Diplomacia econômica brasileira de 2003 a 2018
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193479 |
Resumo: | Esta pesquisa compara as diplomacias econômicas dos governos de Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer, analisando-as em cinco recortes temáticos: comércio, finanças internacionais, investimentos, economia digital e atuação em organizações econômicas internacionais. A análise da tese busca atender aos seguintes objetivos: identificar as semelhanças e diferenças entre as diplomacias econômicas dos governos analisados; identificar os principais atores envolvidos; identificar as causas das continuidades e mudanças; avaliar a eficácia das ações. Admitimos as seguintes hipóteses: em geral, houve continuidade entre os três governos, com mudanças restritas a ajustes de estratégias; os principais atores foram aqueles com mais acesso aos tomadores de decisão em política externa; as continuidades são explicadas pela atuação de burocracias, enquanto as mudanças surgiriam em resposta a estímulos do cenário internacional. A última hipótese foi parcialmente refutada: as mudanças não se deram tão somente em função de estímulos externos. Alguns ajustes foram feitos em função de visões distintas de líderes, bem como em decorrência de reestruturações no âmbito doméstico. Concluímos com discussão sobre a validade da pesquisa, suas limitações e possibilidades de investigações futuras. |
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Cornetet, João Marcelo ConteSilva, André Luiz Reis da2019-04-25T02:37:18Z2018http://hdl.handle.net/10183/193479001089223Esta pesquisa compara as diplomacias econômicas dos governos de Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer, analisando-as em cinco recortes temáticos: comércio, finanças internacionais, investimentos, economia digital e atuação em organizações econômicas internacionais. A análise da tese busca atender aos seguintes objetivos: identificar as semelhanças e diferenças entre as diplomacias econômicas dos governos analisados; identificar os principais atores envolvidos; identificar as causas das continuidades e mudanças; avaliar a eficácia das ações. Admitimos as seguintes hipóteses: em geral, houve continuidade entre os três governos, com mudanças restritas a ajustes de estratégias; os principais atores foram aqueles com mais acesso aos tomadores de decisão em política externa; as continuidades são explicadas pela atuação de burocracias, enquanto as mudanças surgiriam em resposta a estímulos do cenário internacional. A última hipótese foi parcialmente refutada: as mudanças não se deram tão somente em função de estímulos externos. Alguns ajustes foram feitos em função de visões distintas de líderes, bem como em decorrência de reestruturações no âmbito doméstico. Concluímos com discussão sobre a validade da pesquisa, suas limitações e possibilidades de investigações futuras.This research compares the economic diplomacy of the presidencies of Lula da Silva, Dilma Rousseff and Michel Temer, analyzing them in five areas of action: trade, international finance, investment, digital economy and engagement in international economic organizations. The thesis aims to meet the following objectives: to identify similarities and differences between the economic diplomacies of these three administrations; identify key actors involved; identify the causes of the continuities and changes; evaluate the effectiveness of actions. The following hypotheses were put forward: in general, there was continuity between the three governments, with changes restricted to adjustments of strategies; the main actors were those with more access to foreign policy decision makers; the continuities are explained mainly by the performance of bureaucracies, while the changes arose in response to stimuli of the international scene. The last hypothesis was partially refuted: some adjustments were made due to different visions of leaders as well as due to restructurings in the domestic sphere. We conclude with a final discussion about the validity of the research, its limitations and future investigation possibilities.application/pdfporPolítica externaRelações internacionaisGoverno LulaGoverno Dilma RousseffGoverno Michel Temer : 2016-2018DesenvolvimentoDiplomacia econômicaCiência políticaEconomic diplomacyLula da SilvaDilma RousseffMichel TemerInternational relationsBrazilian foreign policyForeign Policy analysisDevelopmentDiplomacia econômica brasileira de 2003 a 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089223.pdf.txt001089223.pdf.txtExtracted Texttext/plain451719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193479/2/001089223.pdf.txtdd590d55561c443a82217a1ed840290bMD52ORIGINAL001089223.pdfTexto completoapplication/pdf2822615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193479/1/001089223.pdfaa4b8703dd5de078927906065bc6c65eMD5110183/1934792019-04-26 02:38:30.149417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-26T05:38:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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