Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Rosália Procasko
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114758
Resumo: Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção de hiperdocumentos (wikis) por um grupo de alunos, na faixa etária entre 10 e 12 anos de escola pública. Com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget, bem como com o suporte da Línguística Aplicada, este trabalho investigou como os sujeitos representaram as relações, as coordenações e as inferências realizadas quando registraram suas descobertas por meio de linguagem hipertextual. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso cujas unidades de análise pretenderam explicar as transformações nos registros dos alunos a partir da intervenção da pesquisadora e das diferentes versões dos mapas conceituais. As fontes de investigação para a pesquisa foram os hiperdocumentos produzidos; o histórico das transformações realizadas nos registros; as intervenções da pesquisadora bem como dos professores orientadores das pesquisas; os encontros presenciais de orientação aos projetos de aprendizagem; a análise qualitativa e quantitativa, bem como algumas entrevistas clínicas realizadas pela pesquisadora. Os resultados sugerem um desenvolvimento no registro hipertextual dos alunos, a partir da intervenção e das diferentes versões do mapa conceitual, evidenciando a passagem de um hiperdocumento em formato linear com o predomínio de links navegacionais para um documento cujos links expressam coordenações inferenciais do sujeito e relacionam diferentes wikis por meio de conceitos comuns.
id URGS_6e2b4fd8d152a145afc7194e2a1007f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114758
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lacerda, Rosália ProcaskoFagundes, Léa da CruzLima, Jose Valdeni de2015-04-02T01:59:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/114758000954609Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção de hiperdocumentos (wikis) por um grupo de alunos, na faixa etária entre 10 e 12 anos de escola pública. Com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget, bem como com o suporte da Línguística Aplicada, este trabalho investigou como os sujeitos representaram as relações, as coordenações e as inferências realizadas quando registraram suas descobertas por meio de linguagem hipertextual. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso cujas unidades de análise pretenderam explicar as transformações nos registros dos alunos a partir da intervenção da pesquisadora e das diferentes versões dos mapas conceituais. As fontes de investigação para a pesquisa foram os hiperdocumentos produzidos; o histórico das transformações realizadas nos registros; as intervenções da pesquisadora bem como dos professores orientadores das pesquisas; os encontros presenciais de orientação aos projetos de aprendizagem; a análise qualitativa e quantitativa, bem como algumas entrevistas clínicas realizadas pela pesquisadora. Os resultados sugerem um desenvolvimento no registro hipertextual dos alunos, a partir da intervenção e das diferentes versões do mapa conceitual, evidenciando a passagem de um hiperdocumento em formato linear com o predomínio de links navegacionais para um documento cujos links expressam coordenações inferenciais do sujeito e relacionam diferentes wikis por meio de conceitos comuns.This study aims to investigate how students organize and restructure their ideas during learning projects when registering them in a hyperdocument. The proposal integrated the organization of concept maps to the construction of hyperdocuments (wikis) by a group of students from a public school whose ages ranged between 10 and 12 years old. Based on the Genetic Epistemology of Jean Piaget and the support of Applied Linguistics, the study investigated how students represented the relations, coordinations, and inferences established when registering their findings by means of hypertextual language. The research consists of a case study whose units of analysis intend to explain the transformations in students’ registers from the researcher’s interventions and different versions of the concept maps. Sources used for the investigation consisted of hyperdocuments produced by the students; history of the transformations carried out in the registers; interventions made both by the researcher and teachers guiding students on their researches; face to face meetings to tutor and guide the learning projects; qualitative and quantitative analysis, and also a few clinical interviews carried out by the researcher. The results suggest some development in students’ hypertextual register, from the intervention and different versions of the concept map, as evidence of moving from a hyperdocument in a linear form where navigational links predominate to a document whose links express the subject’s inferential coordinations and relate different wikis through common concepts.application/pdfporEpistemologia genéticaHipertextoLinguagemMapa conceitualLearning projectsHyperdocumentGenetic epistemologyHypertextConcept mapsApplied linguisticsAprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954609.pdf000954609.pdfTexto completoapplication/pdf9770552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114758/1/000954609.pdff49193abce6c2985a90bec8603a89769MD51TEXT000954609.pdf.txt000954609.pdf.txtExtracted Texttext/plain230999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114758/2/000954609.pdf.txt6fb003bdac035e433f6274c74b301b7bMD52THUMBNAIL000954609.pdf.jpg000954609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114758/3/000954609.pdf.jpgd06361adcd9d174f6c681f82822d8ac3MD5310183/1147582018-10-19 10:13:08.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:13:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
title Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
spellingShingle Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
Lacerda, Rosália Procasko
Epistemologia genética
Hipertexto
Linguagem
Mapa conceitual
Learning projects
Hyperdocument
Genetic epistemology
Hypertext
Concept maps
Applied linguistics
title_short Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
title_full Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
title_fullStr Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
title_full_unstemmed Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
title_sort Aprendizagem e hiperdocumento : a vinculação entre a linguagem hipertextual e a construção de sistemas conceituais
author Lacerda, Rosália Procasko
author_facet Lacerda, Rosália Procasko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Rosália Procasko
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, Jose Valdeni de
contributor_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Hipertexto
Linguagem
Mapa conceitual
topic Epistemologia genética
Hipertexto
Linguagem
Mapa conceitual
Learning projects
Hyperdocument
Genetic epistemology
Hypertext
Concept maps
Applied linguistics
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning projects
Hyperdocument
Genetic epistemology
Hypertext
Concept maps
Applied linguistics
description Este estudo busca investigar como os sujeitos, durante os projetos de aprendizagem, organizam e reestruturam suas ideias no registro em hiperdocumento. Esta proposta integrou a elaboração de mapas conceituais à construção de hiperdocumentos (wikis) por um grupo de alunos, na faixa etária entre 10 e 12 anos de escola pública. Com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget, bem como com o suporte da Línguística Aplicada, este trabalho investigou como os sujeitos representaram as relações, as coordenações e as inferências realizadas quando registraram suas descobertas por meio de linguagem hipertextual. A pesquisa constituiu-se como um estudo de caso cujas unidades de análise pretenderam explicar as transformações nos registros dos alunos a partir da intervenção da pesquisadora e das diferentes versões dos mapas conceituais. As fontes de investigação para a pesquisa foram os hiperdocumentos produzidos; o histórico das transformações realizadas nos registros; as intervenções da pesquisadora bem como dos professores orientadores das pesquisas; os encontros presenciais de orientação aos projetos de aprendizagem; a análise qualitativa e quantitativa, bem como algumas entrevistas clínicas realizadas pela pesquisadora. Os resultados sugerem um desenvolvimento no registro hipertextual dos alunos, a partir da intervenção e das diferentes versões do mapa conceitual, evidenciando a passagem de um hiperdocumento em formato linear com o predomínio de links navegacionais para um documento cujos links expressam coordenações inferenciais do sujeito e relacionam diferentes wikis por meio de conceitos comuns.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-02T01:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114758
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954609
url http://hdl.handle.net/10183/114758
identifier_str_mv 000954609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114758/1/000954609.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114758/2/000954609.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114758/3/000954609.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f49193abce6c2985a90bec8603a89769
6fb003bdac035e433f6274c74b301b7b
d06361adcd9d174f6c681f82822d8ac3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309061825069056