Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paviani, Tatiani Melissa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131341
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma análise laboratorial da adesividade e do comportamento mecânico de concretos asfálticos elaborados com agregados de granito e com ligante convencional (CAP 50/70) e ligante modificado por polímero (AMP CAP 60/85), priorizando os efeitos decorrentes da incorporação de dois tipos de cales. A primeira, denominada cal calcítica (com elevado teor de óxido de cálcio) é oriunda do Estado de Minas Gerais e, a segunda, denominada cal dolomítica, produzida no Estado do Rio Grande do Sul. Para a dosagem das seis misturas estudadas foi utilizada a metodologia Marshall, sendo posteriormente realizados ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Dano por Umidade Induzida (AASHTO T 283/89) e Resistência à Fadiga utilizando-se o ensaio de Tração indireta por compressão diametral, no modo tensão controlada. De posse dos resultados laboratoriais foi realizada uma análise elástico - linear, utilizando o Programa Computacional EVERSTRESS 5.0, e aplicado os resultados de deformação nos modelos obtidos em laboratório para as seis misturas analisadas. Considerando este critério, pode-se observar que os melhores resultados foram obtidos para as misturas elaboradas com ligante modificado. Quando empregado o ligante convencional evidenciou-se a melhora do comportamento da resistência à Fadiga das misturas que tiveram incorporação de cal (aumento de até 330% quando empregada cal calcítica e de até 348% quando empregada cal dolomítica), enquanto que quando preparadas com ligante modificado por polímero, a mistura que apresentou melhores resultados foi a elaborada sem incorporação de cal. Outro fato constatado e importante diz respeito a interação entre a cal, o ligante e o agregado granítico, já que diferentemente do esperado, a incorporação de cales não ocasionou resultados satisfatórios na adesividade.
id URGS_8c52d8e378c1e8c9b275352d9f88c441
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131341
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Paviani, Tatiani MelissaNunez, Washington PeresCeratti, Jorge Augusto Pereira2015-12-24T02:39:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/131341000980788A presente pesquisa apresenta uma análise laboratorial da adesividade e do comportamento mecânico de concretos asfálticos elaborados com agregados de granito e com ligante convencional (CAP 50/70) e ligante modificado por polímero (AMP CAP 60/85), priorizando os efeitos decorrentes da incorporação de dois tipos de cales. A primeira, denominada cal calcítica (com elevado teor de óxido de cálcio) é oriunda do Estado de Minas Gerais e, a segunda, denominada cal dolomítica, produzida no Estado do Rio Grande do Sul. Para a dosagem das seis misturas estudadas foi utilizada a metodologia Marshall, sendo posteriormente realizados ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Dano por Umidade Induzida (AASHTO T 283/89) e Resistência à Fadiga utilizando-se o ensaio de Tração indireta por compressão diametral, no modo tensão controlada. De posse dos resultados laboratoriais foi realizada uma análise elástico - linear, utilizando o Programa Computacional EVERSTRESS 5.0, e aplicado os resultados de deformação nos modelos obtidos em laboratório para as seis misturas analisadas. Considerando este critério, pode-se observar que os melhores resultados foram obtidos para as misturas elaboradas com ligante modificado. Quando empregado o ligante convencional evidenciou-se a melhora do comportamento da resistência à Fadiga das misturas que tiveram incorporação de cal (aumento de até 330% quando empregada cal calcítica e de até 348% quando empregada cal dolomítica), enquanto que quando preparadas com ligante modificado por polímero, a mistura que apresentou melhores resultados foi a elaborada sem incorporação de cal. Outro fato constatado e importante diz respeito a interação entre a cal, o ligante e o agregado granítico, já que diferentemente do esperado, a incorporação de cales não ocasionou resultados satisfatórios na adesividade.This research shows a laboratory test of adhesiveness and the mechanical behavior of asphalt concrete prepared with granitic aggregate and conventional binder (CAP 50/70) and polymer-modified binder (AMP CAP 60/85), prioritizing the effects resulting from the merger of two types of limes. The first, called calcite lime (with high content of calcium oxide), comes from the Brazilian State of Minas Gerais; the second, the dolomitic lime, is produced in the State of Rio Grande do Sul. The Marshall method assessed the six mixtures studied; subsequently, Tensile Strength for Diametral Compression, Resilience Module, Damage Induced by Humidity (AASHTO T 283/89) and Resistance to Fatigue were tested by means of indirect traction by diametrical compression in controlled stress mode. A linear elastic analysis followed the laboratory results, using Computational Program EVERSTRESS 5.0; deformation results obtained in laboratory models for the six analyzed mixtures were applied. In accordance with this criterion, the best results point to asphalt mixtures prepared with modified binder. The use of conventional binder showed improvement in the fatigue resistance behavior of mixtures that take lime incorporation (increase of up to 330% with calcite lime, and up to 348% with dolomitic lime); however, when prepared with polymer-modified binder, the mixture that showed the best results did not have the addition of lime. Another noteworthy fact confirmed concerns the interaction amongst the lime, the binder and the granitic aggregate: unlike expected, the incorporation of limes did not convey satisfactory results in adhesiveness.application/pdfporConcreto asfálticoEnsaios de traçãoCal hidratadaResistência à fadigaPavementsMechanical propertiesAsphalt mixtureLime incorporationFatigueEfeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado graníticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980788.pdf000980788.pdfTexto completoapplication/pdf2679626http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131341/1/000980788.pdfa4a2eaf34a1a7d63a46d158e1d795d15MD51TEXT000980788.pdf.txt000980788.pdf.txtExtracted Texttext/plain220569http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131341/2/000980788.pdf.txta4b20705825338e3fec00f97c9182ca2MD52THUMBNAIL000980788.pdf.jpg000980788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131341/3/000980788.pdf.jpgbee7b187fa226b2d328997398939d53eMD5310183/1313412018-10-25 09:58:31.381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:58:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
title Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
spellingShingle Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
Paviani, Tatiani Melissa
Concreto asfáltico
Ensaios de tração
Cal hidratada
Resistência à fadiga
Pavements
Mechanical properties
Asphalt mixture
Lime incorporation
Fatigue
title_short Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
title_full Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
title_fullStr Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
title_full_unstemmed Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
title_sort Efeitos da adição de cal hidratada no comportamento mecânico de concretos asfálticos produzidos com agregado granítico
author Paviani, Tatiani Melissa
author_facet Paviani, Tatiani Melissa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paviani, Tatiani Melissa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunez, Washington Peres
Ceratti, Jorge Augusto Pereira
contributor_str_mv Nunez, Washington Peres
Ceratti, Jorge Augusto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Concreto asfáltico
Ensaios de tração
Cal hidratada
Resistência à fadiga
topic Concreto asfáltico
Ensaios de tração
Cal hidratada
Resistência à fadiga
Pavements
Mechanical properties
Asphalt mixture
Lime incorporation
Fatigue
dc.subject.eng.fl_str_mv Pavements
Mechanical properties
Asphalt mixture
Lime incorporation
Fatigue
description A presente pesquisa apresenta uma análise laboratorial da adesividade e do comportamento mecânico de concretos asfálticos elaborados com agregados de granito e com ligante convencional (CAP 50/70) e ligante modificado por polímero (AMP CAP 60/85), priorizando os efeitos decorrentes da incorporação de dois tipos de cales. A primeira, denominada cal calcítica (com elevado teor de óxido de cálcio) é oriunda do Estado de Minas Gerais e, a segunda, denominada cal dolomítica, produzida no Estado do Rio Grande do Sul. Para a dosagem das seis misturas estudadas foi utilizada a metodologia Marshall, sendo posteriormente realizados ensaios de Resistência à Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Dano por Umidade Induzida (AASHTO T 283/89) e Resistência à Fadiga utilizando-se o ensaio de Tração indireta por compressão diametral, no modo tensão controlada. De posse dos resultados laboratoriais foi realizada uma análise elástico - linear, utilizando o Programa Computacional EVERSTRESS 5.0, e aplicado os resultados de deformação nos modelos obtidos em laboratório para as seis misturas analisadas. Considerando este critério, pode-se observar que os melhores resultados foram obtidos para as misturas elaboradas com ligante modificado. Quando empregado o ligante convencional evidenciou-se a melhora do comportamento da resistência à Fadiga das misturas que tiveram incorporação de cal (aumento de até 330% quando empregada cal calcítica e de até 348% quando empregada cal dolomítica), enquanto que quando preparadas com ligante modificado por polímero, a mistura que apresentou melhores resultados foi a elaborada sem incorporação de cal. Outro fato constatado e importante diz respeito a interação entre a cal, o ligante e o agregado granítico, já que diferentemente do esperado, a incorporação de cales não ocasionou resultados satisfatórios na adesividade.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-24T02:39:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980788
url http://hdl.handle.net/10183/131341
identifier_str_mv 000980788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131341/1/000980788.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131341/2/000980788.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131341/3/000980788.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4a2eaf34a1a7d63a46d158e1d795d15
a4b20705825338e3fec00f97c9182ca2
bee7b187fa226b2d328997398939d53e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309076877377536