A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciano Denardin de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25582
Resumo: Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além de tópicos históricos, o texto apresenta associações com o cotidiano do aluno. Complementaram a aplicação da proposta a realização de atividades experimentais e o uso de vídeos que representam os fenômenos físicos discutidos em aula. Através da observação diária em sala de aula e da análise de questionários respondidos pelos alunos ao final de sua aplicação, pudemos verificar que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes ficaram mais predispostos ao aprendizado, além de terem assumido um comportamento mais participativo e entusiasmado em aula. Também foi elaborado um roteiro de sugestões visando a orientar professores que se interessem em desenvolver futuramente a proposta.
id URGS_8c8047c3ffe4353ff8e2c433307205a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25582
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Luciano Denardin deMors, Paulo Machado2010-09-09T04:19:51Z2009http://hdl.handle.net/10183/25582000753638Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além de tópicos históricos, o texto apresenta associações com o cotidiano do aluno. Complementaram a aplicação da proposta a realização de atividades experimentais e o uso de vídeos que representam os fenômenos físicos discutidos em aula. Através da observação diária em sala de aula e da análise de questionários respondidos pelos alunos ao final de sua aplicação, pudemos verificar que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes ficaram mais predispostos ao aprendizado, além de terem assumido um comportamento mais participativo e entusiasmado em aula. Também foi elaborado um roteiro de sugestões visando a orientar professores que se interessem em desenvolver futuramente a proposta.We describe the use of historical elements to facilitate the learning of Fluid Mechanics in High School. We have developed an instructional material founded on the basis of the theory of meaningful learning of Ausubel and Novak. Besides the historical topics, the text explores the quotidian of the student. As a complement, experimental activities and the use of videos, representing the physical phenomena presented in class, complemented the application of the proposal. Daily observation in classroom and analysis of the questionnaires answered by the students showed us that we succeeded in stimulating the students, who demonstrated much more enthusiasm and participation. It was developed, also, a guide with suggestions to teachers interested in utilizing the material.application/pdfporEnsino de físicaMecânica dos fluidosEnsino médioHistoria da físicaAprendizagem significativaPhysics teachingHigh school levelFluid mechanicsHistory of physicsAusubelA história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2009mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753638.pdf.txt000753638.pdf.txtExtracted Texttext/plain259133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/2/000753638.pdf.txt5ef5bace8d179368e23592f884b5c5adMD52ORIGINAL000753638.pdf000753638.pdfTexto completoapplication/pdf1872841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/1/000753638.pdf444d9bc92c8557031929f26cff0f4fc4MD51THUMBNAIL000753638.pdf.jpg000753638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/3/000753638.pdf.jpg73b96d84af818f43dfd557deb349e5abMD5310183/255822022-10-29 05:02:26.242489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-29T08:02:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
title A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
spellingShingle A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
Oliveira, Luciano Denardin de
Ensino de física
Mecânica dos fluidos
Ensino médio
Historia da física
Aprendizagem significativa
Physics teaching
High school level
Fluid mechanics
History of physics
Ausubel
title_short A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
title_full A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
title_fullStr A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
title_full_unstemmed A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
title_sort A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
author Oliveira, Luciano Denardin de
author_facet Oliveira, Luciano Denardin de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciano Denardin de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mors, Paulo Machado
contributor_str_mv Mors, Paulo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Mecânica dos fluidos
Ensino médio
Historia da física
Aprendizagem significativa
topic Ensino de física
Mecânica dos fluidos
Ensino médio
Historia da física
Aprendizagem significativa
Physics teaching
High school level
Fluid mechanics
History of physics
Ausubel
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teaching
High school level
Fluid mechanics
History of physics
Ausubel
description Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Além de tópicos históricos, o texto apresenta associações com o cotidiano do aluno. Complementaram a aplicação da proposta a realização de atividades experimentais e o uso de vídeos que representam os fenômenos físicos discutidos em aula. Através da observação diária em sala de aula e da análise de questionários respondidos pelos alunos ao final de sua aplicação, pudemos verificar que a proposta alcançou seus objetivos, uma vez que os estudantes ficaram mais predispostos ao aprendizado, além de terem assumido um comportamento mais participativo e entusiasmado em aula. Também foi elaborado um roteiro de sugestões visando a orientar professores que se interessem em desenvolver futuramente a proposta.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-09T04:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25582
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000753638
url http://hdl.handle.net/10183/25582
identifier_str_mv 000753638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/2/000753638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/1/000753638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25582/3/000753638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ef5bace8d179368e23592f884b5c5ad
444d9bc92c8557031929f26cff0f4fc4
73b96d84af818f43dfd557deb349e5ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308993325793280