Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Daniele Kauctz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257475
Resumo: Métodos de detecção de dano baseados nas propriedades dinâmicas de estruturas estão ganhando mais espaço na engenharia civil, principalmente devido à difusão do Monitoramento de Integridade Estrutural (Structural Health Monitoring – SHM). O acompanhamento contínuo pela utilização de sensores, como acelerômetros, em grandes obras civis vem se tornando comum, permitindo o diagnóstico ágil de estruturas. A partir dos dados obtidos nas medições, ocorre a identificação de sistemas para a determinação dos parâmetros modais (frequências naturais, modos de vibração e razões de amortecimento). Essas propriedades podem ser comparadas com as calculadas (ou medidas) no estado íntegro da estrutura por diversos critérios. Dessa forma, esse trabalho busca aplicar e comparar metodologias de identificação, localização e quantificação de dano em estruturas utilizando os parâmetros modais identificados a partir das respostas às excitações ambientais. Para determinação das propriedades dinâmicas, foi adotado o Método de Identificação Estocástica de Subespaços baseado nas séries temporais (Data-driven Stochastic Subspace Identification – SSI-DATA). Dois métodos de detecção de dano foram analisados: o método de detecção de dano baseado na atualização de matrizes com auxílio do Algoritmo de Otimização da Baleia (Whale Optimization Algorithm – WOA) e o método baseado em Redes Neurais Artificiais (Artificial Neural Networks – ANN). Inicialmente, analisaram-se três estruturas através de simulações de ensaios experimentais, sendo elas: uma viga em balanço, uma treliça de 10 barras e uma passarela de pedestres de treliça Warren (39 metros de comprimento). Em seguida, os métodos foram avaliados em um sistema experimental e na Ponte Z24 (Suíça). . As simulações numéricas mostram que ambas as metodologias são promissoras para identificação, localização e quantificação de cenários de dano simples e múltiplos, mesmo com a presença de ruídos e imprecisões nos sinais de aceleração. O desempenho do método com base na atualização de matrizes utilizando o WOA foi mais preciso que outras técnicas usadas anteriormente na literatura. Além disso, o estudo da Ponte Z24 confirmou que ambos os métodos de detecção de dano são capazes de localizar dano em estruturas civis utilizando apenas as frequências naturais como dado de entrada.
id URGS_60fb4d8b2684a26ac7c12691bd8b66d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257475
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Monteiro, Daniele KauctzMiguel, Letícia Fleck Fadel2023-04-27T03:29:46Z2023http://hdl.handle.net/10183/257475001165931Métodos de detecção de dano baseados nas propriedades dinâmicas de estruturas estão ganhando mais espaço na engenharia civil, principalmente devido à difusão do Monitoramento de Integridade Estrutural (Structural Health Monitoring – SHM). O acompanhamento contínuo pela utilização de sensores, como acelerômetros, em grandes obras civis vem se tornando comum, permitindo o diagnóstico ágil de estruturas. A partir dos dados obtidos nas medições, ocorre a identificação de sistemas para a determinação dos parâmetros modais (frequências naturais, modos de vibração e razões de amortecimento). Essas propriedades podem ser comparadas com as calculadas (ou medidas) no estado íntegro da estrutura por diversos critérios. Dessa forma, esse trabalho busca aplicar e comparar metodologias de identificação, localização e quantificação de dano em estruturas utilizando os parâmetros modais identificados a partir das respostas às excitações ambientais. Para determinação das propriedades dinâmicas, foi adotado o Método de Identificação Estocástica de Subespaços baseado nas séries temporais (Data-driven Stochastic Subspace Identification – SSI-DATA). Dois métodos de detecção de dano foram analisados: o método de detecção de dano baseado na atualização de matrizes com auxílio do Algoritmo de Otimização da Baleia (Whale Optimization Algorithm – WOA) e o método baseado em Redes Neurais Artificiais (Artificial Neural Networks – ANN). Inicialmente, analisaram-se três estruturas através de simulações de ensaios experimentais, sendo elas: uma viga em balanço, uma treliça de 10 barras e uma passarela de pedestres de treliça Warren (39 metros de comprimento). Em seguida, os métodos foram avaliados em um sistema experimental e na Ponte Z24 (Suíça). . As simulações numéricas mostram que ambas as metodologias são promissoras para identificação, localização e quantificação de cenários de dano simples e múltiplos, mesmo com a presença de ruídos e imprecisões nos sinais de aceleração. O desempenho do método com base na atualização de matrizes utilizando o WOA foi mais preciso que outras técnicas usadas anteriormente na literatura. Além disso, o estudo da Ponte Z24 confirmou que ambos os métodos de detecção de dano são capazes de localizar dano em estruturas civis utilizando apenas as frequências naturais como dado de entrada.Damage detection methods based on the structures’ dynamic properties are gaining more space in civil engineering, mainly due to the diffusion of Structural Health Monitoring (SHM). Continuous surveillance using sensors, such as accelerometers, in large civil works has become common, allowing an agile diagnosis of structures. From the data obtained in the sensing measurements, the system identification occurs to determine the modal parameters (natural frequencies, mode shapes, and damping ratios). These properties can be compared with those calculated (or measured) in the healthy state of the structure by several criteria. Thus, this work seeks to apply and compare methodologies for identifying, locating, and quantifying damage in structures using the modal parameters identified from the responses to environmental excitations. To determine the dynamic properties, the Data-driven Stochastic Subspace Identification (SSI-DATA) method was adopted. Two damage detection methods were assessed: the method based on matrix updating with the aid of the Whale Optimization Algorithm (WOA), and the method based on Artificial Neural Networks (ANN). Initially, three structures have been numerically analyzed, namely: a cantilevered beam, a 10-bar truss, and a Warren truss footbridge (39 meters in length). Afterward, the methods were evaluated in an experimental system and on the Z24 Bridge (Switzerland). The numerical simulations shown that both methodologies are promising for identifying, locating, and quantifying single and multiple damage scenarios, even with the presence of noise and inaccuracies in the acceleration signals. The performance of the matrix updating method using the WOA was more accurate than previous techniques available in the literature. In addition, the Z24 Bridge study confirmed that both damage detection methods are capable of localizing damage to civil structures using only natural frequencies as input.application/pdfporDano estruturalDetecção de falhasDinâmica de estruturasStochastic system identificationOperational modal analysisStructural health monitoringDamage detectionDetecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiaisDetection, localization, and quantification of damage in structures via metaheuristic algorithms and artificial neural networks info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165931.pdf.txt001165931.pdf.txtExtracted Texttext/plain196889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257475/2/001165931.pdf.txtf23f53397924ab65d095591aa3e05b35MD52ORIGINAL001165931.pdfTexto completoapplication/pdf3584983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257475/1/001165931.pdfc13f135026c37b630570330d63320be5MD5110183/2574752023-04-28 03:55:16.278266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257475Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-28T06:55:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Detection, localization, and quantification of damage in structures via metaheuristic algorithms and artificial neural networks
title Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
spellingShingle Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
Monteiro, Daniele Kauctz
Dano estrutural
Detecção de falhas
Dinâmica de estruturas
Stochastic system identification
Operational modal analysis
Structural health monitoring
Damage detection
title_short Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
title_full Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
title_fullStr Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
title_full_unstemmed Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
title_sort Detecção, localização e quantificação de dano em estruturas via algoritmos metaheurísticos e redes neurais artificiais
author Monteiro, Daniele Kauctz
author_facet Monteiro, Daniele Kauctz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Daniele Kauctz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miguel, Letícia Fleck Fadel
contributor_str_mv Miguel, Letícia Fleck Fadel
dc.subject.por.fl_str_mv Dano estrutural
Detecção de falhas
Dinâmica de estruturas
topic Dano estrutural
Detecção de falhas
Dinâmica de estruturas
Stochastic system identification
Operational modal analysis
Structural health monitoring
Damage detection
dc.subject.eng.fl_str_mv Stochastic system identification
Operational modal analysis
Structural health monitoring
Damage detection
description Métodos de detecção de dano baseados nas propriedades dinâmicas de estruturas estão ganhando mais espaço na engenharia civil, principalmente devido à difusão do Monitoramento de Integridade Estrutural (Structural Health Monitoring – SHM). O acompanhamento contínuo pela utilização de sensores, como acelerômetros, em grandes obras civis vem se tornando comum, permitindo o diagnóstico ágil de estruturas. A partir dos dados obtidos nas medições, ocorre a identificação de sistemas para a determinação dos parâmetros modais (frequências naturais, modos de vibração e razões de amortecimento). Essas propriedades podem ser comparadas com as calculadas (ou medidas) no estado íntegro da estrutura por diversos critérios. Dessa forma, esse trabalho busca aplicar e comparar metodologias de identificação, localização e quantificação de dano em estruturas utilizando os parâmetros modais identificados a partir das respostas às excitações ambientais. Para determinação das propriedades dinâmicas, foi adotado o Método de Identificação Estocástica de Subespaços baseado nas séries temporais (Data-driven Stochastic Subspace Identification – SSI-DATA). Dois métodos de detecção de dano foram analisados: o método de detecção de dano baseado na atualização de matrizes com auxílio do Algoritmo de Otimização da Baleia (Whale Optimization Algorithm – WOA) e o método baseado em Redes Neurais Artificiais (Artificial Neural Networks – ANN). Inicialmente, analisaram-se três estruturas através de simulações de ensaios experimentais, sendo elas: uma viga em balanço, uma treliça de 10 barras e uma passarela de pedestres de treliça Warren (39 metros de comprimento). Em seguida, os métodos foram avaliados em um sistema experimental e na Ponte Z24 (Suíça). . As simulações numéricas mostram que ambas as metodologias são promissoras para identificação, localização e quantificação de cenários de dano simples e múltiplos, mesmo com a presença de ruídos e imprecisões nos sinais de aceleração. O desempenho do método com base na atualização de matrizes utilizando o WOA foi mais preciso que outras técnicas usadas anteriormente na literatura. Além disso, o estudo da Ponte Z24 confirmou que ambos os métodos de detecção de dano são capazes de localizar dano em estruturas civis utilizando apenas as frequências naturais como dado de entrada.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T03:29:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257475
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165931
url http://hdl.handle.net/10183/257475
identifier_str_mv 001165931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257475/2/001165931.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257475/1/001165931.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f23f53397924ab65d095591aa3e05b35
c13f135026c37b630570330d63320be5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309214685429760