A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto Pereira, Tomaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182039
Resumo: Em um contexto de disputa por uma vaga no Ensino Superior, diversos projetos têm surgido para auxiliar estudantes de baixa renda na preparação para os concorridos exames. Denominamos esses espaços como Cursinhos Populares (CPs), projetos que propõem uma Educação Popular que visa a superação solidária e coletiva das barreiras que impedem a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades. Esta pesquisa investiga a proposta pedagógica e o trabalho dos professores de Geografia de três CPs de Porto Alegre, e analisa o desempenho dos estudantes nos exames. O objetivo principal deste trabalho é investigar e analisar as estratégias desenvolvidas por professores de Geografia dos CPs no que diz respeito às metodologias de ensino adotadas.
id URGS_6acc1ce8cce02ce2dbcb91aad94b387d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182039
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Netto Pereira, TomazCostella, Roselane Zordan2018-09-15T02:57:30Z2018http://hdl.handle.net/10183/182039001076407Em um contexto de disputa por uma vaga no Ensino Superior, diversos projetos têm surgido para auxiliar estudantes de baixa renda na preparação para os concorridos exames. Denominamos esses espaços como Cursinhos Populares (CPs), projetos que propõem uma Educação Popular que visa a superação solidária e coletiva das barreiras que impedem a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades. Esta pesquisa investiga a proposta pedagógica e o trabalho dos professores de Geografia de três CPs de Porto Alegre, e analisa o desempenho dos estudantes nos exames. O objetivo principal deste trabalho é investigar e analisar as estratégias desenvolvidas por professores de Geografia dos CPs no que diz respeito às metodologias de ensino adotadas.En un contexto de disputa por una vacante en la Enseñanza Superior, diversos proyectos han surgido para auxiliar a estudiantes de baja renta en la preparación para los concurridos exámenes. Denominamos esos espacios como Cursinhos Populares (CPs), proyectos que proponen una Educación Popular que busca la superación solidaria y colectiva de las barreras que impiden la entrada de estudiantes de baja renta en las universidades. Esta tesis investiga la propuesta pedagógica y el trabajo de los profesores de Geografía de tres CPs de Porto Alegre, y analiza el desempeño de los estudiantes en los exámenes. El objetivo principal de este trabajo es investigar y analizar las estrategias promovidas por profesores de Geografía de los CPs en lo que se refiere a las metodologías de enseñanza adoptadas.application/pdfporGeografia : EnsinoCurso pré-vestibularEducación PopularEnseñanza SuperiorA Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076407.pdfTexto completoapplication/pdf7074469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/1/001076407.pdfe72dbbfff55457b0b44ec7b105612b7fMD51TEXT001076407.pdf.txt001076407.pdf.txtExtracted Texttext/plain738280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/2/001076407.pdf.txtdcb8d8789bd22439acdd05f4e40c70a4MD52THUMBNAIL001076407.pdf.jpg001076407.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/3/001076407.pdf.jpg3c4b5c70c8605676585d40d4ed2ee018MD5310183/1820392018-10-05 07:50:34.908oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:50:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
title A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
spellingShingle A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
Netto Pereira, Tomaz
Geografia : Ensino
Curso pré-vestibular
Educación Popular
Enseñanza Superior
title_short A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
title_full A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
title_fullStr A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
title_full_unstemmed A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
title_sort A Contribuição da geografia dos cursinhos populares para a democratização do ensino superior
author Netto Pereira, Tomaz
author_facet Netto Pereira, Tomaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto Pereira, Tomaz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costella, Roselane Zordan
contributor_str_mv Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Curso pré-vestibular
topic Geografia : Ensino
Curso pré-vestibular
Educación Popular
Enseñanza Superior
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación Popular
Enseñanza Superior
description Em um contexto de disputa por uma vaga no Ensino Superior, diversos projetos têm surgido para auxiliar estudantes de baixa renda na preparação para os concorridos exames. Denominamos esses espaços como Cursinhos Populares (CPs), projetos que propõem uma Educação Popular que visa a superação solidária e coletiva das barreiras que impedem a entrada de estudantes de baixa renda nas universidades. Esta pesquisa investiga a proposta pedagógica e o trabalho dos professores de Geografia de três CPs de Porto Alegre, e analisa o desempenho dos estudantes nos exames. O objetivo principal deste trabalho é investigar e analisar as estratégias desenvolvidas por professores de Geografia dos CPs no que diz respeito às metodologias de ensino adotadas.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-15T02:57:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182039
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076407
url http://hdl.handle.net/10183/182039
identifier_str_mv 001076407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/1/001076407.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/2/001076407.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182039/3/001076407.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e72dbbfff55457b0b44ec7b105612b7f
dcb8d8789bd22439acdd05f4e40c70a4
3c4b5c70c8605676585d40d4ed2ee018
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064683366121472