A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Levinski, Eliara Zavieruka
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14657
Resumo: A luta pela democratização e qualidade do ensino público brasileiro tornou-se objeto de vários estudos e movimentos e, conseqüentemente de legislações e políticas educacionais. Entre as diversas iniciativas neste campo da educação, localizamos a experiência realizada no ensino público municipal de Getúlio Vargas, RS. Nesta tese, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico e com apoio na observação participante, em entrevistas semi-estruturadas e nos documentos projetivos e produtos da ação (Sarmento), procuramos descortinar e interpretar o processo participativo, bem como seus impactos político-pedagógicos no ensino público municipal de Getúlio Vargas de 1993 a 2004, na perspectiva de contribuir para reflexões e práticas em projetos educativos de base participativa. Primeiramente contextualizamos o cenário local nos seus fios, cores, movimentos e atores como esteio da pesquisa; no segundo capítulo alinhavamos a metodologia; na seqüência descrevemos e interpretamos a travessia da rede municipal de ensino, com ênfase na participação, e, por último, apresentamos as representações pedagógicas produzidas pelo processo participativo no ensino público municipal. A participação emergiu das inquietudes do coletivo da rede municipal de ensino, como instrumento de superação do modelo educacional e práticas pedagógicas em vigor. Com sua força e significado, mobilizou e transformou os protagonistas e o ensino público municipal, constituindo uma política pública educacional que, através de diferentes mecanismos e estratégias de gestão democrática, atravessa quatro administrações municipais de partidos políticos diferentes. É um processo inconcluso, que, pela sua natureza, precisa ser reinventado permanentemente, pois, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, é um movimento sem fim.
id URGS_8069d427070d7d84c44f30b7182929f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14657
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Levinski, Eliara ZavierukaCraidy, Carmem Maria2008-11-19T04:12:54Z2008http://hdl.handle.net/10183/14657000664159A luta pela democratização e qualidade do ensino público brasileiro tornou-se objeto de vários estudos e movimentos e, conseqüentemente de legislações e políticas educacionais. Entre as diversas iniciativas neste campo da educação, localizamos a experiência realizada no ensino público municipal de Getúlio Vargas, RS. Nesta tese, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico e com apoio na observação participante, em entrevistas semi-estruturadas e nos documentos projetivos e produtos da ação (Sarmento), procuramos descortinar e interpretar o processo participativo, bem como seus impactos político-pedagógicos no ensino público municipal de Getúlio Vargas de 1993 a 2004, na perspectiva de contribuir para reflexões e práticas em projetos educativos de base participativa. Primeiramente contextualizamos o cenário local nos seus fios, cores, movimentos e atores como esteio da pesquisa; no segundo capítulo alinhavamos a metodologia; na seqüência descrevemos e interpretamos a travessia da rede municipal de ensino, com ênfase na participação, e, por último, apresentamos as representações pedagógicas produzidas pelo processo participativo no ensino público municipal. A participação emergiu das inquietudes do coletivo da rede municipal de ensino, como instrumento de superação do modelo educacional e práticas pedagógicas em vigor. Com sua força e significado, mobilizou e transformou os protagonistas e o ensino público municipal, constituindo uma política pública educacional que, através de diferentes mecanismos e estratégias de gestão democrática, atravessa quatro administrações municipais de partidos políticos diferentes. É um processo inconcluso, que, pela sua natureza, precisa ser reinventado permanentemente, pois, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, é um movimento sem fim.The fight for democracy and quality for the Brazilian public tuition became an object of many moviments and studies, and consequently legislation and political educational. Among many enterprises in this area of education, we found an experience made on the public tuition in a municipal city, Getulio Vargas, RS. In this thesis, through a study of an ethnographic case, and with a supportive observation, together with documents and products in action (sarmento), we tried to interpret a socialize action, and also the impact of the political pedagocic public tuition in a municipal city of Getulio Vargas from 1993 to 2004, in a project of contribution for practical and educative projects reflected in a participative basis. First of all we set the local scenary with its lines, colors, moviments, actors as a source research, on the second chapter we line up the methodology and on a sequence, we describe and interpret the crossing on the municipal tuition net, with participation emphasis and at last we show the pedagogic performance produced by the participative process on the municipal public tuition. The participation of those restless emerged from a colletive municipal tuition net, as an instrument to get a better educational model and practical pedagogic in dash. With your strength and meaning mobilization changed the principals and the public municipal tuition, developing a public educational political, which throughtout the different works and strategy of democratic management, intersect for different particular administrative municipal party. This is a herein process, which from nature, needs to be remade permanently, and on words from Boaventura de Sousa Santos, an endless movement.application/pdfporPolítica educacionalEnsino público municipalAdministração da educaçãoGetúlio Vargas (RS)Rio Grande do SulAction/ reflection/ actionDemocratic stratedyMunicipal tuition netParticipation public politicalA dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000664159.pdf.txt000664159.pdf.txtExtracted Texttext/plain541757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/2/000664159.pdf.txt4dee382d1ad44f3e53e7a11ab855a2bdMD52ORIGINAL000664159.pdf000664159.pdfTexto completoapplication/pdf21528639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/1/000664159.pdf883521575ad5f185f91f560ce7fca926MD51THUMBNAIL000664159.pdf.jpg000664159.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/3/000664159.pdf.jpga0426fb0e34045b343598afe5dcfe881MD5310183/146572018-10-08 08:22:21.464oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:22:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
title A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
spellingShingle A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
Levinski, Eliara Zavieruka
Política educacional
Ensino público municipal
Administração da educação
Getúlio Vargas (RS)
Rio Grande do Sul
Action/ reflection/ action
Democratic stratedy
Municipal tuition net
Participation public political
title_short A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
title_full A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
title_fullStr A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
title_full_unstemmed A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
title_sort A dimensão político-pedagógica do processo participativo no ensino público municipal de Getúlio Vargas - RS
author Levinski, Eliara Zavieruka
author_facet Levinski, Eliara Zavieruka
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Levinski, Eliara Zavieruka
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Craidy, Carmem Maria
contributor_str_mv Craidy, Carmem Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Ensino público municipal
Administração da educação
Getúlio Vargas (RS)
Rio Grande do Sul
topic Política educacional
Ensino público municipal
Administração da educação
Getúlio Vargas (RS)
Rio Grande do Sul
Action/ reflection/ action
Democratic stratedy
Municipal tuition net
Participation public political
dc.subject.eng.fl_str_mv Action/ reflection/ action
Democratic stratedy
Municipal tuition net
Participation public political
description A luta pela democratização e qualidade do ensino público brasileiro tornou-se objeto de vários estudos e movimentos e, conseqüentemente de legislações e políticas educacionais. Entre as diversas iniciativas neste campo da educação, localizamos a experiência realizada no ensino público municipal de Getúlio Vargas, RS. Nesta tese, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico e com apoio na observação participante, em entrevistas semi-estruturadas e nos documentos projetivos e produtos da ação (Sarmento), procuramos descortinar e interpretar o processo participativo, bem como seus impactos político-pedagógicos no ensino público municipal de Getúlio Vargas de 1993 a 2004, na perspectiva de contribuir para reflexões e práticas em projetos educativos de base participativa. Primeiramente contextualizamos o cenário local nos seus fios, cores, movimentos e atores como esteio da pesquisa; no segundo capítulo alinhavamos a metodologia; na seqüência descrevemos e interpretamos a travessia da rede municipal de ensino, com ênfase na participação, e, por último, apresentamos as representações pedagógicas produzidas pelo processo participativo no ensino público municipal. A participação emergiu das inquietudes do coletivo da rede municipal de ensino, como instrumento de superação do modelo educacional e práticas pedagógicas em vigor. Com sua força e significado, mobilizou e transformou os protagonistas e o ensino público municipal, constituindo uma política pública educacional que, através de diferentes mecanismos e estratégias de gestão democrática, atravessa quatro administrações municipais de partidos políticos diferentes. É um processo inconcluso, que, pela sua natureza, precisa ser reinventado permanentemente, pois, nas palavras de Boaventura de Sousa Santos, é um movimento sem fim.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-19T04:12:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14657
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000664159
url http://hdl.handle.net/10183/14657
identifier_str_mv 000664159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/2/000664159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/1/000664159.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14657/3/000664159.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dee382d1ad44f3e53e7a11ab855a2bd
883521575ad5f185f91f560ce7fca926
a0426fb0e34045b343598afe5dcfe881
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064506143145984