Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165591 |
Resumo: | Considerando-se a importância das relações sociais e da influência interpessoal no comportamento dos indivíduos de baixa renda, este estudo apresenta como objetivo identificar e analisar os grupos de referência valorizados pelas consumidoras de baixa renda em seu processo de decisão de compra. Para a coleta de dados, utilizou-se uma abordagem multimétodo fundamentada, primeiro, em entrevistas em profundidade com 12 mulheres e, depois, na técnica de Análise Conjunta com uma amostra de 53 entrevistadas pertencentes a esse segmento. Devido à crise econômica vivida atualmente, mostrou-se necessário delimitar o contexto da pesquisa a um bem que permanecesse atrativo nessas circunstâncias: o batom. Trata-se de uma categoria de produto de alto envolvimento, capaz de representar o segmento de cosméticos como um todo, associando-se à autoestima, à sensação de bem-estar e ao reconhecimento social. Os resultados obtidos demonstraram que as consumidoras de baixa renda valorizam a presença de diferentes grupos de referência em seu processo de decisão. Especificamente, identificaram-se dois grupos de respondentes com preferências distintas quanto aos grupos de referência. Diante disso, ressalta-se que as principais contribuições desta pesquisa foram a observação de perfis diferentes dentro do segmento de baixa renda, o desenvolvimento do conhecimento sobre o processo de decisão de compra dessas mulheres e a identificação de apelos de grupos de referência que as empresas podem usar para atrair consumidoras de baixa renda. |
id |
URGS_3f6580030c9ffb772f1aca8250f9185a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165591 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Forléo, Carolina AraujoSlongo, Luiz Antônio2017-08-23T02:30:29Z2017http://hdl.handle.net/10183/165591001044511Considerando-se a importância das relações sociais e da influência interpessoal no comportamento dos indivíduos de baixa renda, este estudo apresenta como objetivo identificar e analisar os grupos de referência valorizados pelas consumidoras de baixa renda em seu processo de decisão de compra. Para a coleta de dados, utilizou-se uma abordagem multimétodo fundamentada, primeiro, em entrevistas em profundidade com 12 mulheres e, depois, na técnica de Análise Conjunta com uma amostra de 53 entrevistadas pertencentes a esse segmento. Devido à crise econômica vivida atualmente, mostrou-se necessário delimitar o contexto da pesquisa a um bem que permanecesse atrativo nessas circunstâncias: o batom. Trata-se de uma categoria de produto de alto envolvimento, capaz de representar o segmento de cosméticos como um todo, associando-se à autoestima, à sensação de bem-estar e ao reconhecimento social. Os resultados obtidos demonstraram que as consumidoras de baixa renda valorizam a presença de diferentes grupos de referência em seu processo de decisão. Especificamente, identificaram-se dois grupos de respondentes com preferências distintas quanto aos grupos de referência. Diante disso, ressalta-se que as principais contribuições desta pesquisa foram a observação de perfis diferentes dentro do segmento de baixa renda, o desenvolvimento do conhecimento sobre o processo de decisão de compra dessas mulheres e a identificação de apelos de grupos de referência que as empresas podem usar para atrair consumidoras de baixa renda.Considering the importance of social relations and interpersonal influence on the behavior of low-income individuals, this study aims to identify and analyze the reference groups valued by low-income female consumers in their decision-making process. A multimethod approach was employed. First, the data were collected through in-depth interviews with 12 low-income women. Subsequently, a conjoint analysis technique was applied with a sample of 53 female interviewees belonging to this segment. Due to the current economic crisis, it was necessary to delimit the research context to a product that remained attractive in these circumstances: lipstick. It is a high involvement product category, capable of representing the segment of cosmetics as a whole, being related to self-esteem, a sense of well-being and recognition. Results showed that low-income female consumers value the presence of different reference groups in their decision-making process. Specifically, it was possible to identify two groups of respondents with distinct preferences regarding the reference groups. Therefore, the main contributions of this research were the observation of different profiles within the low-income segment, the development of knowledge about the decision-making process of these women, and the identification of reference group appeals that companies can use to attract low-income female consumers.application/pdfporComportamento do consumidorBaixa rendaDecisão de compraInfluências sociaisGrupos de referênciaConsumer behaviorLow-income consumersDecision-making processSocial influenceReference groupsAfinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa rendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001044511.pdf001044511.pdfTexto completoapplication/pdf1640162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165591/1/001044511.pdfc48e5a81a54cedbb2918206188f17c66MD51TEXT001044511.pdf.txt001044511.pdf.txtExtracted Texttext/plain283574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165591/2/001044511.pdf.txt2a762504e31b37fb91d8bb2c164d52f6MD52THUMBNAIL001044511.pdf.jpg001044511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165591/3/001044511.pdf.jpg68656899fddc210ba8bdd13d4516e9a4MD5310183/1655912018-10-22 08:39:05.917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:39:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda |
title |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda |
spellingShingle |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda Forléo, Carolina Araujo Comportamento do consumidor Baixa renda Decisão de compra Influências sociais Grupos de referência Consumer behavior Low-income consumers Decision-making process Social influence Reference groups |
title_short |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda |
title_full |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda |
title_fullStr |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda |
title_full_unstemmed |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda |
title_sort |
Afinidade ou aspiração? : grupos de referência valorizados por consumidoras de baixa renda |
author |
Forléo, Carolina Araujo |
author_facet |
Forléo, Carolina Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forléo, Carolina Araujo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Slongo, Luiz Antônio |
contributor_str_mv |
Slongo, Luiz Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Baixa renda Decisão de compra Influências sociais Grupos de referência |
topic |
Comportamento do consumidor Baixa renda Decisão de compra Influências sociais Grupos de referência Consumer behavior Low-income consumers Decision-making process Social influence Reference groups |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Low-income consumers Decision-making process Social influence Reference groups |
description |
Considerando-se a importância das relações sociais e da influência interpessoal no comportamento dos indivíduos de baixa renda, este estudo apresenta como objetivo identificar e analisar os grupos de referência valorizados pelas consumidoras de baixa renda em seu processo de decisão de compra. Para a coleta de dados, utilizou-se uma abordagem multimétodo fundamentada, primeiro, em entrevistas em profundidade com 12 mulheres e, depois, na técnica de Análise Conjunta com uma amostra de 53 entrevistadas pertencentes a esse segmento. Devido à crise econômica vivida atualmente, mostrou-se necessário delimitar o contexto da pesquisa a um bem que permanecesse atrativo nessas circunstâncias: o batom. Trata-se de uma categoria de produto de alto envolvimento, capaz de representar o segmento de cosméticos como um todo, associando-se à autoestima, à sensação de bem-estar e ao reconhecimento social. Os resultados obtidos demonstraram que as consumidoras de baixa renda valorizam a presença de diferentes grupos de referência em seu processo de decisão. Especificamente, identificaram-se dois grupos de respondentes com preferências distintas quanto aos grupos de referência. Diante disso, ressalta-se que as principais contribuições desta pesquisa foram a observação de perfis diferentes dentro do segmento de baixa renda, o desenvolvimento do conhecimento sobre o processo de decisão de compra dessas mulheres e a identificação de apelos de grupos de referência que as empresas podem usar para atrair consumidoras de baixa renda. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-23T02:30:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165591 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001044511 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165591 |
identifier_str_mv |
001044511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165591/1/001044511.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165591/2/001044511.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165591/3/001044511.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c48e5a81a54cedbb2918206188f17c66 2a762504e31b37fb91d8bb2c164d52f6 68656899fddc210ba8bdd13d4516e9a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309112213340160 |