Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niemeyer, Fernanda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27151
Resumo: O estudo busca conhecer o modo pelo qual o corpo do doente com câncer é apresentado por um conjunto de 15 filmes produzidos em Hollywood, entre 1970 e 2007, cujo tema central gira em torno do personagem adulto com câncer em estágio avançado. Com base nos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, penso que aprendemos a ver o corpo doente de diferentes formas, nas mais diversas instâncias educativas, sendo o cinema uma delas. A partir da análise cultural, sustentada pelas noções de “discurso” e “subjetividade”, propostas pelo filósofo Michel Foucault, articulo uma das possíveis leituras do corpus fílmico. Tal leitura possibilitou a construção de três lições de Hollywood sobre adoecer e morrer de câncer: “Primeira lição de Hollywood: aprendendo a ser doente”, “Segunda lição de Hollywood: aprendendo a cuidar do corpo doente” e “Terceira lição de Hollywood: aprendendo a morrer de câncer”. Nelas, avalio como o discurso cinematográfico atua como uma pedagogia cultural que produz sujeitos que vêem o corpo doente de determinado modo, que ensina a cuidar desse corpo e a morrer de câncer, nos dando pistas sobre como aprendemos a nos relacionar com a doença a partir dos artefatos midiáticos. Com isso, minha proposta é suscitar reflexões que possam contribuir, de alguma forma, para a assistência e para a docência em Enfermagem.
id URGS_6c76978ba1b63c461caa4d213af6cf2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27151
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Niemeyer, FernandaKruse, Maria Henriqueta Luce2010-12-28T04:19:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/27151000762361O estudo busca conhecer o modo pelo qual o corpo do doente com câncer é apresentado por um conjunto de 15 filmes produzidos em Hollywood, entre 1970 e 2007, cujo tema central gira em torno do personagem adulto com câncer em estágio avançado. Com base nos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, penso que aprendemos a ver o corpo doente de diferentes formas, nas mais diversas instâncias educativas, sendo o cinema uma delas. A partir da análise cultural, sustentada pelas noções de “discurso” e “subjetividade”, propostas pelo filósofo Michel Foucault, articulo uma das possíveis leituras do corpus fílmico. Tal leitura possibilitou a construção de três lições de Hollywood sobre adoecer e morrer de câncer: “Primeira lição de Hollywood: aprendendo a ser doente”, “Segunda lição de Hollywood: aprendendo a cuidar do corpo doente” e “Terceira lição de Hollywood: aprendendo a morrer de câncer”. Nelas, avalio como o discurso cinematográfico atua como uma pedagogia cultural que produz sujeitos que vêem o corpo doente de determinado modo, que ensina a cuidar desse corpo e a morrer de câncer, nos dando pistas sobre como aprendemos a nos relacionar com a doença a partir dos artefatos midiáticos. Com isso, minha proposta é suscitar reflexões que possam contribuir, de alguma forma, para a assistência e para a docência em Enfermagem.The study aims at learning how the body of the cancer patient is portrayed by a set of 15 movies produced in Hollywood between 1970 and 2007 whose central theme is about an adult character with cancer at advanced stage. Based on the Cultural Studies and their post-structuralism version, I think that we learn seeing the sick body in different ways, under the most varied educative instances, among which the movie picture stands out. Starting from the cultural analysis, supported by the notions of “discourse” and “subjectivity”, as proposed by philosopher Michel Foucault, I articulate one of the possible readings of the movie picture corpus. Such reading allowed the construction of three Hollywood lessons about getting sick and dying of cancer: “First Hollywood lesson: learning how being sick”, “Second Hollywood lesson: learning how taking care of the sick body” and “Third Hollywood lesson: learning how dying of cancer”. In such lessons, I make an assessment of how the movie picture discourse acts as a cultural pedagogy that produces subjects who see the sick body in a certain way and teaches how taking care of such body and how dying of cancer and therefore gives us hints about how we learn to get along with the disease from media artifacts. Thus, my proposal is raising reflections that may somehow contribute to care and education in Nursing.El estudio busca conocer el modo como el cuerpo del enfermo con cáncer es presentado por un conjunto de 15 películas producidas en Hollywood, entre 1970 y 2007, cuyo tema central es acerca del personaje adulto con cáncer en estado avanzado. Con base en los Estudios Culturales y su versión posestructuralista, pienso que aprendemos a ver el cuerpo enfermo de distintas formas, en las más diversas instancias educativas, siendo el cine una de ellas. A partir del análisis cultural, sostenido por las nociones de “discurso” y “subjetividad”, propuestas por el filósofo Michel Foucault, articulo una de las posibles lecturas del corpus cinematográfico. Tal lectura posibilitó la construcción de tres lecciones de Hollywood acerca de quedarse enfermo y morir de cáncer: “Primera lección de Hollywood: aprendiendo a ser enfermo”, “Segunda lección de Hollywood: aprendiendo a cuidar del cuerpo enfermo” y “Tercera lección de Hollywood: aprendiendo a morir de cáncer”. En ellas, evalúo de qué forma el discurso cinematográfico actúa como una pedagogía cultural que produce sujetos que ven el cuerpo enfermo de determinado modo, que enseña a cuidar de ese cuerpo y a morir de cáncer, dándonos señales acerca de cómo aprendemos a relacionarnos con la enfermedad a partir de los artefactos de los medios. Así, mi propuesta es suscitar reflexiones que puedan contribuir, de alguna manera, para la asistencia y la enseñanza en Enfermería. Palabras-application/pdfporEnfermagem : CinemaCâncer : Cinema : DiscursoDoente terminalNeoplasiasEstudos culturaisNursingEducationCultureNeoplasmsTerminally IllCinema as matterEnfermeríaEducaciónCulturaNeoplasiasEnfermo terminalCine como asuntoCâncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrerCancer, body and movie picture: Hollywood lessons about getting sick and dying Cáncer, cuerpo y cine: lecciones de Hollywood acerca de quedarse enfermo y morir info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000762361.pdf000762361.pdfTexto completoapplication/pdf3057708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27151/1/000762361.pdff6bad5127cabd7984b2382a1e55a8a50MD51TEXT000762361.pdf.txt000762361.pdf.txtExtracted Texttext/plain282657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27151/2/000762361.pdf.txt91c2499d36d19e237d99c82df5b15446MD52THUMBNAIL000762361.pdf.jpg000762361.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27151/3/000762361.pdf.jpgd13a1244c40152f21c401b09baa1177eMD5310183/271512018-10-11 08:57:55.667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:57:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cancer, body and movie picture: Hollywood lessons about getting sick and dying
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cáncer, cuerpo y cine: lecciones de Hollywood acerca de quedarse enfermo y morir
title Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
spellingShingle Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
Niemeyer, Fernanda
Enfermagem : Cinema
Câncer : Cinema : Discurso
Doente terminal
Neoplasias
Estudos culturais
Nursing
Education
Culture
Neoplasms
Terminally Ill
Cinema as matter
Enfermería
Educación
Cultura
Neoplasias
Enfermo terminal
Cine como asunto
title_short Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
title_full Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
title_fullStr Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
title_full_unstemmed Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
title_sort Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer
author Niemeyer, Fernanda
author_facet Niemeyer, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Niemeyer, Fernanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kruse, Maria Henriqueta Luce
contributor_str_mv Kruse, Maria Henriqueta Luce
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem : Cinema
Câncer : Cinema : Discurso
Doente terminal
Neoplasias
Estudos culturais
topic Enfermagem : Cinema
Câncer : Cinema : Discurso
Doente terminal
Neoplasias
Estudos culturais
Nursing
Education
Culture
Neoplasms
Terminally Ill
Cinema as matter
Enfermería
Educación
Cultura
Neoplasias
Enfermo terminal
Cine como asunto
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing
Education
Culture
Neoplasms
Terminally Ill
Cinema as matter
dc.subject.spa.fl_str_mv Enfermería
Educación
Cultura
Neoplasias
Enfermo terminal
Cine como asunto
description O estudo busca conhecer o modo pelo qual o corpo do doente com câncer é apresentado por um conjunto de 15 filmes produzidos em Hollywood, entre 1970 e 2007, cujo tema central gira em torno do personagem adulto com câncer em estágio avançado. Com base nos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, penso que aprendemos a ver o corpo doente de diferentes formas, nas mais diversas instâncias educativas, sendo o cinema uma delas. A partir da análise cultural, sustentada pelas noções de “discurso” e “subjetividade”, propostas pelo filósofo Michel Foucault, articulo uma das possíveis leituras do corpus fílmico. Tal leitura possibilitou a construção de três lições de Hollywood sobre adoecer e morrer de câncer: “Primeira lição de Hollywood: aprendendo a ser doente”, “Segunda lição de Hollywood: aprendendo a cuidar do corpo doente” e “Terceira lição de Hollywood: aprendendo a morrer de câncer”. Nelas, avalio como o discurso cinematográfico atua como uma pedagogia cultural que produz sujeitos que vêem o corpo doente de determinado modo, que ensina a cuidar desse corpo e a morrer de câncer, nos dando pistas sobre como aprendemos a nos relacionar com a doença a partir dos artefatos midiáticos. Com isso, minha proposta é suscitar reflexões que possam contribuir, de alguma forma, para a assistência e para a docência em Enfermagem.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-28T04:19:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27151
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762361
url http://hdl.handle.net/10183/27151
identifier_str_mv 000762361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27151/1/000762361.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27151/2/000762361.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27151/3/000762361.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6bad5127cabd7984b2382a1e55a8a50
91c2499d36d19e237d99c82df5b15446
d13a1244c40152f21c401b09baa1177e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308998131417088