Caracterização do Mismatch Negativity em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Dulce Azevedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163755
Resumo: Objetivo: Caracterizar as respostas do Mismatch Negativity (MMN) em crianças com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidades e sem queixas auditivas. Métodos: Estudo do tipo transversal. Participaram desta pesquisa crianças de cinco a onze anos, sem queixas auditivas. Todos os participantes realizaram avaliação audiológica periférica com medidas de imitância acústica, audiometria tonal e audiometria vocal previamente à realização do MMN. Para a execução do procedimento eletrofisiológico, MMN, foi utilizado o equipamento Masbe ATC Plus da marca Contronic. Os eletrodos foram fixados nas posições Fpz (eletrodo ativo), M1 e M2 (eletrodos referência) e na fronte (eletrodo terra). A intensidade utilizada para evocar o potencial foi de 80 dBNA, o estímulo frequente utilizado foi de 1.000 Hz e o estímulo raro de 2.000 Hz. Os estímulos foram apresentados em ambas as orelhas de modo monoaural. As crianças realizaram a avaliação sentadas e foram condicionadas a assistirem a um vídeo sem som, no tablet, enquanto o procedimento era realizado. Resultados: Para o grupo feminino, a média das latências e amplitudes foi de 177,3 ms e 5,01 μV na orelha direita e de 182,4 ms e 5,39 μV na orelha esquerda. Quanto ao grupo masculino, a média das latências foi de 194,4 ms na orelha direita e 183,6 ms na orelha esquerda, com amplitude de 5,11 μV na orelha direita e 5,83 μV na orelha esquerda. Não houve diferença estatisticamente significante nos valores de latência e amplitude entre orelhas (p=0,867 e p=0,178), idade (p>0,20) e sexo dos participantes (p>0,05). Conclusão: Os valores encontrados nas latências e amplitudes do potencial MMN são semelhantes aos observados na literatura científica compulsada, em crianças com desenvolvimento típico e sem queixas auditivas.
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