Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lilian Oliveira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171040
Resumo: Atualmente, faz-se necessário o repensar acerca de diferentes formas de ensinar saúde, desenvolvendo estratégias, utilizando diferentes metodologias e desenvolvendo materiais educativos. O processo de ensino-aprendizagem visando promoção da saúde, destaca-se pela importância deste tema ser abordado e discutido em diferentes ambientes, inclusive o ambiente escolar. A educação em saúde é, portanto, uma das estratégias para a Promoção da Saúde dos indivíduos e visto a importância deste, inúmeros estudos referem o papel chave dos professores para trabalhar temas relacionados à saúde na escola. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa ação do tipo exploratória, com abordagem quanti/qualitativa, sendo utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. Dessa forma, a amostra do estudo compreendeu um contingente de 53 indivíduos, sendo 8 profissionais de saúde, 12 portadores de Diabetes mellitus, 12 cuidadores de portadores, 11 participantes da comunidade em geral e 10 professores. A proposta do presente estudo, inicialmente, foi investigar as concepções relacionadas ao DM e a partir dos resultados encontrados, promover prática educativa em saúde direcionada à uma comunidade. Posteriormente, a partir destas concepções e da ação desenvolvida com a população, percebeu-se que a Educação em Saúde deve ser parte do tratamento e qualquer orientação pedagógica, no sentido de buscar maneiras de mudanças comportamentais para o controle da doença, deve ser considerada. Assim, percebeu-se a importância de conhecer os saberes de professores acerca do tema Obesidade, visto a relevância do mesmo e sua importante relação com o DM. Após análises destas concepções, desenvolveu-se formações educativas em saúde, por meio da problematização com apoio no Arco de Maguerez em uma escola, com professores da educação básica. Nesse sentido, a partir das análises das concepções docentes, percebeu-se que os saberes a respeito dos temas se configuraram como possibilidade para o desenvolvimento de ações educativas no processo formativo das professoras por meio da Metodologia da Problematização (MP). Entre as ações e objetivos delineados nesse processo educativo estavam as que problematizavam, discutiam, analisavam, elaboravam, questionavam conhecimentos e práticas acerca das temáticas Obesidade e Diabetes mellitus, assuntos estes os quais são considerados de extrema relevância para o trabalho do professor nas escolas. Para o tema DM em estudo, as concepções, observadas durante a realização da ação educativa com as professoras, levantaram indícios de que também houveram mudanças conceituais significativas para este estudo comparadas ao tema Obesidade. Logo, um conhecimento mais pertinente acerca de temas relacionados à saúde e a promoção da mesma pela comunidade envolvida e pelas educadoras, foram algumas das contribuições desta tese. Evidencia-se por meio das atividades realizadas que a MP se fez pertinente na incorporação de novos saberes pelas educadoras envolvidas, permitindo ressignificar de forma ativa o seu fazer docente e assim as concepções sobre os conhecimentos adquiridos.
id URGS_63480ca5ae54c636f9b35e4afdb13162
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171040
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Lilian Oliveira deFolmer, Vanderlei2017-12-09T02:25:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/171040001054317Atualmente, faz-se necessário o repensar acerca de diferentes formas de ensinar saúde, desenvolvendo estratégias, utilizando diferentes metodologias e desenvolvendo materiais educativos. O processo de ensino-aprendizagem visando promoção da saúde, destaca-se pela importância deste tema ser abordado e discutido em diferentes ambientes, inclusive o ambiente escolar. A educação em saúde é, portanto, uma das estratégias para a Promoção da Saúde dos indivíduos e visto a importância deste, inúmeros estudos referem o papel chave dos professores para trabalhar temas relacionados à saúde na escola. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa ação do tipo exploratória, com abordagem quanti/qualitativa, sendo utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. Dessa forma, a amostra do estudo compreendeu um contingente de 53 indivíduos, sendo 8 profissionais de saúde, 12 portadores de Diabetes mellitus, 12 cuidadores de portadores, 11 participantes da comunidade em geral e 10 professores. A proposta do presente estudo, inicialmente, foi investigar as concepções relacionadas ao DM e a partir dos resultados encontrados, promover prática educativa em saúde direcionada à uma comunidade. Posteriormente, a partir destas concepções e da ação desenvolvida com a população, percebeu-se que a Educação em Saúde deve ser parte do tratamento e qualquer orientação pedagógica, no sentido de buscar maneiras de mudanças comportamentais para o controle da doença, deve ser considerada. Assim, percebeu-se a importância de conhecer os saberes de professores acerca do tema Obesidade, visto a relevância do mesmo e sua importante relação com o DM. Após análises destas concepções, desenvolveu-se formações educativas em saúde, por meio da problematização com apoio no Arco de Maguerez em uma escola, com professores da educação básica. Nesse sentido, a partir das análises das concepções docentes, percebeu-se que os saberes a respeito dos temas se configuraram como possibilidade para o desenvolvimento de ações educativas no processo formativo das professoras por meio da Metodologia da Problematização (MP). Entre as ações e objetivos delineados nesse processo educativo estavam as que problematizavam, discutiam, analisavam, elaboravam, questionavam conhecimentos e práticas acerca das temáticas Obesidade e Diabetes mellitus, assuntos estes os quais são considerados de extrema relevância para o trabalho do professor nas escolas. Para o tema DM em estudo, as concepções, observadas durante a realização da ação educativa com as professoras, levantaram indícios de que também houveram mudanças conceituais significativas para este estudo comparadas ao tema Obesidade. Logo, um conhecimento mais pertinente acerca de temas relacionados à saúde e a promoção da mesma pela comunidade envolvida e pelas educadoras, foram algumas das contribuições desta tese. Evidencia-se por meio das atividades realizadas que a MP se fez pertinente na incorporação de novos saberes pelas educadoras envolvidas, permitindo ressignificar de forma ativa o seu fazer docente e assim as concepções sobre os conhecimentos adquiridos.Currently it is necessary to rethink about different ways of teaching health, developing strategies, using different methodologies and developing educational materials. The teaching-learning process at health promotion, stands out for the importance of this theme being approached and discussed in different environments, including the school environment. Health education is, therefore, one of the strategies for the promotion of health of individuals and given the importance of this, numerous studies report the key role of teachers to work on health-related issues in school. This study is characterized by exploratory action research, with quantitative/qualitative approach, using a questionnaire with open and closed questions. Therefore, the sample of study comprised a contingent of 53 individuals, of whom 8 were health professionals, 12 were Diabetes mellitus patients, 12 caregivers, 11 community participants in general and 10 teachers. Initially the purpose of the present study was to investigate the conceptions related to DM and from the results found, to promote a health education practice directed to community. Afterward, from these conceptions and the action developed with the population, it was perceived that Health Education should be part of the treatment and any pedagogical orientation, in order to seek ways of behavioral changes to control the disease, should be considered. Thus, it was noted the importance of raising the knowledge of teachers about the Obesity topic, considering the relevance of the same and its important relation with the DM. After analyzing these conceptions, educational formations were developed in health, through the problematization with support in the Maguerez’s Arch in a school, with teachers of basic education. In this sense, from the analyzes of the teachers 'conceptions, it was noticed that the knowledge about the themes was configured as a possibility for the development of educational actions in the teachers' training process through the Problematization Methodology (PM). Among the actions and objectives outlined in this educational process were those that problematized, discussed, analyzed, elaborated, questioned knowledge and practices about the themes Obesity and Diabetes mellitus, which are considered extremely relevant issues to teacher’s work in schools. For DM theme under study, the conceptions observed during the educative action with the teachers, raised evidences that there were significant conceptual changes for this theme when compared to the Obesity topic. Therefore, a more pertinent knowledge about health issues and its promotion by the community involved and the educators were some of contributions of this thesis. It is evidenced through the conducted activities that the PM became relevant in the incorporation of new knowledge by the educators involved, allowing an active re-signification of their teaching and thus the conceptions about the knowledge acquired.application/pdfporEducação em saúdePromoção da saúdeDiabetes mellitusObesidadeFormação de professoresAprendizagem baseada em problemasHealth promotionProblematization methodologyTeacher trainingHealth educationConcepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúdeConceptions about obesity and diabetes mellitus : the problematization methodology as a proposal for health educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054317.pdf001054317.pdfTexto completoapplication/pdf6248551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171040/1/001054317.pdf7511f2f2d809a570e3291b94c8e7a339MD51TEXT001054317.pdf.txt001054317.pdf.txtExtracted Texttext/plain163650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171040/2/001054317.pdf.txtea2c51235e6a9bb910a2f0ec2f7bb27cMD5210183/1710402017-12-10 02:22:35.171994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-12-10T04:22:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptions about obesity and diabetes mellitus : the problematization methodology as a proposal for health education
title Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
spellingShingle Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
Oliveira, Lilian Oliveira de
Educação em saúde
Promoção da saúde
Diabetes mellitus
Obesidade
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Health promotion
Problematization methodology
Teacher training
Health education
title_short Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
title_full Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
title_fullStr Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
title_full_unstemmed Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
title_sort Concepções acerca de obesidade e diabetes mellitus : a metodologia da problematização como uma proposta para educação em saúde
author Oliveira, Lilian Oliveira de
author_facet Oliveira, Lilian Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lilian Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Folmer, Vanderlei
contributor_str_mv Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Promoção da saúde
Diabetes mellitus
Obesidade
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
topic Educação em saúde
Promoção da saúde
Diabetes mellitus
Obesidade
Formação de professores
Aprendizagem baseada em problemas
Health promotion
Problematization methodology
Teacher training
Health education
dc.subject.eng.fl_str_mv Health promotion
Problematization methodology
Teacher training
Health education
description Atualmente, faz-se necessário o repensar acerca de diferentes formas de ensinar saúde, desenvolvendo estratégias, utilizando diferentes metodologias e desenvolvendo materiais educativos. O processo de ensino-aprendizagem visando promoção da saúde, destaca-se pela importância deste tema ser abordado e discutido em diferentes ambientes, inclusive o ambiente escolar. A educação em saúde é, portanto, uma das estratégias para a Promoção da Saúde dos indivíduos e visto a importância deste, inúmeros estudos referem o papel chave dos professores para trabalhar temas relacionados à saúde na escola. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa ação do tipo exploratória, com abordagem quanti/qualitativa, sendo utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. Dessa forma, a amostra do estudo compreendeu um contingente de 53 indivíduos, sendo 8 profissionais de saúde, 12 portadores de Diabetes mellitus, 12 cuidadores de portadores, 11 participantes da comunidade em geral e 10 professores. A proposta do presente estudo, inicialmente, foi investigar as concepções relacionadas ao DM e a partir dos resultados encontrados, promover prática educativa em saúde direcionada à uma comunidade. Posteriormente, a partir destas concepções e da ação desenvolvida com a população, percebeu-se que a Educação em Saúde deve ser parte do tratamento e qualquer orientação pedagógica, no sentido de buscar maneiras de mudanças comportamentais para o controle da doença, deve ser considerada. Assim, percebeu-se a importância de conhecer os saberes de professores acerca do tema Obesidade, visto a relevância do mesmo e sua importante relação com o DM. Após análises destas concepções, desenvolveu-se formações educativas em saúde, por meio da problematização com apoio no Arco de Maguerez em uma escola, com professores da educação básica. Nesse sentido, a partir das análises das concepções docentes, percebeu-se que os saberes a respeito dos temas se configuraram como possibilidade para o desenvolvimento de ações educativas no processo formativo das professoras por meio da Metodologia da Problematização (MP). Entre as ações e objetivos delineados nesse processo educativo estavam as que problematizavam, discutiam, analisavam, elaboravam, questionavam conhecimentos e práticas acerca das temáticas Obesidade e Diabetes mellitus, assuntos estes os quais são considerados de extrema relevância para o trabalho do professor nas escolas. Para o tema DM em estudo, as concepções, observadas durante a realização da ação educativa com as professoras, levantaram indícios de que também houveram mudanças conceituais significativas para este estudo comparadas ao tema Obesidade. Logo, um conhecimento mais pertinente acerca de temas relacionados à saúde e a promoção da mesma pela comunidade envolvida e pelas educadoras, foram algumas das contribuições desta tese. Evidencia-se por meio das atividades realizadas que a MP se fez pertinente na incorporação de novos saberes pelas educadoras envolvidas, permitindo ressignificar de forma ativa o seu fazer docente e assim as concepções sobre os conhecimentos adquiridos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-09T02:25:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001054317
url http://hdl.handle.net/10183/171040
identifier_str_mv 001054317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171040/1/001054317.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171040/2/001054317.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7511f2f2d809a570e3291b94c8e7a339
ea2c51235e6a9bb910a2f0ec2f7bb27c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309116935077888