Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184542
Resumo: Inscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/Criação – LELIC -, essa tese se sustenta em conceitos bakhtinianos e em uma metodologia dialógica de produção de dados e de análise interpretativa de enunciados. O campo empírico diz respeito a um curso de formação continuada de docentes em serviço, no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do qual a pesquisadora participou como cursista em uma das turmas de formação. A pesquisa foi realizada num município da região metropolitana de Porto Alegre/RS entre os anos de 2013 e 2015. A tese ganha materialidade através de enunciados-relatos referentes ao curso, produzidos tanto por sujeitos em formação, quanto por formadores. Tais enunciados-relatos foram analisados em contraposição, seja a documentos oficiais norteadores da formação continuada no contexto brasileiro, seja a artigos de pesquisadores e concepções de formação continuada. Esse arcabouço discursivo mostra como os planos programáticos ideológicos se projetam sobre uma ideologia do cotidiano atravessada pela arquitetônica dialógica eu-para-mim, eu-para-outro, outro-para-mim.
id URGS_8420d2aa440f6bbb16f432b1e23b0e25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184542
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Aline SantosAxt, Margarete2018-11-14T02:40:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/184542001080023Inscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/Criação – LELIC -, essa tese se sustenta em conceitos bakhtinianos e em uma metodologia dialógica de produção de dados e de análise interpretativa de enunciados. O campo empírico diz respeito a um curso de formação continuada de docentes em serviço, no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do qual a pesquisadora participou como cursista em uma das turmas de formação. A pesquisa foi realizada num município da região metropolitana de Porto Alegre/RS entre os anos de 2013 e 2015. A tese ganha materialidade através de enunciados-relatos referentes ao curso, produzidos tanto por sujeitos em formação, quanto por formadores. Tais enunciados-relatos foram analisados em contraposição, seja a documentos oficiais norteadores da formação continuada no contexto brasileiro, seja a artigos de pesquisadores e concepções de formação continuada. Esse arcabouço discursivo mostra como os planos programáticos ideológicos se projetam sobre uma ideologia do cotidiano atravessada pela arquitetônica dialógica eu-para-mim, eu-para-outro, outro-para-mim.Registered in the Postgraduate Program in Education, of the College of Education, of the Federal University of Rio Grande do Sul, in the Laboratory of Studies in Language, Interaction and Cognition / Creation - LELIC - this thesis is based on Bakhtinian concepts and in a dialogic methodology for data production and interpretative analysis of statements. The empirical field is related to a continuing training course for teachers in service, in the context of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), of which the researcher participated as a cursist in one of the training groups. The research was carried out in a municipality of the metropolitan region of Porto Alegre/RS between the years of 2013 and 2015. The thesis gains materiality through statements related to the course, produced both by subjects in training and by tutors. These statements were analyzed in contrast, either be with official documents about continuing education in the Brazilian context, or with articles by researchers and conceptions of continuing education. This discursive framework shows how the programmatic ideological plans project about an ideology of everyday life crossed by the dialogical architectural I-for-me, i-for-another, another-for-me.application/pdfporEducação continuadaFormação de professoresPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaAlfabetizaçãoEducationIdeology of everyday lifeDialogical architecturePNAICTeacher training in serviceModos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001080023.pdf.txt001080023.pdf.txtExtracted Texttext/plain352336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184542/2/001080023.pdf.txt8201600d1d2d8777f6aaf34648dbd258MD52ORIGINAL001080023.pdfTexto completoapplication/pdf1516544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184542/1/001080023.pdf300b7ae6b52374fb45d67067e25f15f7MD5110183/1845422018-11-15 02:45:46.30564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-11-15T04:45:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
title Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
spellingShingle Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
Oliveira, Aline Santos
Educação continuada
Formação de professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Alfabetização
Education
Ideology of everyday life
Dialogical architecture
PNAIC
Teacher training in service
title_short Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
title_full Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
title_fullStr Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
title_full_unstemmed Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
title_sort Modos de formação continuada de docentes em serviço : arquitetônicas e sentidos emergentes
author Oliveira, Aline Santos
author_facet Oliveira, Aline Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aline Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Axt, Margarete
contributor_str_mv Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Formação de professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Alfabetização
topic Educação continuada
Formação de professores
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Alfabetização
Education
Ideology of everyday life
Dialogical architecture
PNAIC
Teacher training in service
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Ideology of everyday life
Dialogical architecture
PNAIC
Teacher training in service
description Inscrita no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição/Criação – LELIC -, essa tese se sustenta em conceitos bakhtinianos e em uma metodologia dialógica de produção de dados e de análise interpretativa de enunciados. O campo empírico diz respeito a um curso de formação continuada de docentes em serviço, no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do qual a pesquisadora participou como cursista em uma das turmas de formação. A pesquisa foi realizada num município da região metropolitana de Porto Alegre/RS entre os anos de 2013 e 2015. A tese ganha materialidade através de enunciados-relatos referentes ao curso, produzidos tanto por sujeitos em formação, quanto por formadores. Tais enunciados-relatos foram analisados em contraposição, seja a documentos oficiais norteadores da formação continuada no contexto brasileiro, seja a artigos de pesquisadores e concepções de formação continuada. Esse arcabouço discursivo mostra como os planos programáticos ideológicos se projetam sobre uma ideologia do cotidiano atravessada pela arquitetônica dialógica eu-para-mim, eu-para-outro, outro-para-mim.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:40:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184542
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001080023
url http://hdl.handle.net/10183/184542
identifier_str_mv 001080023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184542/2/001080023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184542/1/001080023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8201600d1d2d8777f6aaf34648dbd258
300b7ae6b52374fb45d67067e25f15f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064685675085824