Raios-x e radioterapia : uma oficina temática para abordar conceitos de radiações e radioatividade no ensino médio na perspectiva da contextualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzatto, Elenice Felimberti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219088
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo abordar de forma contextualizada o conteúdo de Radiações e Radioatividade por meio da proposição metodológica de uma Oficina Temática intitulada “O uso da radiação na medicina: Raios-X e Radioterapia”. O público-alvo foram estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Segundo Marcondes, a Oficina Temática é uma proposição metodológica que procura tratar os conhecimentos científicos de forma inter-relacionada e contextualizada, envolvendo os estudantes em um processo ativo de construção do seu próprio conhecimento e de reflexão que contribui para a tomada de decisões. A Oficina Temática desenvolvida foi estruturada com base nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti, os quais são: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. De acordo com autores como Maldaner, Mortimer; Scott, Santos; Schnetzler, um ensino na perspectiva da contextualização deve ser baseado em temáticas que estejam relacionadas à vivência dos estudantes e que emerjam do interesse dos mesmos. Deve favorecer a construção de um conhecimento químico sólido e que oportunize ao discente uma formação crítica para a tomada de decisões de forma consciente frente aos desafios da realidade social na qual está inserido. A temática Radiações e Radioatividade apresenta forte caráter interdisciplinar, visto que para sua abordagem são evocados conceitos pertencentes a várias disciplinas, conforme coloca Pombo, mesmo que outros professores não tenham participado na aplicação da Oficina Temática. O presente trabalho baseou-se nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural de aprendizagem de Vygotsky. Esta teoria postula que o desenvolvimento das funções mentais superiores são processos mediados por instrumentos e signos – como a linguagem – com origem na interação do indivíduo com o seu meio social e cultural, sobretudo nas situações específicas como o ensino. A metodologia de pesquisa adotada na presente investigação apresenta predominantemente caráter qualitativo. Os resultados obtidos permitem concluir que o desenvolvimento dos conteúdos de Química através de temáticas relacionadas com a vivência dos estudantes favorece a construção do conhecimento de forma mais efetiva do que a utilização da metodologia baseada no ensino tradicional. A estratégia metodológica adotada para as Oficinas Temáticas favoreceu a construção de novos conhecimentos, o desenvolvimento de novas formas de estudar Química, estabelecendo relações entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. Ela também apontou avanços significativos no entendimento dos estudantes sobre o uso da radiação na medicina. A investigação também mostrou que os estudantes consideram importante a disciplina de Química no seu currículo escolar, sendo que a maioria afirmou aplicar o conhecimento químico no seu cotidiano. Na revisão de literatura, não foi encontrada nenhuma Oficina Temática que tenha abordado o uso da radiação na área da medicina para o diagnóstico e tratamento de doenças. Isso nos permite inferir que esta temática é um campo aberto para investigações, com grandes potencialidades para se trabalhar tópicos do ensino de Química, Física e Ciências. Apesar dos desafios encontrados – como escassez de tempo para o desenvolvimento das atividades e pouca disponibilidade de materiais sobre o assunto da pesquisa –, pode-se dizer que a prática pedagógica realizada junto aos estudantes representou uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional para a pesquisadora.
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De acordo com autores como Maldaner, Mortimer; Scott, Santos; Schnetzler, um ensino na perspectiva da contextualização deve ser baseado em temáticas que estejam relacionadas à vivência dos estudantes e que emerjam do interesse dos mesmos. Deve favorecer a construção de um conhecimento químico sólido e que oportunize ao discente uma formação crítica para a tomada de decisões de forma consciente frente aos desafios da realidade social na qual está inserido. A temática Radiações e Radioatividade apresenta forte caráter interdisciplinar, visto que para sua abordagem são evocados conceitos pertencentes a várias disciplinas, conforme coloca Pombo, mesmo que outros professores não tenham participado na aplicação da Oficina Temática. O presente trabalho baseou-se nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural de aprendizagem de Vygotsky. Esta teoria postula que o desenvolvimento das funções mentais superiores são processos mediados por instrumentos e signos – como a linguagem – com origem na interação do indivíduo com o seu meio social e cultural, sobretudo nas situações específicas como o ensino. A metodologia de pesquisa adotada na presente investigação apresenta predominantemente caráter qualitativo. Os resultados obtidos permitem concluir que o desenvolvimento dos conteúdos de Química através de temáticas relacionadas com a vivência dos estudantes favorece a construção do conhecimento de forma mais efetiva do que a utilização da metodologia baseada no ensino tradicional. A estratégia metodológica adotada para as Oficinas Temáticas favoreceu a construção de novos conhecimentos, o desenvolvimento de novas formas de estudar Química, estabelecendo relações entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. Ela também apontou avanços significativos no entendimento dos estudantes sobre o uso da radiação na medicina. A investigação também mostrou que os estudantes consideram importante a disciplina de Química no seu currículo escolar, sendo que a maioria afirmou aplicar o conhecimento químico no seu cotidiano. Na revisão de literatura, não foi encontrada nenhuma Oficina Temática que tenha abordado o uso da radiação na área da medicina para o diagnóstico e tratamento de doenças. Isso nos permite inferir que esta temática é um campo aberto para investigações, com grandes potencialidades para se trabalhar tópicos do ensino de Química, Física e Ciências. Apesar dos desafios encontrados – como escassez de tempo para o desenvolvimento das atividades e pouca disponibilidade de materiais sobre o assunto da pesquisa –, pode-se dizer que a prática pedagógica realizada junto aos estudantes representou uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional para a pesquisadora.The present work approaches, in a contextualized manner, the contents of Radiations and Radioactivity through a methodological proposal of a Thematic Workshop entitled “The use of radiation in medicine: X-rays and Radiotherapy”. The subjects of this research were second year High School students of a Brazilian public school. According to Marcondes, the Thematic Workshop is a methodological proposal that seeks to treat scientific knowledge in an interrelated and contextualized way, involving students in an active process of building their own knowledge and of reflection that contributes to their decision-making. The Thematic Workshop developed was structured based on the three pedagogical moments proposed by Delizoicov and Angotti: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. According to authors as Maldaner, Mortimer and Scott, Santos and Schnetzler, teaching, from the perspective of contextualization, should be based on themes that are related to the students' experience and that emerge from their interest. It should favor the construction of solid chemical knowledge and provide the student with critical training for conscious decision-making facing the challenges of the social reality in which it is inserted. The theme Radiations and Radioactivity has a strong interdisciplinary character, since concepts that belong to various disciplines are evoked for its approach, as we see in Pombo, even though other teachers did not participate in the application of the Thematic Workshop. The present work was based on the Vygotsky Historical-Cultural theory of learning. It postulates that the development of higher mental functions are processes mediated by instruments and signs – such as language – originated in the interaction of the individual with his social and cultural environment, especially in specific situations such as teaching. The research methodology adopted in the present investigation is predominantly qualitative. The results obtained allow us to conclude that the development of Chemistry content through themes related to the students' experience favors the construction of knowledge more effectively than the use of the methodology based on traditional teaching. The methodological strategy adopted for the Thematic Workshops contributed towards the students’ construction of new knowledge, development of new ways of studying Chemistry, establishing of relationships between everyday knowledge and scientific knowledge. It also showed significant advances in the understanding of the use of radiation in medicine. The investigation also showed that students consider the discipline of Chemistry to be important in their school curriculum, with the majority claiming to apply chemical knowledge in their daily lives. In the literature review, no Thematic Workshop was found that addressed the use of radiation in the field of medicine for the diagnosis and treatment of diseases. This allows us to infer that this theme constitutes an open field for investigations, with great potential to work on topics in the teaching of Chemistry, Physics and Sciences. Despite the challenges encountered – such as lack of time for the development of activities and little availability of materials on the subject of the research –, it can be said that the pedagogical practice carried out with the students represented a unique opportunity for personal and professional growth for the researcher.application/pdfporVigotsky, L. S. (Lev Semenovich) , 1896-1934Oficinas temáticasEnsino de quimicaRadiaçãoRadioatividadeThematic workshopChemistry teaching contextualizationRadiationsRadioactivityRaios-x e radioterapia : uma oficina temática para abordar conceitos de radiações e radioatividade no ensino médio na perspectiva da contextualizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123255.pdf.txt001123255.pdf.txtExtracted Texttext/plain604422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219088/2/001123255.pdf.txt37a20ef2ff00aeb6834b61429bc13544MD52ORIGINAL001123255.pdfTexto completoapplication/pdf5918804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219088/1/001123255.pdf9825df16ff99f11913aa26fa105dc02bMD5110183/2190882021-05-07 04:57:47.590087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:57:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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