Transgressão do Bom Fim

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Main Author: Pedroso, Lucio Fernandes
Publication Date: 2009
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/18359
Summary: O Bom Fim mudou muito nos últimos anos. A vida noturna, que era tida como sua característica principal nas décadas de 1980 e 1990, não está mais lá. O cinema e os bares também não fazem mais parte daquela paisagem. A intenção da presente dissertação é compreender este momento do bairro que acabou. Para isso, foram utilizados os conceitos de espaço e lugar de Michel de Certeau. Segundo este autor, o lugar é constituído a partir da ação disciplinadora que organiza cada coisa em uma localidade específica, uma separada da outra. O espaço é o lugar praticado. Nos grandes centros urbanos se impõe a disciplina, enquanto seus habitantes se apropriam dos limites impostos, criando brechas. O lugar é a ordem e busca a permanência no tempo, o espaço muda constantemente. Práticas criativas cotidianas transformaram a vida do Bom Fim desde o seu começo. Durante as duas últimas décadas do século XX, as práticas noturnas ocuparam o bairro, modificando ele e as representações dele. A porta de entrada para este novo Bom Fim foi um conjunto de bares próximo a UFRGS, conhecido como Esquina Maldita. Desde a década de 1970 tem ocorrido um intenso crescimento urbano e populacional na cidade de Porto Alegre. Durante esse processo, houve a abertura do bairro enquanto um novo terreno de ação, onde era possível praticar novas formas de comportamento, explorar novos caminhos e novas maneiras de produzir arte na cidade. A partir da Esquina ocorreu um movimento de expansão, exploração e ocupação das outras ruas, cinemas, bares, auditórios e do parque da Redenção. Muitos bares começaram a surgir na Avenida Osvaldo Aranha e nas transversais. Mais pessoas começaram a ir a esses bares e locais. A Esquina, filmes, músicas, shows, bares ajudaram a fixar o Bom Fim como um espaço aberto, jovem, de boêmia transgressora e produção artística intensas, peculiares e criativas. A partir do final da década de 1980 foi imposto um disciplinamento que acabou com estas características.
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spelling Pedroso, Lucio FernandesRodeghero, Carla Simone2010-01-28T04:14:31Z2009http://hdl.handle.net/10183/18359000727255O Bom Fim mudou muito nos últimos anos. A vida noturna, que era tida como sua característica principal nas décadas de 1980 e 1990, não está mais lá. O cinema e os bares também não fazem mais parte daquela paisagem. A intenção da presente dissertação é compreender este momento do bairro que acabou. Para isso, foram utilizados os conceitos de espaço e lugar de Michel de Certeau. Segundo este autor, o lugar é constituído a partir da ação disciplinadora que organiza cada coisa em uma localidade específica, uma separada da outra. O espaço é o lugar praticado. Nos grandes centros urbanos se impõe a disciplina, enquanto seus habitantes se apropriam dos limites impostos, criando brechas. O lugar é a ordem e busca a permanência no tempo, o espaço muda constantemente. Práticas criativas cotidianas transformaram a vida do Bom Fim desde o seu começo. Durante as duas últimas décadas do século XX, as práticas noturnas ocuparam o bairro, modificando ele e as representações dele. A porta de entrada para este novo Bom Fim foi um conjunto de bares próximo a UFRGS, conhecido como Esquina Maldita. Desde a década de 1970 tem ocorrido um intenso crescimento urbano e populacional na cidade de Porto Alegre. Durante esse processo, houve a abertura do bairro enquanto um novo terreno de ação, onde era possível praticar novas formas de comportamento, explorar novos caminhos e novas maneiras de produzir arte na cidade. A partir da Esquina ocorreu um movimento de expansão, exploração e ocupação das outras ruas, cinemas, bares, auditórios e do parque da Redenção. Muitos bares começaram a surgir na Avenida Osvaldo Aranha e nas transversais. Mais pessoas começaram a ir a esses bares e locais. A Esquina, filmes, músicas, shows, bares ajudaram a fixar o Bom Fim como um espaço aberto, jovem, de boêmia transgressora e produção artística intensas, peculiares e criativas. A partir do final da década de 1980 foi imposto um disciplinamento que acabou com estas características.The Bom Fim has changed a lot on the last couple of years. The night live, a main characteristic trough out the 80's and 90's, it is not there anymore. The movie theaters and bars are not part of its landscape. The intention of the present study is to understand this neighborhood moment that has ended. To do that, Michel de Certeau concepts of place and space were used. According to the author, the place is constructed from the disciplinary action that organizes everything in a specific location, one apart from the other. The space is the place in practice. In large urban centers discipline is forced, while its habitants appropriates the imposed limits, creating gaps. The place is the order and seeks permanence on time, space is constantly changing. Creatively daily practices have transformed Bom Fim's life since it is beginning. During the last two decades of 20th century, night practices occupied neighborhood, modifying it and its representations. The gateway of this new Bom Fim was set of bars next to the UFRGS, in a corner known as the Esquina Maldita. Since the 1970's, the city of Porto Alegre has been experiencing an intense urban and populational growth. During this period, the neighborhood appears as a new field of action, where it was possible to practice new forms of behavior, explore new paths and new ways of producing art in the city. From the Esquina up there was a movement of expansion, exploration and occupation of the other streets, movie theaters, bars, auditoriums and Redenção Park. Many bars began to arise on Osvaldo Aranha Avenue and its cross streets. More people have started to attend to this establishments and bars. The Esquina, movies, songs, shows, bars helped to determined Bom Fim as an young, open space, of intense transgressive bohemia and intense artistic production, peculiars and creatives. A disciplinary process was imposed at the late 1980's that consummate those characteristics.application/pdfporHistória do Rio Grande do SulHistória políticaTransgressãoCulturaBoemiaBom Fim (Porto Alegre, RS)TransgressionBohemiaSpaceTransgressão do Bom Fiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727255.pdf000727255.pdfTexto completoapplication/pdf1885800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18359/1/000727255.pdf9f327a77c4a911212fa86493c1295e28MD51TEXT000727255.pdf.txt000727255.pdf.txtExtracted Texttext/plain474800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18359/2/000727255.pdf.txt392035d32f189367360b0ddc877decc8MD5210183/183592017-03-04 02:46:34.223373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-03-04T05:46:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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