Compreendendo os procedimentos da atividade "tocar de ouvido"
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Publication Date: | 2011 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/34144 |
Summary: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar os procedimentos empregados pelo sujeito na atividade tocar de ouvido, procurando compreender de que modo organiza suas ações para encontrar as notas da melodia no piano. Os três sujeitos que participaram deste estudo tinham idade entre 7 e 14 anos. A atividade de reprodução de uma melodia conhecida por audição representou recortes das aulas particulares de piano ministradas no município de Taquara/RS. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2010 através dos seguintes instrumentos de registro: gravação em vídeo, diário de campo e anotações musicais feitas pelo próprio sujeito. Após as degravações dos vídeos, foram acrescentadas as anotações do diário de campo e as digitalizações dos materiais correspondentes às anotações dos alunos, constituindo os protocolos dos sujeitos. A partir dos protocolos, foi feita a decupagem das sequências de ações pertinentes para cada sujeito, tendo em vista o estudo pretendido. A coleta de dados teve como princípio a análise microgenética proposta por Inhelder e Cellérier (1996) associada à estratégia do estudo de caso (Yin, 2002). A interpretação dos dados foi realizada a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que possibilitou a compreensão da trajetória percorrida pelos sujeitos ao realizarem a atividade. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a compreensão das significações feitas pelos alunos durante o processo de aprendizagem, bem como possibilitar novos olhares sobre a prática dos professores de instrumento. |
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Velho, SimoneMaffioletti, Leda de Albuquerque2011-11-09T01:19:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/34144000791571A presente pesquisa tem como objetivo analisar os procedimentos empregados pelo sujeito na atividade tocar de ouvido, procurando compreender de que modo organiza suas ações para encontrar as notas da melodia no piano. Os três sujeitos que participaram deste estudo tinham idade entre 7 e 14 anos. A atividade de reprodução de uma melodia conhecida por audição representou recortes das aulas particulares de piano ministradas no município de Taquara/RS. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2010 através dos seguintes instrumentos de registro: gravação em vídeo, diário de campo e anotações musicais feitas pelo próprio sujeito. Após as degravações dos vídeos, foram acrescentadas as anotações do diário de campo e as digitalizações dos materiais correspondentes às anotações dos alunos, constituindo os protocolos dos sujeitos. A partir dos protocolos, foi feita a decupagem das sequências de ações pertinentes para cada sujeito, tendo em vista o estudo pretendido. A coleta de dados teve como princípio a análise microgenética proposta por Inhelder e Cellérier (1996) associada à estratégia do estudo de caso (Yin, 2002). A interpretação dos dados foi realizada a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que possibilitou a compreensão da trajetória percorrida pelos sujeitos ao realizarem a atividade. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a compreensão das significações feitas pelos alunos durante o processo de aprendizagem, bem como possibilitar novos olhares sobre a prática dos professores de instrumento.The present research has the objective of analyzing the procedures used by the subject in the activity of playing a musical instrument by ear, trying to comprehend the way he/she organizes his/her actions in order to find melody notes on the piano. The three subjects that took part of this study were at the age between 7 and 14 years old. The activity of reproducing a familiar melody by ear represented excerpts in the schedule in private piano classes that are carried on in the city of Taquara/RS. The data was collected in the second semester of 2010, through out the following registration instruments: video records, field diary and musical notations made by the subject him/herself. After the transcription of the videos, the notations from the field diary and the digitalization of the material corresponding to the notations made by the students were added, constituting the protocol of the subjects. From the protocols the decoupage of the sequence of actions pertinent to each subject was made considering the intended study. The collection of the data had as its principle the microgenetic analysis proposed by Inhelder and Cellérier (1996) associated with the strategy of case study (Yin, 2002). The interpretation of the data was based on the Genetic Epistemology of Jean Piaget, which made it possible to comprehend the path the subjects explored while performing the suggested activity. The results of the present work may be a contribution for understanding the significations made by the students during the learning process as well as an opportunity for new sights upon the practice of musical instruments teachers.application/pdfporMúsicaPianoEpistemologia genéticaMusicTeachingPianoMicrogenesisGenetic epistemologyCompreendendo os procedimentos da atividade "tocar de ouvido"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000791571.pdf.txt000791571.pdf.txtExtracted Texttext/plain264820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34144/2/000791571.pdf.txt7edfe540466e06ad23bdf7063b198118MD52ORIGINAL000791571.pdf000791571.pdfTexto completoapplication/pdf3034567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34144/1/000791571.pdf71f7547d3e59cb37c826308c466cee1fMD51THUMBNAIL000791571.pdf.jpg000791571.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34144/3/000791571.pdf.jpg01bf5f62f8e6e629a7f04f40c27bd607MD5310183/341442018-10-08 07:55:07.818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:55:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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