É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Paula Tatiane de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156460
Resumo: Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre o ensino de História, os estudos de gênero e a formação continuada de professoras/es a partir da experiência de elaboração e aplicação do curso de extensão Caminhos entrecruzados: o ensino de história, gênero e formação de professoras/es, desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade semipresencial. O curso foi realizado com professoras/es da rede municipal de ensino da cidade de Canoas/RS com a intenção de contribuir para a formação continuada de professoras/es de História, discutindo fundamentos teórico-metodológicos para refletir os possíveis usos da categoria de gênero no ensino de História. Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou algumas ferramentas oriundas de estudos etnográficos, com o olhar voltado ao processo de formação, tendo em vista dois olhares: o da professora/pesquisadora e das/os professoras/es cursistas. Nessa formação, pensou-se o conceito de gênero a partir dos estudos culturais e dos estudos feministas, em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentada principalmente na definição de gênero da historiadora Joan Scott. A finalidade da formação foi desenvolver uma proposta de formação continuada para professores/as de história da rede pública na temática de gênero e história das mulheres. Com a experiência de aplicação da formação, foi possível propor formas de articular gênero e ensino de História com o objetivo de tensionar e superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História.
id URGS_ab67afb11d31d4b7b6a77ebb2d8d56d8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156460
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Azevedo, Paula Tatiane deMéndez, Natalia Pietra2017-03-31T11:35:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/156460001015474Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre o ensino de História, os estudos de gênero e a formação continuada de professoras/es a partir da experiência de elaboração e aplicação do curso de extensão Caminhos entrecruzados: o ensino de história, gênero e formação de professoras/es, desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade semipresencial. O curso foi realizado com professoras/es da rede municipal de ensino da cidade de Canoas/RS com a intenção de contribuir para a formação continuada de professoras/es de História, discutindo fundamentos teórico-metodológicos para refletir os possíveis usos da categoria de gênero no ensino de História. Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou algumas ferramentas oriundas de estudos etnográficos, com o olhar voltado ao processo de formação, tendo em vista dois olhares: o da professora/pesquisadora e das/os professoras/es cursistas. Nessa formação, pensou-se o conceito de gênero a partir dos estudos culturais e dos estudos feministas, em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentada principalmente na definição de gênero da historiadora Joan Scott. A finalidade da formação foi desenvolver uma proposta de formação continuada para professores/as de história da rede pública na temática de gênero e história das mulheres. Com a experiência de aplicação da formação, foi possível propor formas de articular gênero e ensino de História com o objetivo de tensionar e superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História.This study aims to propose a dialogue between the teaching of History, the gender studies and the continuing education of teachers from the experience of development and application of the extension course Crisscrossing Paths: teaching History, gender and education of teachers, developed within a virtual learning environment (VLE) in blended mode. The course was held with teachers from municipal schools of Canoas/RS with the intention to contribute to the continuing education of History teachers, discussing theoretical and methodological background to reflect the possible uses of the gender category in History teaching. In terms of methodology, the research used some tools derived from ethnographic studies, focused on the training process, given two looks: from the teacher/researcher and from teachers/students. In this training, the concept of gender was thought from cultural and feminist studies in a post-structuralist perspective, base mainly on the definition of gender from historian Joan Scott. With the experience of training it was possible to propose ways to articulate gender and the teaching of History with the objective to tension and overcome the current model of education based on a traditional, linear, ethnocentric and masculine view of History.application/pdfporEnsino de históriaFormação de professores : HistóriaGêneroEstudos de gêneroAmbiente virtual de aprendizagemMulher : HistóriaCanoas (RS)GenderHistory teachingContinuing education of teachersÉ para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015474.pdf001015474.pdfTexto completoapplication/pdf1075015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156460/1/001015474.pdf87e789cd17d708713a974b506bfbf634MD51TEXT001015474.pdf.txt001015474.pdf.txtExtracted Texttext/plain209969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156460/2/001015474.pdf.txt18ddfe049bff63fedc7e7b2de05e6fa0MD52THUMBNAIL001015474.pdf.jpg001015474.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156460/3/001015474.pdf.jpgef199ee775daab07f6e0a8b772d2d045MD5310183/1564602018-10-25 09:13:30.388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:13:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
title É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
spellingShingle É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
Azevedo, Paula Tatiane de
Ensino de história
Formação de professores : História
Gênero
Estudos de gênero
Ambiente virtual de aprendizagem
Mulher : História
Canoas (RS)
Gender
History teaching
Continuing education of teachers
title_short É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
title_full É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
title_fullStr É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
title_full_unstemmed É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
title_sort É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história
author Azevedo, Paula Tatiane de
author_facet Azevedo, Paula Tatiane de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Paula Tatiane de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Méndez, Natalia Pietra
contributor_str_mv Méndez, Natalia Pietra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Formação de professores : História
Gênero
Estudos de gênero
Ambiente virtual de aprendizagem
Mulher : História
Canoas (RS)
topic Ensino de história
Formação de professores : História
Gênero
Estudos de gênero
Ambiente virtual de aprendizagem
Mulher : História
Canoas (RS)
Gender
History teaching
Continuing education of teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
History teaching
Continuing education of teachers
description Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre o ensino de História, os estudos de gênero e a formação continuada de professoras/es a partir da experiência de elaboração e aplicação do curso de extensão Caminhos entrecruzados: o ensino de história, gênero e formação de professoras/es, desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na modalidade semipresencial. O curso foi realizado com professoras/es da rede municipal de ensino da cidade de Canoas/RS com a intenção de contribuir para a formação continuada de professoras/es de História, discutindo fundamentos teórico-metodológicos para refletir os possíveis usos da categoria de gênero no ensino de História. Em termos metodológicos, a pesquisa utilizou algumas ferramentas oriundas de estudos etnográficos, com o olhar voltado ao processo de formação, tendo em vista dois olhares: o da professora/pesquisadora e das/os professoras/es cursistas. Nessa formação, pensou-se o conceito de gênero a partir dos estudos culturais e dos estudos feministas, em uma perspectiva pós-estruturalista, fundamentada principalmente na definição de gênero da historiadora Joan Scott. A finalidade da formação foi desenvolver uma proposta de formação continuada para professores/as de história da rede pública na temática de gênero e história das mulheres. Com a experiência de aplicação da formação, foi possível propor formas de articular gênero e ensino de História com o objetivo de tensionar e superar o modelo vigente de ensino baseado em uma visão tradicional, linear, etnocêntrica e masculina de História.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-31T11:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156460
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015474
url http://hdl.handle.net/10183/156460
identifier_str_mv 001015474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156460/1/001015474.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156460/2/001015474.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156460/3/001015474.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87e789cd17d708713a974b506bfbf634
18ddfe049bff63fedc7e7b2de05e6fa0
ef199ee775daab07f6e0a8b772d2d045
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064651234607104