A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana Gasparotto Alves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147882
Resumo: A Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da Pós-Graduação na UFRGS em 2012 no que se refere ao tempo e idade de titulação, bem como diferenças na produção científica até o ano de titulação entre dois grupos: discentes que tiveram experiência de IC na graduação (grupo IC) e que não tiveram (Grupo NIC). Verificou-se grande ocorrência de discentes do grupo IC na modalidade acadêmica. Em geral o grupo IC se titulou mais jovem que o NIC, e em três Grandes Áreas os discentes do grupo IC se titularam em menos tempo e com menor idade que o grupo NIC, bem como obtiveram mais produção científica em diversos casos.
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spelling Lima, Luciana Gasparotto Alves deSouza, Diogo Onofre Gomes de2016-09-01T02:18:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/147882000999565A Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da Pós-Graduação na UFRGS em 2012 no que se refere ao tempo e idade de titulação, bem como diferenças na produção científica até o ano de titulação entre dois grupos: discentes que tiveram experiência de IC na graduação (grupo IC) e que não tiveram (Grupo NIC). Verificou-se grande ocorrência de discentes do grupo IC na modalidade acadêmica. Em geral o grupo IC se titulou mais jovem que o NIC, e em três Grandes Áreas os discentes do grupo IC se titularam em menos tempo e com menor idade que o grupo NIC, bem como obtiveram mais produção científica em diversos casos.Scientific Initiation allows to introduce undergraduate students in scientific research, leading them earlier to the Graduation. The objective of the research is investigate differences among graduated students of UFRGS in 2012 concerning to time and age of graduation and differences in scientific production between two groups: group with scientific initiation experience (IC group) and group with no scientific initiation experience (NIC group). There was high occurrence of students in IC group in academic modality. In general the IC group concluded the graduation younger than NIC group. In three big areas, the students of IC group concluded their studies in less time and younger than the NIC group and obtained more scientific production in many cases.application/pdfporIniciação científicaEducação de pós-graduaçãoProdução científicaScientific initiationGraduationMaster's degreeDoctor's degreeA influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999565.pdf000999565.pdfTexto completoapplication/pdf2644817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147882/1/000999565.pdfd6ef8932f71f9e2fba683ebe94d2a719MD51TEXT000999565.pdf.txt000999565.pdf.txtExtracted Texttext/plain77302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147882/2/000999565.pdf.txt1b02ab54e565433f7a1050bbd8c86425MD52THUMBNAIL000999565.pdf.jpg000999565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147882/3/000999565.pdf.jpg03608943dbef532ac6e58b7634524061MD5310183/1478822020-03-11 04:17:02.055299oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-11T07:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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