suma importância mais pesquisas no Brasil para que haja ferramentas diversas em prol da qualidade de vida destes. Os achados deste estudo são um convite aos fisioterapeutas para pensar em estratégias avaliativas e interventivas para as crianças com AVC, já que elas estão em pleno ápice de aprendizado motor e psicossocial.Introduction: Stroke is a clinical syndrome with the development of acute signs of focal or global neurological disfunction, lasting more than 24 hours or leading to death, with no apparent cause other than that of a vascular origin. Objective: to evaluate the quality of life in children who suffered stroke belonging to the Neuropediatric Unit at the Clinics Hospital of Porto Alegre and in healthy children coming from Santa Cecília Basic Health Unit in Porto Alegre. Methods: Cross-sectional observational study with non-probability sampling. The Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQ.LTM 4.0) was the instrument used to evaluate quality of life taking into account the different developmental aspects of two groups of children. A semi-structured interview was used to describe the past life and the present. Data collection occurred from June 2015 to July 2016. Results: 78 children took part of the research, being 39 with stroke and 39 without stroke. The median of the children diagnosed with stroke was around 7 months, with the majority presenting ischemic stroke (71.8%), in which the right hemisphere was the most affected (48.6%), with higher prevalence of right-sided hemiparesis. According to the parent-rated PedsQLTM 4.0, it was possible to identify a significant difference and a large effect size in the score of functional capacity, then presenting inferior results in comparison to the control group (72.0 ± 19.6). In the parent-rated PedsQLTM 4.0, “father’s level of education” and “non neonatal” had a negative effect on the school aspects: -1.54 (-3.04 to -0.0), -20.9 (-34.2 to -7.57), respectively. The variables “school starting age” and “male sex” had a significant negative effect on the outcome of school aspects of the child-rated PedsQLTM 4.0: -0.33 (-0.60 to -0.07), -19.2 (-32.2 to -6.2), respectively. Conclusion: Children with stroke presented a negative impact on their quality of life, mainly on the functional capacity aspect. After questioning the parents, although the children did not present a significant difference, it is evident that the values are lower in comparison to the control group in all dimensions of the PedsQLTM 4.0. The study also confirms that the sociodemographic variables can have significant negative as well as positive effects on the dimensions of both child-rated and parent-rated PedsQLTM 4.0. With the growing recognition of stroke in children, more research needs to be carried out in Brazil to provide tools to enhance the quality of life of those children and adolescents. The findings of this study invite physical therapists to think about evaluation and intervention strategies in relation to children with stroke, considering that they are at the top of their motor and psychosocial learning.application/pdfporAcidente vascular cerebralQualidade de vidaCriançaAdolescenteStrokePediatricsQuality of LifeO impacto do acidente vascular cerebral na qualidade de vida de crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescentePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001012977.pdf.txt001012977.pdf.txtExtracted Texttext/plain285110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156974/2/001012977.pdf.txt2ca98f9006631914771d32fae44d4b7eMD52ORIGINAL001012977.pdf001012977.pdfTexto completoapplication/pdf2101065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156974/1/001012977.pdf04fe2d51fc88464981b1a207d5b67932MD5110183/1569742022-04-20 04:49:45.639049oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:49:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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