Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Aparecida dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130699
Resumo: A presente pesquisa faz uma análise das atividades práticas existentes nos livros didáticos de Biologia, avaliados pelo PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio) de 2007 a 2012. Buscou-se identificar e classificar as atividades práticas, quando presentes nas obras já citadas, segundo seus próprios objetivos de proposição. O percurso metodológico foi constituído por duas etapas: a exploratória, que buscou identificar a presença de atividades práticas nos 45 livros que participaram das três avaliações realizadas pelo PNLEM e a segunda etapa, constituída pela caracterização das proposições de atividades práticas presentes em duas coleções selecionadas na etapa anterior. Nessa fase de análise das proposições presentes nas duas coleções selecionadas, buscou-se categorizá-las segundo seus objetivos. A identificação e a caracterização das atividades práticas presentes nos livros didáticos de Biologia permitem um esboço de como o ensino de Biologia vem ocorrendo em escolas brasileiras. Pesquisas apontam que para muitos professores, o livro didático é o único recurso utilizado e este ainda é determinante do currículo. Documentos oficiais legitimam um ensino de ciências, em particular de Biologia, fundamentado numa proposta construtivista e sociointeracionista, interdisciplinar e contextualizada, a partir de uma abordagem investigativa. Porém, na análise realizada não foi encontrado esse perfil nas proposições de atividades práticas, sendo estas apenas de caráter ilustrativo e/ou demonstrativo. Os dados apontam, ainda, para uma proposição de atividades práticas sem um rigor conceitual, que não privilegiam, concomitantemente, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, com abordagem disciplinar e descontextualizada, dependendo inteiramente das concepções, valores e compromisso do professor na realização ou não das atividades práticas.
id URGS_6a90ea4177e679b26e9f595fe7082012
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130699
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Sandra Aparecida dosPizzato, Michelle Camara2015-12-05T02:43:48Z2015http://hdl.handle.net/10183/130699000978138A presente pesquisa faz uma análise das atividades práticas existentes nos livros didáticos de Biologia, avaliados pelo PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio) de 2007 a 2012. Buscou-se identificar e classificar as atividades práticas, quando presentes nas obras já citadas, segundo seus próprios objetivos de proposição. O percurso metodológico foi constituído por duas etapas: a exploratória, que buscou identificar a presença de atividades práticas nos 45 livros que participaram das três avaliações realizadas pelo PNLEM e a segunda etapa, constituída pela caracterização das proposições de atividades práticas presentes em duas coleções selecionadas na etapa anterior. Nessa fase de análise das proposições presentes nas duas coleções selecionadas, buscou-se categorizá-las segundo seus objetivos. A identificação e a caracterização das atividades práticas presentes nos livros didáticos de Biologia permitem um esboço de como o ensino de Biologia vem ocorrendo em escolas brasileiras. Pesquisas apontam que para muitos professores, o livro didático é o único recurso utilizado e este ainda é determinante do currículo. Documentos oficiais legitimam um ensino de ciências, em particular de Biologia, fundamentado numa proposta construtivista e sociointeracionista, interdisciplinar e contextualizada, a partir de uma abordagem investigativa. Porém, na análise realizada não foi encontrado esse perfil nas proposições de atividades práticas, sendo estas apenas de caráter ilustrativo e/ou demonstrativo. Os dados apontam, ainda, para uma proposição de atividades práticas sem um rigor conceitual, que não privilegiam, concomitantemente, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, com abordagem disciplinar e descontextualizada, dependendo inteiramente das concepções, valores e compromisso do professor na realização ou não das atividades práticas.The present research has analysed practical activities offered by PNLEN ( Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio), from 2007 to 2012 and, It has aimed to identify and classify those practical activities, whenever they have been present in the already cited books, according to their own proposition objectives. The method has been constituted by two parts: the exploratory, which has aimed to identify the presence of practical activities in the 45 books that have been part of the three choices offered by PNLEN; and the second part, constituted by the proposition characterizations existing in the two collections selected at an earlier moment. In this phase, by the analysis of propositions existing in the two selected collections, the research has aimed to categorize them according to their objectives. Both identification and categorization of practical activities found out in Biology textbooks books have allowed an outline on how Biology teaching has happened in brazilian schools.Researches have showed that, to many teachers, the textbook has been the only source used and, it still has determined the curriculum. Official documents have legitimated a Science teaching, particularly Biology, based on a constructivist, social interactive, contextualized and interdisciplinar proposal, departing from an investigative approach. However, the analysis has not found this profile in the proposition of practical activities, being them, just of illustrative or demonstrative character. Data collected still has pointed that, to a proposal of practical activities without a strict conceptual, which does not give priority, concomitantly, just to conceptual procedures and attitudinal contents as well as disciplinary and out of context activities, has depended completely on the teacher´s conceptions, values and engagement in the implementation or not of practical activities.application/pdfporLivro didáticoEnsino médioEnsino de ciênciasEnsino e aprendizagemPractical activitiesTextbooksBiology teachingAnálise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978138.pdf000978138.pdfTexto completoapplication/pdf2275422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130699/1/000978138.pdf0262c5f8968eaef4348e78d4c35fbb45MD51TEXT000978138.pdf.txt000978138.pdf.txtExtracted Texttext/plain194444http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130699/2/000978138.pdf.txtfa4ecb7ed1031b960a1de6e2a7cbcc86MD52THUMBNAIL000978138.pdf.jpg000978138.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130699/3/000978138.pdf.jpg33ca32e4e0566d0c020de32953d5e19dMD5310183/1306992020-06-12 03:47:55.634699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130699Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-12T06:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
title Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
spellingShingle Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
Santos, Sandra Aparecida dos
Livro didático
Ensino médio
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Practical activities
Textbooks
Biology teaching
title_short Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
title_full Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
title_fullStr Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
title_full_unstemmed Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
title_sort Análise das atividades práticas presentes nos livros didáticos de biologia avaliados pelo PNLEM de 2007 a 2012
author Santos, Sandra Aparecida dos
author_facet Santos, Sandra Aparecida dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra Aparecida dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pizzato, Michelle Camara
contributor_str_mv Pizzato, Michelle Camara
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino médio
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
topic Livro didático
Ensino médio
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Practical activities
Textbooks
Biology teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Practical activities
Textbooks
Biology teaching
description A presente pesquisa faz uma análise das atividades práticas existentes nos livros didáticos de Biologia, avaliados pelo PNLEM (Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio) de 2007 a 2012. Buscou-se identificar e classificar as atividades práticas, quando presentes nas obras já citadas, segundo seus próprios objetivos de proposição. O percurso metodológico foi constituído por duas etapas: a exploratória, que buscou identificar a presença de atividades práticas nos 45 livros que participaram das três avaliações realizadas pelo PNLEM e a segunda etapa, constituída pela caracterização das proposições de atividades práticas presentes em duas coleções selecionadas na etapa anterior. Nessa fase de análise das proposições presentes nas duas coleções selecionadas, buscou-se categorizá-las segundo seus objetivos. A identificação e a caracterização das atividades práticas presentes nos livros didáticos de Biologia permitem um esboço de como o ensino de Biologia vem ocorrendo em escolas brasileiras. Pesquisas apontam que para muitos professores, o livro didático é o único recurso utilizado e este ainda é determinante do currículo. Documentos oficiais legitimam um ensino de ciências, em particular de Biologia, fundamentado numa proposta construtivista e sociointeracionista, interdisciplinar e contextualizada, a partir de uma abordagem investigativa. Porém, na análise realizada não foi encontrado esse perfil nas proposições de atividades práticas, sendo estas apenas de caráter ilustrativo e/ou demonstrativo. Os dados apontam, ainda, para uma proposição de atividades práticas sem um rigor conceitual, que não privilegiam, concomitantemente, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, com abordagem disciplinar e descontextualizada, dependendo inteiramente das concepções, valores e compromisso do professor na realização ou não das atividades práticas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-05T02:43:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130699
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978138
url http://hdl.handle.net/10183/130699
identifier_str_mv 000978138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130699/1/000978138.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130699/2/000978138.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130699/3/000978138.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0262c5f8968eaef4348e78d4c35fbb45
fa4ecb7ed1031b960a1de6e2a7cbcc86
33ca32e4e0566d0c020de32953d5e19d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064622724874240