Hortas escolares : análise da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas prevendo proposta de expansão por competição de hackathon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuscaldi, Kelliane da Consolação
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231928
Resumo: O objetivo principal deste estudo consistiu em compreender o conceito aplicado de horta escolar no contexto da inovação do setor público, focando na multifuncionalidade da horta e na metodologia do hackathon para propor o desenvolvimento de solução tecnológica para expansão do Projeto Hortas Pedagógicas. Tal Projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a Embrapa e contou com o apoio do FNDE. Os objetivos específicos estavam relacionados à apresentação de um panorama dos trabalhos relacionados ao tema horta escolar; à análise crítica da avaliação do processo de implantação e manutenção da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas; e, à proposição de um planejamento para a realização de uma competição de hackathon visando encontrar uma solução tecnológica para expansão do Projeto. Trata-se de estudo construído a partir de uma abordagem mista, de natureza aplicada, e, classificado como uma pesquisa exploratório-descritiva. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: revisão sistemática, análise de conteúdo, análise bibliométrica, nuvem de palavras, análise de similitude e análise documental. Como ferramentas auxiliares, foram utilizados o software Iramuteq e a metodologia Project Model Canvas. Os resultados da pesquisa foram apresentados no formato de artigos científicos. Em relação às hortas escolares, os resultados apontam que se trata de um campo do conhecimento composto por estudos recentes, concentrados em instituições norte americanas. Entretanto, os estudos têm sido publicados em diferentes periódicos, classificados em diversas áreas de pesquisa. Verificou-se que a amostragem de estudos é emblemática ao contexto proposto de investigação e que oito agrupamentos temáticos centralizam a discussão sobre o tema. A análise da avaliação do processo de implantação e manutenção da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas mostrou que os objetivos iniciais propostos para o Projeto foram alcançados, que a assistência técnica especializada é fundamental tanto para o processo de implantação quanto o de manutenção das hortas e que é necessário que as escolas recebam recursos para manutenção do Projeto. A partir desta análise, propôs-se uma iniciativa de expansão do Projeto a partir de uma competição de hackathon. Por fim, foram apresentadas as considerações finais, destacando-se as contribuições da pesquisa, suas limitações e propostas para novos estudos.
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Trata-se de estudo construído a partir de uma abordagem mista, de natureza aplicada, e, classificado como uma pesquisa exploratório-descritiva. Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de análise de dados: revisão sistemática, análise de conteúdo, análise bibliométrica, nuvem de palavras, análise de similitude e análise documental. Como ferramentas auxiliares, foram utilizados o software Iramuteq e a metodologia Project Model Canvas. Os resultados da pesquisa foram apresentados no formato de artigos científicos. Em relação às hortas escolares, os resultados apontam que se trata de um campo do conhecimento composto por estudos recentes, concentrados em instituições norte americanas. Entretanto, os estudos têm sido publicados em diferentes periódicos, classificados em diversas áreas de pesquisa. Verificou-se que a amostragem de estudos é emblemática ao contexto proposto de investigação e que oito agrupamentos temáticos centralizam a discussão sobre o tema. A análise da avaliação do processo de implantação e manutenção da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas mostrou que os objetivos iniciais propostos para o Projeto foram alcançados, que a assistência técnica especializada é fundamental tanto para o processo de implantação quanto o de manutenção das hortas e que é necessário que as escolas recebam recursos para manutenção do Projeto. A partir desta análise, propôs-se uma iniciativa de expansão do Projeto a partir de uma competição de hackathon. Por fim, foram apresentadas as considerações finais, destacando-se as contribuições da pesquisa, suas limitações e propostas para novos estudos.The main objective of this study was to understand the applied concept of the school garden in the context of public sector innovation, focusing on the multifunctionality of the garden and the hackathon methodology to propose the development of a technological solution for the expansion of the Pedagogical Gardens Project. This Project was developed from a partnership between the Ministry of Citizenship and Embrapa and had the support of FNDE (National Education Development Fund). The specific objectives were related to the presentation of an overview of studies related to the school garden theme; critical analysis of the evaluation of the implementation and maintenance process of the pilot phase of the Pedagogical Gardens Project; and, to the proposal of a plan to carry out a hackathon competition aiming to find a technological solution for the expansion of the Project. It is a study built from a qualitative and quantitative approach, and classified as an exploratory-descriptive research. Bibliographic and documentary research was adopted, using the following data analysis techniques: systematic review, content analysis, bibliometric analysis, word cloud, similarity analysis and documental analysis. As auxiliary tools, the Iramuteq software and the Project Model Canvas methodology were used. The research results were presented in the format of scientific articles. In relation to school gardens, the results indicate that it is a field of knowledge composed of recent studies, concentrated in North American institutions. Nevertheless, studies have been published in different journals, classified in diverse areas of research. It was found that the sampling of studies is emblematic of the proposed research context and that eight thematic groups centralize the discussion on the theme. The analysis of the evaluation of the implementation and maintenance process of the pilot phase of the Pedagogical Gardens Project showed that the initial objectives proposed for the Project were achieved, that specialized technical assistance is essential for both the implementation and maintenance process of the gardens and that it is necessary that schools receive resources to maintain the Project. Based on this analysis, an initiative to expand the Project based on a hackathon competition was proposed. Ultimately, the final considerations were presented, highlighting the contributions of the research, its limitations and proposals for further studies.application/pdfporHorta escolarEducação alimentar e nutricionalPolíticas públicas : EducaçãoBibliometriaSchool gardenBibliometricsPedagogical Gardens ProjectPublic policy assessmentInnovationHackathonProject Model CanvasHortas escolares : análise da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas prevendo proposta de expansão por competição de hackathoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133746.pdf.txt001133746.pdf.txtExtracted Texttext/plain332332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231928/2/001133746.pdf.txt5079de93fc1f34690b2b2999e4409a74MD52ORIGINAL001133746.pdfTexto completoapplication/pdf11078812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231928/1/001133746.pdf2a8c0542be3a59a55c26e4339babea47MD5110183/2319282024-03-29 06:17:10.211754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-29T09:17:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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