Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Valdriana Prado
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237477
Resumo: A presente investigação propõe uma análise da utilização da cor, de um modo geral, na história das artes visuais, ressaltando seu percurso dentro de um processo de emancipação e legitimação. Para tal, parte-se dos primeiros embates entre o desenho e a cor, fazendo uma revisão da história do seu uso, chegando ao Modernismo e à Arte Contemporânea, recortes de maior interesse dentro desse estudo. Deste modo, o presente trabalho se divide em quatro capítulos principais: nos primeiros, após breves considerações gerais sobre a cor, serão apresentados conceitos que nos auxiliam a visualizar os processos aos quais a cor se submeteu para alcançar sua emancipação, como os de Cromofobia e Cromofilia. Em um último capítulo, a cor azul é abordada, dando ênfase a sua utilização na arte contemporânea, com o apoio de depoimentos dos artistas Anish Kapoor, Lita Albuquerque, Suzana Queiroga, Shaine Dark, Konstantin Dimopoulos, James Nares, Carlos Nicanor e Daniele Papuli, entrevistados pela pesquisadora por enfatizarem essa cor em suas obras, demonstrando a importância assumida pelo azul em suas poéticas contemporâneas.
id URGS_4f2b481eea91935a79c2fbceb8e7ff6c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237477
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Corrêa, Valdriana PradoKern, Daniela Pinheiro Machado2022-04-19T04:39:32Z2021http://hdl.handle.net/10183/237477001139873A presente investigação propõe uma análise da utilização da cor, de um modo geral, na história das artes visuais, ressaltando seu percurso dentro de um processo de emancipação e legitimação. Para tal, parte-se dos primeiros embates entre o desenho e a cor, fazendo uma revisão da história do seu uso, chegando ao Modernismo e à Arte Contemporânea, recortes de maior interesse dentro desse estudo. Deste modo, o presente trabalho se divide em quatro capítulos principais: nos primeiros, após breves considerações gerais sobre a cor, serão apresentados conceitos que nos auxiliam a visualizar os processos aos quais a cor se submeteu para alcançar sua emancipação, como os de Cromofobia e Cromofilia. Em um último capítulo, a cor azul é abordada, dando ênfase a sua utilização na arte contemporânea, com o apoio de depoimentos dos artistas Anish Kapoor, Lita Albuquerque, Suzana Queiroga, Shaine Dark, Konstantin Dimopoulos, James Nares, Carlos Nicanor e Daniele Papuli, entrevistados pela pesquisadora por enfatizarem essa cor em suas obras, demonstrando a importância assumida pelo azul em suas poéticas contemporâneas.This investigation proposes an analysis of the use of color, in general, in the history of visual arts, highlighting its path within a process of emancipation and legitimation. To this end, it starts from the first clashes between drawing and color, reviewing the history of its use, reaching Modernism and Contemporary Art, highlights of the greatest interest in this study. Thus, the present work is divided into four main chapters: in the first ones, after some general thoughts on color, concepts that help us to visualize the processes by which color underwent to reach its emancipation, Chromophobia and Chromophilia, must be necessary. In the last chapter, the color blue is addressed, emphasizing its use in contemporary art, with the support of testimonials by artists Anish Kapoor, Lita Albuquerque, Suzana Queiroga, Shaine Dark, Konstantin Dimopoulos, James Nares, Carlos Nicanor and Daniele Papuli, interviewed by the researcher for emphasizing the color blue in their works, thus demonstrating the importance assumed by this color in their contemporary poetics.application/pdfporCromofobiaCromofiliaCor : ArteHistória da arteAzul (Cor)ChromophobiaChromophiliaColorArt historyBlueDa cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139873.pdf.txt001139873.pdf.txtExtracted Texttext/plain331975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237477/2/001139873.pdf.txt7022d8c74db1769fc57d08834c5bf36eMD52ORIGINAL001139873.pdfTexto completoapplication/pdf2480159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237477/1/001139873.pdf92e88df4cc100184636e1ca013c034d2MD5110183/2374772022-04-20 04:55:37.146236oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:55:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
title Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
spellingShingle Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
Corrêa, Valdriana Prado
Cromofobia
Cromofilia
Cor : Arte
História da arte
Azul (Cor)
Chromophobia
Chromophilia
Color
Art history
Blue
title_short Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
title_full Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
title_fullStr Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
title_full_unstemmed Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
title_sort Da cromofobia à cromofilia : o processo de libertação da cor e sua legitimação como elemento autônomo
author Corrêa, Valdriana Prado
author_facet Corrêa, Valdriana Prado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Valdriana Prado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
contributor_str_mv Kern, Daniela Pinheiro Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Cromofobia
Cromofilia
Cor : Arte
História da arte
Azul (Cor)
topic Cromofobia
Cromofilia
Cor : Arte
História da arte
Azul (Cor)
Chromophobia
Chromophilia
Color
Art history
Blue
dc.subject.eng.fl_str_mv Chromophobia
Chromophilia
Color
Art history
Blue
description A presente investigação propõe uma análise da utilização da cor, de um modo geral, na história das artes visuais, ressaltando seu percurso dentro de um processo de emancipação e legitimação. Para tal, parte-se dos primeiros embates entre o desenho e a cor, fazendo uma revisão da história do seu uso, chegando ao Modernismo e à Arte Contemporânea, recortes de maior interesse dentro desse estudo. Deste modo, o presente trabalho se divide em quatro capítulos principais: nos primeiros, após breves considerações gerais sobre a cor, serão apresentados conceitos que nos auxiliam a visualizar os processos aos quais a cor se submeteu para alcançar sua emancipação, como os de Cromofobia e Cromofilia. Em um último capítulo, a cor azul é abordada, dando ênfase a sua utilização na arte contemporânea, com o apoio de depoimentos dos artistas Anish Kapoor, Lita Albuquerque, Suzana Queiroga, Shaine Dark, Konstantin Dimopoulos, James Nares, Carlos Nicanor e Daniele Papuli, entrevistados pela pesquisadora por enfatizarem essa cor em suas obras, demonstrando a importância assumida pelo azul em suas poéticas contemporâneas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-19T04:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237477
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139873
url http://hdl.handle.net/10183/237477
identifier_str_mv 001139873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237477/2/001139873.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237477/1/001139873.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7022d8c74db1769fc57d08834c5bf36e
92e88df4cc100184636e1ca013c034d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309194765631488