Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugenio, Jonas Camargo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197846
Resumo: Este trabalho versa sobre o ensino de temas sensíveis a partir do encontro entre migrantes senegaleses e estudantes da educação básica. Partindo da pergunta: Como as histórias dos migrantes ensinam sobre temas sensíveis? Construí junto com um grupo de jovens, um curso de história do Brasil para Migrantes senegaleses. Tal curso foi o objeto de análise para que eu pudesse compreender as maneiras pelas quais o contato e a escuta das histórias dos senegaleses mobiliza nos estudantes a reflexão sobre questões como o racismo e a xenofobia. O grupo foi formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada de Porto Alegre, onde fui professor de história até junho de 2018. Desenvolvemos uma metodologia de trabalho para ensinar história do Brasil aos senegaleses a partir das expectativas de um grupo de cinco migrantes que conversaram comigo e com meus alunos ao longo do ano de 2017. Trabalhei com o conceito de temas sensíveis numa perspectiva abrangente, a partir da leitura de alguns autores, como Verena Alberti, Joan Pagès e Nicole Tutiaux Gillon que tem apontado para a necessidade de novas abordagens para o ensino de história, mais voltadas para a cidadania e a convivência pacífica entre os sujeitos.
id URGS_84678a1b338905d50aa471dde899bab0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197846
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Eugenio, Jonas CamargoGil, Carmem Zeli de Vargas2019-08-10T02:31:17Z2018http://hdl.handle.net/10183/197846001098607Este trabalho versa sobre o ensino de temas sensíveis a partir do encontro entre migrantes senegaleses e estudantes da educação básica. Partindo da pergunta: Como as histórias dos migrantes ensinam sobre temas sensíveis? Construí junto com um grupo de jovens, um curso de história do Brasil para Migrantes senegaleses. Tal curso foi o objeto de análise para que eu pudesse compreender as maneiras pelas quais o contato e a escuta das histórias dos senegaleses mobiliza nos estudantes a reflexão sobre questões como o racismo e a xenofobia. O grupo foi formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada de Porto Alegre, onde fui professor de história até junho de 2018. Desenvolvemos uma metodologia de trabalho para ensinar história do Brasil aos senegaleses a partir das expectativas de um grupo de cinco migrantes que conversaram comigo e com meus alunos ao longo do ano de 2017. Trabalhei com o conceito de temas sensíveis numa perspectiva abrangente, a partir da leitura de alguns autores, como Verena Alberti, Joan Pagès e Nicole Tutiaux Gillon que tem apontado para a necessidade de novas abordagens para o ensino de história, mais voltadas para a cidadania e a convivência pacífica entre os sujeitos.This paper focuses on the teaching of sensitive themes having as its basis life stories of Senegalese migrants. Starting with the question: How do migrants’ life stories teach about sensitive themes? I designed, alongside a group of teenagers, a course about the History of Brazil for Senegalese migrants. That course was the object of analysis for me to understand how the contact with Senegalese migrants and the listening to their stories generate in the students a reflection on issues such as racism and xenophobia. The group was formed by students of the 9th year of Primary Education and the 1st and the 3rd years of Secondary Education at Colégio Maria Imaculada, in Porto Alegre, where I was a teacher until June 2018. We developed a methodology to teach the History of Brazil to Senegalese migrants based on the expectations of five migrants we talked to throughout 2017. I worked with the concept of sensitive themes in a comprehensive perspective, based on different authors from around the world that have pointed to the necessity of developing new approaches to the teaching of History, more focused on citizenship and peaceful coexistence.application/pdfporHistóriaHistória do BrasilEnsino de históriaEspaço escolarPrática pedagógicaRelações étnicas e raciaisMigraçãoImigração senegalesaHistory teachingMigrationSensitive ThemesSenegalesehistoryTravessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098607.pdf.txt001098607.pdf.txtExtracted Texttext/plain227768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197846/2/001098607.pdf.txt5b3cc84e0b7a0958709149ae004d4af8MD52ORIGINAL001098607.pdfTexto completoapplication/pdf26747031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197846/1/001098607.pdf877d884ec3f12eabb1faf28ae3829910MD5110183/1978462019-08-11 02:32:11.676192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-11T05:32:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
title Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
spellingShingle Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
Eugenio, Jonas Camargo
História
História do Brasil
Ensino de história
Espaço escolar
Prática pedagógica
Relações étnicas e raciais
Migração
Imigração senegalesa
History teaching
Migration
Sensitive Themes
Senegalese
history
title_short Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
title_full Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
title_fullStr Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
title_full_unstemmed Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
title_sort Travessias : encontros com migrantes e ensino de questões sensíveis
author Eugenio, Jonas Camargo
author_facet Eugenio, Jonas Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugenio, Jonas Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
contributor_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv História
História do Brasil
Ensino de história
Espaço escolar
Prática pedagógica
Relações étnicas e raciais
Migração
Imigração senegalesa
topic História
História do Brasil
Ensino de história
Espaço escolar
Prática pedagógica
Relações étnicas e raciais
Migração
Imigração senegalesa
History teaching
Migration
Sensitive Themes
Senegalese
history
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Migration
Sensitive Themes
Senegalese
history
description Este trabalho versa sobre o ensino de temas sensíveis a partir do encontro entre migrantes senegaleses e estudantes da educação básica. Partindo da pergunta: Como as histórias dos migrantes ensinam sobre temas sensíveis? Construí junto com um grupo de jovens, um curso de história do Brasil para Migrantes senegaleses. Tal curso foi o objeto de análise para que eu pudesse compreender as maneiras pelas quais o contato e a escuta das histórias dos senegaleses mobiliza nos estudantes a reflexão sobre questões como o racismo e a xenofobia. O grupo foi formado por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada de Porto Alegre, onde fui professor de história até junho de 2018. Desenvolvemos uma metodologia de trabalho para ensinar história do Brasil aos senegaleses a partir das expectativas de um grupo de cinco migrantes que conversaram comigo e com meus alunos ao longo do ano de 2017. Trabalhei com o conceito de temas sensíveis numa perspectiva abrangente, a partir da leitura de alguns autores, como Verena Alberti, Joan Pagès e Nicole Tutiaux Gillon que tem apontado para a necessidade de novas abordagens para o ensino de história, mais voltadas para a cidadania e a convivência pacífica entre os sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T02:31:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098607
url http://hdl.handle.net/10183/197846
identifier_str_mv 001098607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197846/2/001098607.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197846/1/001098607.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b3cc84e0b7a0958709149ae004d4af8
877d884ec3f12eabb1faf28ae3829910
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064704161480704