Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Carla Karnoppi
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3811
Resumo: No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. Considerando a importância social e constitutiva da escola e da educação, o presente estudo buscou investigar os processos de escolarização de sujeitos com Psicose Infantil, analisando os serviços, os percursos e as possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, na qual são investigados 42 pessoas com psicose e autismo infantil. Os elementos investigados foram sistematizados e analisados a partir da abordagem da escola francesa de psicanálise, da pedagogia institucional e da aproximação entre os campos da educação e educação especial. Considerando a análise histórica e a discussão diagnóstica, foi possível reconhecer a diversidade dos sujeitos. Observou-se uma pluralidade de espaços educacionais. Nesse sentido, os alunos com melhor desempenho educacional apresentavam em comum trajetória em escolas regulares desde a educação infantil; atendimento clínico, psicanaliticamente orientado, desenvolvido em período semelhante ao tempo de escolarização; interlocução entre profissionais da saúde e educação, sob forma de acompanhamento e construção de estratégias que favoreceram o percurso e de desempenho escolar. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com a construção de um novo olhar sobre as possibilidades desses sujeitos, engendrando novas formas de reconhecimento e legitimação de suas expressões e percursos.
id URGS_558e6533982153927087217f17bd9c64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3811
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vasques, Carla KarnoppiBaptista, Cláudio Roberto2007-06-06T17:30:47Z2003http://hdl.handle.net/10183/3811000393394No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. Considerando a importância social e constitutiva da escola e da educação, o presente estudo buscou investigar os processos de escolarização de sujeitos com Psicose Infantil, analisando os serviços, os percursos e as possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, na qual são investigados 42 pessoas com psicose e autismo infantil. Os elementos investigados foram sistematizados e analisados a partir da abordagem da escola francesa de psicanálise, da pedagogia institucional e da aproximação entre os campos da educação e educação especial. Considerando a análise histórica e a discussão diagnóstica, foi possível reconhecer a diversidade dos sujeitos. Observou-se uma pluralidade de espaços educacionais. Nesse sentido, os alunos com melhor desempenho educacional apresentavam em comum trajetória em escolas regulares desde a educação infantil; atendimento clínico, psicanaliticamente orientado, desenvolvido em período semelhante ao tempo de escolarização; interlocução entre profissionais da saúde e educação, sob forma de acompanhamento e construção de estratégias que favoreceram o percurso e de desempenho escolar. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com a construção de um novo olhar sobre as possibilidades desses sujeitos, engendrando novas formas de reconhecimento e legitimação de suas expressões e percursos.application/pdfporAutismoCriançaEscolarizaçãoCriança psicóticaPsicanáliseEducaçãoUm coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000393394.pdf000393394.pdfTexto completoapplication/pdf2208715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/1/000393394.pdfb979e1b4148385e97c64b4b24684fadbMD51TEXT000393394.pdf.txt000393394.pdf.txtExtracted Texttext/plain306258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/2/000393394.pdf.txt4dee6e5e88ba9f5dbaf56440be0f3c79MD52THUMBNAIL000393394.pdf.jpg000393394.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/3/000393394.pdf.jpg0d9755c9fb396f56964af31e2bacf4deMD5310183/38112018-10-17 09:36:55.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
title Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
spellingShingle Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
Vasques, Carla Karnoppi
Autismo
Criança
Escolarização
Criança psicótica
Psicanálise
Educação
title_short Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
title_full Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
title_fullStr Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
title_full_unstemmed Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
title_sort Um coelho branco sobre a neve : estudo sobre a escolarização de crianças com psicose infantil
author Vasques, Carla Karnoppi
author_facet Vasques, Carla Karnoppi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Criança
Escolarização
Criança psicótica
Psicanálise
Educação
topic Autismo
Criança
Escolarização
Criança psicótica
Psicanálise
Educação
description No Brasil, são poucos e recentes os estudos sobre sujeitos que apresentam autismo e psicose infantil. Tanto no campo da saúde quanto no da educação, faltam dados sistematizados sobre quem são e onde estão estas crianças. Considerando a importância social e constitutiva da escola e da educação, o presente estudo buscou investigar os processos de escolarização de sujeitos com Psicose Infantil, analisando os serviços, os percursos e as possibilidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, na qual são investigados 42 pessoas com psicose e autismo infantil. Os elementos investigados foram sistematizados e analisados a partir da abordagem da escola francesa de psicanálise, da pedagogia institucional e da aproximação entre os campos da educação e educação especial. Considerando a análise histórica e a discussão diagnóstica, foi possível reconhecer a diversidade dos sujeitos. Observou-se uma pluralidade de espaços educacionais. Nesse sentido, os alunos com melhor desempenho educacional apresentavam em comum trajetória em escolas regulares desde a educação infantil; atendimento clínico, psicanaliticamente orientado, desenvolvido em período semelhante ao tempo de escolarização; interlocução entre profissionais da saúde e educação, sob forma de acompanhamento e construção de estratégias que favoreceram o percurso e de desempenho escolar. Espera-se que esta dissertação possa contribuir com a construção de um novo olhar sobre as possibilidades desses sujeitos, engendrando novas formas de reconhecimento e legitimação de suas expressões e percursos.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:30:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3811
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000393394
url http://hdl.handle.net/10183/3811
identifier_str_mv 000393394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/1/000393394.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/2/000393394.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3811/3/000393394.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b979e1b4148385e97c64b4b24684fadb
4dee6e5e88ba9f5dbaf56440be0f3c79
0d9755c9fb396f56964af31e2bacf4de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308921260310528