Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fensterseifer, Thais Arnold
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263247
Resumo: O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo inclui a aplicação de diretrizes de projeto para e-books infantis, também desenvolvidas pela autora. Para atingir os objetivos a que se propõe, realizou-se, inicialmente, uma fundamentação teórica abordando três temas principais: alfabetização infantil em meio digital, desenvolvimento de e-books (tecnologias e ferramentas) e metodologias de projeto. A partir dessa conscientização inicial sobre o problema de pesquisa, estruturou-se a pesquisa com base no método Design Science Research, metodologia científica que orienta o desenvolvimento de artefatos como um processo para a produção de conhecimento. Assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, que permitiu identificar artefatos similares ao proposto neste estudo. A análise desses artefatos contribuiu diretamente para a definição dos requisitos para o framework, cujo projeto e desenvolvimento foi realizado com base na metodologia de Garret. O resultado final desta pesquisa gerou um framework conceitual que estrutura o processo de projeto de e-books infantis, guiando os designers desde a configuração inicial do arquivo do e-book até sua publicação, conectando cada fase de desenvolvimento do projeto a diretrizes que buscam garantir que o designer opte pela melhor solução em termos de uso das possibilidades do meio digital e de atendimento às necessidades do público-alvo. Também foi desenvolvido um framework conceitual interativo, derivado do primeiro, contendo menus navegáveis e conteúdos adicionais, que incluem exemplos práticos de soluções gráficas (como composições tipográficas e exemplos de tipos de diagramação) e de aplicação dos recursos tecnológicos.
id URGS_557b9efcc0656b4581f124920c330fad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263247
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fensterseifer, Thais ArnoldTeixeira, Fabio Goncalves2023-08-05T03:39:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/263247001174857O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo inclui a aplicação de diretrizes de projeto para e-books infantis, também desenvolvidas pela autora. Para atingir os objetivos a que se propõe, realizou-se, inicialmente, uma fundamentação teórica abordando três temas principais: alfabetização infantil em meio digital, desenvolvimento de e-books (tecnologias e ferramentas) e metodologias de projeto. A partir dessa conscientização inicial sobre o problema de pesquisa, estruturou-se a pesquisa com base no método Design Science Research, metodologia científica que orienta o desenvolvimento de artefatos como um processo para a produção de conhecimento. Assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, que permitiu identificar artefatos similares ao proposto neste estudo. A análise desses artefatos contribuiu diretamente para a definição dos requisitos para o framework, cujo projeto e desenvolvimento foi realizado com base na metodologia de Garret. O resultado final desta pesquisa gerou um framework conceitual que estrutura o processo de projeto de e-books infantis, guiando os designers desde a configuração inicial do arquivo do e-book até sua publicação, conectando cada fase de desenvolvimento do projeto a diretrizes que buscam garantir que o designer opte pela melhor solução em termos de uso das possibilidades do meio digital e de atendimento às necessidades do público-alvo. Também foi desenvolvido um framework conceitual interativo, derivado do primeiro, contendo menus navegáveis e conteúdos adicionais, que incluem exemplos práticos de soluções gráficas (como composições tipográficas e exemplos de tipos de diagramação) e de aplicação dos recursos tecnológicos.The present study aimed to develop a conceptual framework for the systematization of the design process of children's e-books for children in the literacy phase. The structuring of this process includes the application of design guidelines for children's e-books, also developed by the author. In order to achieve the proposed objectives, initially, a theoretical foundation was carried out addressing three main themes: children's literacy in digital media, development of e-books (technologies and tools) and project methodologies. From this initial awareness of the research problem, the research was structured based on the Design Science Research method, a scientific methodology that guides the development of artifacts as a process for the production of knowledge. Thus, a systematic literature review was carried out, which allowed the identification of artifacts similar to those proposed in this study. The analysis of these artifacts contributed directly to the definition of the requirements for the framework, whose design and development was carried out based on Garrett's methodology. The final result of this research generated a conceptual framework that structures the children's e-books design process, guiding designers from the initial configuration of the e-book file to its publication, connecting each phase of project development to guidelines that seek to ensure that the designer chooses the best solution in terms of using the possibilities of the digital environment and meeting the needs of the target audience. An interactive conceptual framework was also developed, derived from the first, containing navigable menus and additional content, which include practical examples of graphic solutions (such as typographic compositions and examples of types of diagramming) and application of technological resources.application/pdfporDesignProcesso de projetoFrameworkLivro infantilE-booksChildren’s e-booksDesign processDigital literacyChildren’s literacyDesign e technologyFramework de apoio ao processo de projeto de e-books infantisFramework to support children's e-books design process info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174857.pdf.txt001174857.pdf.txtExtracted Texttext/plain341119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263247/2/001174857.pdf.txt2b73e63f17fb1abb80ddb0a3a48c51a3MD52ORIGINAL001174857.pdfTexto completoapplication/pdf12377697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263247/1/001174857.pdf95e9eb0e2f3df489e6e7899dd96734e5MD5110183/2632472023-08-06 03:44:59.432801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-06T06:44:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Framework to support children's e-books design process
title Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
spellingShingle Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
Fensterseifer, Thais Arnold
Design
Processo de projeto
Framework
Livro infantil
E-books
Children’s e-books
Design process
Digital literacy
Children’s literacy
Design e technology
title_short Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
title_full Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
title_fullStr Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
title_full_unstemmed Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
title_sort Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
author Fensterseifer, Thais Arnold
author_facet Fensterseifer, Thais Arnold
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fensterseifer, Thais Arnold
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Fabio Goncalves
contributor_str_mv Teixeira, Fabio Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Processo de projeto
Framework
Livro infantil
topic Design
Processo de projeto
Framework
Livro infantil
E-books
Children’s e-books
Design process
Digital literacy
Children’s literacy
Design e technology
dc.subject.eng.fl_str_mv E-books
Children’s e-books
Design process
Digital literacy
Children’s literacy
Design e technology
description O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo inclui a aplicação de diretrizes de projeto para e-books infantis, também desenvolvidas pela autora. Para atingir os objetivos a que se propõe, realizou-se, inicialmente, uma fundamentação teórica abordando três temas principais: alfabetização infantil em meio digital, desenvolvimento de e-books (tecnologias e ferramentas) e metodologias de projeto. A partir dessa conscientização inicial sobre o problema de pesquisa, estruturou-se a pesquisa com base no método Design Science Research, metodologia científica que orienta o desenvolvimento de artefatos como um processo para a produção de conhecimento. Assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, que permitiu identificar artefatos similares ao proposto neste estudo. A análise desses artefatos contribuiu diretamente para a definição dos requisitos para o framework, cujo projeto e desenvolvimento foi realizado com base na metodologia de Garret. O resultado final desta pesquisa gerou um framework conceitual que estrutura o processo de projeto de e-books infantis, guiando os designers desde a configuração inicial do arquivo do e-book até sua publicação, conectando cada fase de desenvolvimento do projeto a diretrizes que buscam garantir que o designer opte pela melhor solução em termos de uso das possibilidades do meio digital e de atendimento às necessidades do público-alvo. Também foi desenvolvido um framework conceitual interativo, derivado do primeiro, contendo menus navegáveis e conteúdos adicionais, que incluem exemplos práticos de soluções gráficas (como composições tipográficas e exemplos de tipos de diagramação) e de aplicação dos recursos tecnológicos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-05T03:39:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174857
url http://hdl.handle.net/10183/263247
identifier_str_mv 001174857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263247/2/001174857.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263247/1/001174857.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b73e63f17fb1abb80ddb0a3a48c51a3
95e9eb0e2f3df489e6e7899dd96734e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064779637981184