O colecionador de vinil : um estudo vídeo-etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, João Pedro dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12768
Resumo: O presente estudo tem por objetivo fornecer uma maior compreensão acerca do que motiva o comportamento de compra de coleção, utilizando como objeto de estudo, os colecionadores de discos de vinil da cidade de Porto Alegre. A questão central de pesquisa pode ser definida como: quais as causas motivadoras do consumo de discos vinil? A importância do estudo se justifica devido ao fato da existência de lacunas nos estudos sobre comportamento de consumo de coleção e sobre a tendência nostálgica influenciando o consumo. Acima de tudo, um colecionador é um consumidor, é baseado nessa premissa que se desenvolve este estudo. Tal escolha se deve ao fato de que esse tipo de produto é um produto de especialidade, que se difere de um produto comum por uma série de características (HOYER E MACINNIS, 1997) e também ao “significado pessoal” (SCHIFFMAN E KANUK, 2000) que o consumidor muitas vezes atribui a esse tipo de produto, tornando-o um objeto de estudo mais pertinente e rico em informações. O tipo de coleção escolhida permite que também se aborde o tema do comportamento de compra com tendência nostálgica. Acredita-se que o resultado alcançado com esta pesquisa seja pertinente por ter utilizado ao longo de seu desenvolvimento heavy-users e comerciantes peritos de um bem de especialidade como objetos de estudos, além de ter utilizado uma pesquisa multimetodológica, que permite que o conjunto de resultados alcançados seja mais compreensivo (ELALI, 1997). As diferentes etapas realizadas: observação simples, realização de entrevistas em profundidade filmadas, incluindo a utilização da técnica do incidente crítico e por fim, análise dos resultados, montagem e finalização da vídeo-etnografia permitem que se façam inferências sobre a amostra estudada. Os resultados alcançados indicam que alguns dos colecionadores parecem verdadeiramente estar deslocados no tempo e fora da realidade em que estão inseridos. Não vivem a correria do mundo moderno, mas sim aproveitam para se dedicar aos seus discos favoritos. A maioria dos colecionadores analisados possui um sentimento de nostalgia para com seus discos, mas, acima de tudo, o sentimento de envolvimento que se cria ao longo dos anos entre o colecionador e a coleção é algo indissolúvel. Em qualquer momento da vida, a coleção funciona como um porto-seguro para o colecionador, que talvez não possa ser representado por nenhum outro objeto ou até mesmo pessoa. Enfim, são pessoas que amam seus objetos demasiadamente, e tendo-os como uma extensão de sua personalidade.
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Tal escolha se deve ao fato de que esse tipo de produto é um produto de especialidade, que se difere de um produto comum por uma série de características (HOYER E MACINNIS, 1997) e também ao “significado pessoal” (SCHIFFMAN E KANUK, 2000) que o consumidor muitas vezes atribui a esse tipo de produto, tornando-o um objeto de estudo mais pertinente e rico em informações. O tipo de coleção escolhida permite que também se aborde o tema do comportamento de compra com tendência nostálgica. Acredita-se que o resultado alcançado com esta pesquisa seja pertinente por ter utilizado ao longo de seu desenvolvimento heavy-users e comerciantes peritos de um bem de especialidade como objetos de estudos, além de ter utilizado uma pesquisa multimetodológica, que permite que o conjunto de resultados alcançados seja mais compreensivo (ELALI, 1997). 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Enfim, são pessoas que amam seus objetos demasiadamente, e tendo-os como uma extensão de sua personalidade.The present study aims at gathering a higher comprehension about the motivation of collector behavior, using as study subjects the vinyl record collectors of Porto Alegre. The central question of this research can be defined as: What are the causes that motivate vinyl record consumption? The study importance is justified due to the fact that there are gaps to be filled in the studies of collector behavior as well as in nostalgic tendencies influencing consumption. Above all, a collector is a consumer, is based on this premise this study was developed. Such choice is due to the fact that this product is a specialty product, which differs itself from a common product by a series of characteristics (HOYER E MACINNIS, 1997) and also due to the “personal meaning” (SCHIFFMAN E KANUK, 2000) that the consumer attributes to this kind of product, creating an object of study more pertinent and richer in information. The kind of collection chosen allows also the approach of studies on nostalgic consumer behavior. It is believed that the results of this research are pertinent due to the subjects interviewed: heavy-users and expert dealers, besides the use of a multimethodological approach, which allows that the joint results gathered to be more comprehensive (ELALI, 1997). The different stages accomplished: simple observation, recorded in-depth interviews, including the usage of critical incident technique, editing and finishing of the videography allows to develop inferences on the sample analyzed. The results indicate that some collectors really seem to be out of the time and the reality which surrounds them. They do not live the daily rush of the modern world, instead, they enjoy their spare time to dedicate to their favorite records. Most collectors posses a nostalgic feeling to their records, but, above all, the felling of involvement created with the passage of the years between the collectors and the collection is something unsolvable. In any moment of their lives the collection can be seen as a safe harbor, which perhaps cannot be found in any other object or even in a person. Moreover, they are persons whom love this objects with fervor and that found in them an extension of their personality.application/zipvideo/x-msvideoapplication/pdfapplication/zipporComportamento do consumidorHábitos de consumo : ColecionadoresConsumidor : Comportamento socialConsumo : Aspectos sociaisEtnografia : Pesquisa etnograficaConsumer behaviorCollector consumptionCollectorVinyl recordVideographyO colecionador de vinil : um estudo vídeo-etnográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000633055.pdf000633055.pdfTexto completoapplication/pdf2567341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12768/1/000633055.pdfff107969fae97d2870b80d80dcade530MD51000633055.avi000633055.aviVídeovideo/x-msvideo247274610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12768/2/000633055.aviedc88aa0e3e02bce8012e81d0fe12bf4MD52000633055.zip000633055.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip239866070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12768/3/000633055.zipc41841fb532117a445149451453c77dbMD53TEXT000633055.pdf.txt000633055.pdf.txtExtracted Texttext/plain219068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12768/4/000633055.pdf.txt3eca0a2003d40e52e3f64e9516d2b1bcMD54THUMBNAIL000633055.pdf.jpg000633055.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12768/5/000633055.pdf.jpga7ff42af3b9a4eeb30d496474e66d2cbMD5510183/127682018-10-08 09:00:03.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12768Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:00:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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