A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14657 |
Resumo: | A luta pela democratização e qualidade do ensino público brasileiro tornou-se objeto de vários estudos e movimentos e, conseqüentemente de legislações e políticas educacionais. Entre as diversas iniciativas neste campo da educação, localizamos a experiência realizada no ensino público municipal de Getúlio Vargas, RS. Nesta tese, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico e com apoio na observação participante, em entrevistas semi-estruturadas e nos documentos projetivos e produtos da ação (Sarmento), procuramos descortinar e interpretar o processo participativo, bem como seus impactos político-pedagógicos no ensino público municipal de Getúlio Vargas de 1993 a 2004, na perspectiva de contribuir para reflexões e práticas em projetos educativos de base participativa. Primeiramente contextualizamos o cenário local nos seus fios, cores, movimentos e atores como esteio da pesquisa; no segundo capítulo alinhavamos a metodologia; na seqüência descrevemos e interpretamos a travessia da rede municipal de ensino, com ênfase na participação, e, por último, apresentamos as representações pedagógicas produzidas pelo processo participativo no ensino público municipal. A participação emergiu das inquietudes do coletivo da rede municipal de ensino, como instrumento de superação do modelo educacional e práticas pedagógicas em vigor. Com sua força e significado, mobilizou e transformou os protagonistas e o ensino público municipal, constituindo uma política pública educacional que, através de diferentes mecanismos e estratégias de gestão democrática, atravessa quatro administrações municipais de partidos políticos diferentes. É um processo inconcluso, que, pela sua natureza, precisa ser reinventado permanentemente, pois, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, é um movimento sem fim. |
id |
URGS_8069d427070d7d84c44f30b7182929f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14657 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Levinski, Eliara ZavierukaCraidy, Carmem Maria2008-11-19T04:12:54Z2008http://hdl.handle.net/10183/14657000664159A luta pela democratização e qualidade do ensino público brasileiro tornou-se objeto de vários estudos e movimentos e, conseqüentemente de legislações e políticas educacionais. Entre as diversas iniciativas neste campo da educação, localizamos a experiência realizada no ensino público municipal de Getúlio Vargas, RS. Nesta tese, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico e com apoio na observação participante, em entrevistas semi-estruturadas e nos documentos projetivos e produtos da ação (Sarmento), procuramos descortinar e interpretar o processo participativo, bem como seus impactos político-pedagógicos no ensino público municipal de Getúlio Vargas de 1993 a 2004, na perspectiva de contribuir para reflexões e práticas em projetos educativos de base participativa. Primeiramente contextualizamos o cenário local nos seus fios, cores, movimentos e atores como esteio da pesquisa; no segundo capítulo alinhavamos a metodologia; na seqüência descrevemos e interpretamos a travessia da rede municipal de ensino, com ênfase na participação, e, por último, apresentamos as representações pedagógicas produzidas pelo processo participativo no ensino público municipal. A participação emergiu das inquietudes do coletivo da rede municipal de ensino, como instrumento de superação do modelo educacional e práticas pedagógicas em vigor. Com sua força e significado, mobilizou e transformou os protagonistas e o ensino público municipal, constituindo uma política pública educacional que, através de diferentes mecanismos e estratégias de gestão democrática, atravessa quatro administrações municipais de partidos políticos diferentes. É um processo inconcluso, que, pela sua natureza, precisa ser reinventado permanentemente, pois, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, é um movimento sem fim.The fight for democracy and quality for the Brazilian public tuition became an object of many moviments and studies, and consequently legislation and political educational. Among many enterprises in this area of education, we found an experience made on the public tuition in a municipal city, Getulio Vargas, RS. In this thesis, through a study of an ethnographic case, and with a supportive observation, together with documents and products in action (sarmento), we tried to interpret a socialize action, and also the impact of the political pedagocic public tuition in a municipal city of Getulio Vargas from 1993 to 2004, in a project of contribution for practical and educative projects reflected in a participative basis. First of all we set the local scenary with its lines, colors, moviments, actors as a source research, on the second chapter we line up the methodology and on a sequence, we describe and interpret the crossing on the municipal tuition net, with participation emphasis and at last we show the pedagogic performance produced by the participative process on the municipal public tuition. The participation of those restless emerged from a colletive municipal tuition net, as an instrument to get a better educational model and practical pedagogic in dash. With your strength and meaning mobilization changed the principals and the public municipal tuition, developing a public educational political, which throughtout the different works and strategy of democratic management, intersect for different particular administrative municipal party. This is a herein process, which from nature, needs to be remade permanently, and on words from Boaventura de Sousa Santos, an endless movement.application/pdfporPolítica educacionalEnsino público municipalAdministração da educaçãoGetúlio Vargas (RS)Rio Grande do SulAction/ reflection/ actionDemocratic stratedyMunicipal tuition netParticipation public politicalA dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000664159.pdf.txt000664159.pdf.txtExtracted Texttext/plain541757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/2/000664159.pdf.txt4dee382d1ad44f3e53e7a11ab855a2bdMD52ORIGINAL000664159.pdf000664159.pdfTexto completoapplication/pdf21528639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/1/000664159.pdf883521575ad5f185f91f560ce7fca926MD51THUMBNAIL000664159.pdf.jpg000664159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/3/000664159.pdf.jpga0426fb0e34045b343598afe5dcfe881MD5310183/146572018-10-08 08:22:21.464oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:22:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS |
title |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS |
spellingShingle |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS Levinski, Eliara Zavieruka Política educacional Ensino público municipal Administração da educação Getúlio Vargas (RS) Rio Grande do Sul Action/ reflection/ action Democratic stratedy Municipal tuition net Participation public political |
title_short |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS |
title_full |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS |
title_fullStr |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS |
title_full_unstemmed |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS |
title_sort |
A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS |
author |
Levinski, Eliara Zavieruka |
author_facet |
Levinski, Eliara Zavieruka |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levinski, Eliara Zavieruka |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Craidy, Carmem Maria |
contributor_str_mv |
Craidy, Carmem Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Ensino público municipal Administração da educação Getúlio Vargas (RS) Rio Grande do Sul |
topic |
Política educacional Ensino público municipal Administração da educação Getúlio Vargas (RS) Rio Grande do Sul Action/ reflection/ action Democratic stratedy Municipal tuition net Participation public political |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Action/ reflection/ action Democratic stratedy Municipal tuition net Participation public political |
description |
A luta pela democratização e qualidade do ensino público brasileiro tornou-se objeto de vários estudos e movimentos e, conseqüentemente de legislações e políticas educacionais. Entre as diversas iniciativas neste campo da educação, localizamos a experiência realizada no ensino público municipal de Getúlio Vargas, RS. Nesta tese, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico e com apoio na observação participante, em entrevistas semi-estruturadas e nos documentos projetivos e produtos da ação (Sarmento), procuramos descortinar e interpretar o processo participativo, bem como seus impactos político-pedagógicos no ensino público municipal de Getúlio Vargas de 1993 a 2004, na perspectiva de contribuir para reflexões e práticas em projetos educativos de base participativa. Primeiramente contextualizamos o cenário local nos seus fios, cores, movimentos e atores como esteio da pesquisa; no segundo capítulo alinhavamos a metodologia; na seqüência descrevemos e interpretamos a travessia da rede municipal de ensino, com ênfase na participação, e, por último, apresentamos as representações pedagógicas produzidas pelo processo participativo no ensino público municipal. A participação emergiu das inquietudes do coletivo da rede municipal de ensino, como instrumento de superação do modelo educacional e práticas pedagógicas em vigor. Com sua força e significado, mobilizou e transformou os protagonistas e o ensino público municipal, constituindo uma política pública educacional que, através de diferentes mecanismos e estratégias de gestão democrática, atravessa quatro administrações municipais de partidos políticos diferentes. É um processo inconcluso, que, pela sua natureza, precisa ser reinventado permanentemente, pois, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, é um movimento sem fim. |
publishDate |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-11-19T04:12:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14657 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000664159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14657 |
identifier_str_mv |
000664159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/2/000664159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/1/000664159.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/3/000664159.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dee382d1ad44f3e53e7a11ab855a2bd 883521575ad5f185f91f560ce7fca926 a0426fb0e34045b343598afe5dcfe881 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064506143145984 |