A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolaides, Christine Siqueira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3995
Resumo: Esta pesquisa analisa o processo de desenvolvimento da autonomia de nove alunos sendo preparados para tornarem-se professores de inglês. Baseando-se em princípios etnográficos relata-se como eles definem suas metas no curso; como eles concebem seus papéis como aprendizes; como buscam suas metas; como preferem trabalhar: em par, em grupo ou sozinhos e de que critérios se utilizam para optar por uma ou outra forma; se detectam suas dificuldades como aprendizes procurando soluções para elas; como se avaliam e como lidam com as oportunidades para tomar responsabilidade sobre sua aprendizagem. Esses dados foram gerados durante um semestre letivo em: reuniões de aconselhamento em um centro de auto-acesso (CAAL) na Universidade Católica de Pelotas, por meio da observação e gravação de aulas de inglês nas quais os participantes estavam matriculados; sessões de visionamento das aulas gravadas com os participantes e ainda um diário mantido pela pesquisadora durante a coleta de dados. Os resultados mostraram que, para verificar se um aprendiz é autônomo ou não, é necessário levar-se em conta que autonomia pode ocorrer em diferentes áreas, tempos e níveis, dependendo de uma complexa rede de fatores como personalidade, questões culturais e crenças formadas ao longo dos anos escolares. Essa variação faz com que o aprendiz determine uma demarcação de território imaginária em que, conforme o lugar onde se encontra, exerce mais ou menos autonomia. Os resultados têm implicações pedagógicas, principalmente porque urge a criação de espaço no cenário educacional para que, por profunda reflexão e discussão, se repensem os papéis de seus integrantes e descubra-se como o aprendiz pode, em termos práticos, tornar-se mais responsável pela busca de seu conhecimento.
id URGS_71bf410926e9cffd2cf9f9cc2c8ca67e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3995
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nicolaides, Christine SiqueiraSchlatter, Margarete2007-06-06T17:32:07Z2003http://hdl.handle.net/10183/3995000406519Esta pesquisa analisa o processo de desenvolvimento da autonomia de nove alunos sendo preparados para tornarem-se professores de inglês. Baseando-se em princípios etnográficos relata-se como eles definem suas metas no curso; como eles concebem seus papéis como aprendizes; como buscam suas metas; como preferem trabalhar: em par, em grupo ou sozinhos e de que critérios se utilizam para optar por uma ou outra forma; se detectam suas dificuldades como aprendizes procurando soluções para elas; como se avaliam e como lidam com as oportunidades para tomar responsabilidade sobre sua aprendizagem. Esses dados foram gerados durante um semestre letivo em: reuniões de aconselhamento em um centro de auto-acesso (CAAL) na Universidade Católica de Pelotas, por meio da observação e gravação de aulas de inglês nas quais os participantes estavam matriculados; sessões de visionamento das aulas gravadas com os participantes e ainda um diário mantido pela pesquisadora durante a coleta de dados. Os resultados mostraram que, para verificar se um aprendiz é autônomo ou não, é necessário levar-se em conta que autonomia pode ocorrer em diferentes áreas, tempos e níveis, dependendo de uma complexa rede de fatores como personalidade, questões culturais e crenças formadas ao longo dos anos escolares. Essa variação faz com que o aprendiz determine uma demarcação de território imaginária em que, conforme o lugar onde se encontra, exerce mais ou menos autonomia. Os resultados têm implicações pedagógicas, principalmente porque urge a criação de espaço no cenário educacional para que, por profunda reflexão e discussão, se repensem os papéis de seus integrantes e descubra-se como o aprendiz pode, em termos práticos, tornar-se mais responsável pela busca de seu conhecimento.This research aims at observing how the process of autonomy development occurs in nine undergraduate students, future English teachers. Based on ethnographic principles, the data analysis reports how they define their aims in their language course; how they conceive their roles as learners; how they search for their aims; how learners prefer to work: in pairs, in group or alone; whether they detect their difficulties as learners; whether they are capable of looking for solutions for their difficulties and problems; how they evaluate themselves and how they deal with opportunities to make decisions over their learning. The data was generated during a whole school semester during: counseling meetings (interviews) in a self-access center (CAAL) at the Catholic University of Pelotas through observation and video recording of English classes in which these students take part; viewing sessions of the classes recorded, and also through a diary with my impressions about the process. Results have shown that, in order to check whether a learner is autonomous or not, it is necessary to consider which concept of autonomy we are dealing with and also take into account that autonomy may happen in different areas, times and levels depending on a complex net of factors such as personality traits, cultural matters and beliefs formed along school years. This variation makes learners set imaginary territories in which, according to where they are, they exercise more or less autonomy. The results have pedagogical implications especially because it urges the opening for new spaces in the educational scenario. This way, through a profound reflection and discussion, the roles of its participants can be redefined and figured out how the learner can, in practical terms, become more responsible in the search of his knowledge.application/pdfporLíngua estrangeira : EnsinoLíngua inglesa : EnsinoAprendizagemA busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000406519.pdf000406519.pdfTexto completoapplication/pdf866195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3995/1/000406519.pdfbb0dd919d19618ec51502cd3292ec7fdMD51TEXT000406519.pdf.txt000406519.pdf.txtExtracted Texttext/plain426531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3995/2/000406519.pdf.txtce704344006919879a8a0de4660d9118MD52THUMBNAIL000406519.pdf.jpg000406519.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3995/3/000406519.pdf.jpgdf4b6904571d3388bde75ce56449d2bcMD5310183/39952023-08-26 03:33:12.454677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-26T06:33:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
title A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
spellingShingle A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
Nicolaides, Christine Siqueira
Língua estrangeira : Ensino
Língua inglesa : Ensino
Aprendizagem
title_short A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
title_full A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
title_fullStr A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
title_full_unstemmed A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
title_sort A busca da aprendizagem autônoma de língua estrangeira no contexto acadêmico
author Nicolaides, Christine Siqueira
author_facet Nicolaides, Christine Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolaides, Christine Siqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira : Ensino
Língua inglesa : Ensino
Aprendizagem
topic Língua estrangeira : Ensino
Língua inglesa : Ensino
Aprendizagem
description Esta pesquisa analisa o processo de desenvolvimento da autonomia de nove alunos sendo preparados para tornarem-se professores de inglês. Baseando-se em princípios etnográficos relata-se como eles definem suas metas no curso; como eles concebem seus papéis como aprendizes; como buscam suas metas; como preferem trabalhar: em par, em grupo ou sozinhos e de que critérios se utilizam para optar por uma ou outra forma; se detectam suas dificuldades como aprendizes procurando soluções para elas; como se avaliam e como lidam com as oportunidades para tomar responsabilidade sobre sua aprendizagem. Esses dados foram gerados durante um semestre letivo em: reuniões de aconselhamento em um centro de auto-acesso (CAAL) na Universidade Católica de Pelotas, por meio da observação e gravação de aulas de inglês nas quais os participantes estavam matriculados; sessões de visionamento das aulas gravadas com os participantes e ainda um diário mantido pela pesquisadora durante a coleta de dados. Os resultados mostraram que, para verificar se um aprendiz é autônomo ou não, é necessário levar-se em conta que autonomia pode ocorrer em diferentes áreas, tempos e níveis, dependendo de uma complexa rede de fatores como personalidade, questões culturais e crenças formadas ao longo dos anos escolares. Essa variação faz com que o aprendiz determine uma demarcação de território imaginária em que, conforme o lugar onde se encontra, exerce mais ou menos autonomia. Os resultados têm implicações pedagógicas, principalmente porque urge a criação de espaço no cenário educacional para que, por profunda reflexão e discussão, se repensem os papéis de seus integrantes e descubra-se como o aprendiz pode, em termos práticos, tornar-se mais responsável pela busca de seu conhecimento.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3995
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000406519
url http://hdl.handle.net/10183/3995
identifier_str_mv 000406519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3995/1/000406519.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3995/2/000406519.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3995/3/000406519.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb0dd919d19618ec51502cd3292ec7fd
ce704344006919879a8a0de4660d9118
df4b6904571d3388bde75ce56449d2bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308922331955200