Processamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochhann, Renata
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72414
Resumo: Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas.
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spelling Kochhann, RenataChaves, Marcia Lorena Fagundes2013-06-13T01:45:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/72414000883130Introdução: O aprendizado intencional/incidental pode influenciar a memória. A persistência deste efeito avaliado ao longo do tempo foi pouco estudada até o momento. Objetivos: Avaliar a persistência da memória comparando as aprendizagens intencional e incidental. Métodos: A amostra (120 sujeitos funcionalmente independentes, com idade variando de 18 a 81 anos), foi subdividida em dois grupos (experimental - condição ‘intenção de aprender’ - e controle). Uma abordagem ecológica foi utilizada para a avaliação do aprendizado incidental. As avaliações foram realizadas dois e sete dias após a codificação. Resultados: A intenção de aprender e a aquisição incidental (a partir de experiências de vida diária) melhoraram a recuperação da memória no dia dois, mas não sete dias após a codificação. Conclusão: Estes achados sugerem que o estado motivacional (espontâneo ou induzido) que modula o sistema da atenção deve ser importante para a melhora na recuperação das informações aprendidas.Background: The intentional/incidental learning can influence memory. The persistence of this effect assessed over time has been little studied up to date. Objectives: To evaluate the persistence of memory comparing intentional and incidental learning conditions. Method: The sample (120 functionally independent subjects, age ranging from 18 to 81 years old), was subdivided into two groups (experimental - intention to learn condition - and control). An ecological approach was applied for the incidental learning condition. The assessments were performed two and seven days after the encoding. Results: The intention to learn and the incidental acquisition (from daily life experiences) improved performance two but not seven days after the encoding. Conclusions: These findings suggest that motivational state (spontaneous or induced) which module the system of attention may be important for the improvement in the retrieval of the information learned.application/pdfporAprendizagemMemória episódicaIntentional learningIncidental learningEpisodic memoryPersistenceProcessamento da memória episódica em indivíduos saudáveis : avaliação da persistência de aprendizagem intencional e incidentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Medicina: Ciências MédicasPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883130.pdf000883130.pdfTexto completoapplication/pdf1029636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/1/000883130.pdf66e80085ebf33efe200f9f954179d4b3MD51TEXT000883130.pdf.txt000883130.pdf.txtExtracted Texttext/plain69959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/2/000883130.pdf.txtd715221287dac64694f2a4b0098a0c31MD52THUMBNAIL000883130.pdf.jpg000883130.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72414/3/000883130.pdf.jpgb79d969711177d1a515315190ba50a6cMD5310183/724142018-10-16 08:13:24.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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