A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182039 |
Resumo: | Em um contexto de disputa por uma vaga no Ensino Superior, diversos projetos têm surgido para auxiliar estudantes de baixa renda na preparação para os concorridos exames. Denominamos esses espaços como Cursinhos Populares (CPs), projetos que propõem uma Educação Popular que visa a superação solidária e coletiva das barreiras que impedem a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades. Esta pesquisa investiga a proposta pedagógica e o trabalho dos professores de Geografia de três CPs de Porto Alegre, e analisa o desempenho dos estudantes nos exames. O objetivo principal deste trabalho é investigar e analisar as estratégias desenvolvidas por professores de Geografia dos CPs no que diz respeito às metodologias de ensino adotadas. |
id |
URGS_6acc1ce8cce02ce2dbcb91aad94b387d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182039 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Netto Pereira, TomazCostella, Roselane Zordan2018-09-15T02:57:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/182039001076407Em um contexto de disputa por uma vaga no Ensino Superior, diversos projetos têm surgido para auxiliar estudantes de baixa renda na preparação para os concorridos exames. Denominamos esses espaços como Cursinhos Populares (CPs), projetos que propõem uma Educação Popular que visa a superação solidária e coletiva das barreiras que impedem a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades. Esta pesquisa investiga a proposta pedagógica e o trabalho dos professores de Geografia de três CPs de Porto Alegre, e analisa o desempenho dos estudantes nos exames. O objetivo principal deste trabalho é investigar e analisar as estratégias desenvolvidas por professores de Geografia dos CPs no que diz respeito às metodologias de ensino adotadas.En un contexto de disputa por una vacante en la Enseñanza Superior, diversos proyectos han surgido para auxiliar a estudiantes de baja renta en la preparación para los concurridos exámenes. Denominamos esos espacios como Cursinhos Populares (CPs), proyectos que proponen una Educación Popular que busca la superación solidaria y colectiva de las barreras que impiden la entrada de estudiantes de baja renta en las universidades. Esta tesis investiga la propuesta pedagógica y el trabajo de los profesores de Geografía de tres CPs de Porto Alegre, y analiza el desempeño de los estudiantes en los exámenes. El objetivo principal de este trabajo es investigar y analizar las estrategias promovidas por profesores de Geografía de los CPs en lo que se refiere a las metodologías de enseñanza adoptadas.application/pdfporGeografia : EnsinoCurso pré-vestibularEducación PopularEnseñanza SuperiorA Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076407.pdfTexto completoapplication/pdf7074469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/1/001076407.pdfe72dbbfff55457b0b44ec7b105612b7fMD51TEXT001076407.pdf.txt001076407.pdf.txtExtracted Texttext/plain738280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/2/001076407.pdf.txtdcb8d8789bd22439acdd05f4e40c70a4MD52THUMBNAIL001076407.pdf.jpg001076407.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/3/001076407.pdf.jpg3c4b5c70c8605676585d40d4ed2ee018MD5310183/1820392018-10-05 07:50:34.908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:50:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior |
title |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior |
spellingShingle |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior Netto Pereira, Tomaz Geografia : Ensino Curso pré-vestibular Educación Popular Enseñanza Superior |
title_short |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior |
title_full |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior |
title_fullStr |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior |
title_full_unstemmed |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior |
title_sort |
A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior |
author |
Netto Pereira, Tomaz |
author_facet |
Netto Pereira, Tomaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Netto Pereira, Tomaz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
contributor_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Curso pré-vestibular |
topic |
Geografia : Ensino Curso pré-vestibular Educación Popular Enseñanza Superior |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación Popular Enseñanza Superior |
description |
Em um contexto de disputa por uma vaga no Ensino Superior, diversos projetos têm surgido para auxiliar estudantes de baixa renda na preparação para os concorridos exames. Denominamos esses espaços como Cursinhos Populares (CPs), projetos que propõem uma Educação Popular que visa a superação solidária e coletiva das barreiras que impedem a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades. Esta pesquisa investiga a proposta pedagógica e o trabalho dos professores de Geografia de três CPs de Porto Alegre, e analisa o desempenho dos estudantes nos exames. O objetivo principal deste trabalho é investigar e analisar as estratégias desenvolvidas por professores de Geografia dos CPs no que diz respeito às metodologias de ensino adotadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-15T02:57:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182039 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001076407 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182039 |
identifier_str_mv |
001076407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/1/001076407.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/2/001076407.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/3/001076407.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e72dbbfff55457b0b44ec7b105612b7f dcb8d8789bd22439acdd05f4e40c70a4 3c4b5c70c8605676585d40d4ed2ee018 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064683366121472 |