A fotografia como escrita pessoal : Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alexandre Ricardo dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6270
Resumo: Este estudo propõe uma análise da obra fotográfica de Alair Gomes (1921-1992), engenheiro, filósofo e crítico de arte que também atuou como fotógrafo nos últimos 26 anos de sua vida. O recorte principal do trabalho está vinculado à presença de uma sensibilidade melancólica em sua trajetória, tanto biográfica quanto artística, uma vez que estas duas instâncias se cruzam e são inseparáveis em sua fotografia de forte viés homoerótico. A relação entre a melancolia e a obra do artista é pensada a partir da noção de escrita pessoal, a qual se ancora no caráter confessional e narrativo de sua fotografia e de seus textos escritos. A singularidade da sua poética distancia-se do contexto em que ele viveu e produziu, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro, durante as décadas de 1970 e 1980. Como diversos fotógrafos que se dedicaram à representação do desejo homoerótico ao longo da história da fotografia, Alair atuou de modo silencioso e quase sempre nas bordas do sistema das artes. Isto não o impediu, entretanto, do desenvolvimento de um trabalho de dimensões gigantescas, cuja originalidade e a narrativa íntima estavam à frente de sua época, pré-anunciando tendências da arte contemporânea recente.
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spelling Santos, Alexandre Ricardo dosBrites, Blanca Luz2007-06-06T18:55:14Z2006http://hdl.handle.net/10183/6270000527865Este estudo propõe uma análise da obra fotográfica de Alair Gomes (1921-1992), engenheiro, filósofo e crítico de arte que também atuou como fotógrafo nos últimos 26 anos de sua vida. O recorte principal do trabalho está vinculado à presença de uma sensibilidade melancólica em sua trajetória, tanto biográfica quanto artística, uma vez que estas duas instâncias se cruzam e são inseparáveis em sua fotografia de forte viés homoerótico. A relação entre a melancolia e a obra do artista é pensada a partir da noção de escrita pessoal, a qual se ancora no caráter confessional e narrativo de sua fotografia e de seus textos escritos. A singularidade da sua poética distancia-se do contexto em que ele viveu e produziu, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro, durante as décadas de 1970 e 1980. Como diversos fotógrafos que se dedicaram à representação do desejo homoerótico ao longo da história da fotografia, Alair atuou de modo silencioso e quase sempre nas bordas do sistema das artes. Isto não o impediu, entretanto, do desenvolvimento de um trabalho de dimensões gigantescas, cuja originalidade e a narrativa íntima estavam à frente de sua época, pré-anunciando tendências da arte contemporânea recente.This study proposes an analysis of the photographic work by Alair Gomes (1921-1992), an engineer, philosopher and art critic who also performed as photographer in the last 26 years of his life. The mainstream of the work is linked to the presence of a melancholic sensitiveness in his biographic and artistic life trajectory since these two instances cross in between and they are inseparable in his photography of strong homoerotic bias. The relation between melancholy and the artist’s work is considered from the perception of personal writing, which is anchored in the confessional and narrative character of his photography and of his written texts. The singularity of his poetic feature is distant from the context where he lived and produced his work, that is, the city of Rio de Janeiro during the 1970’s and 1980’s decades. Like several photographers who dedicated themselves to the representation of the homoerotic desire over the photography history, Alair performed in a silent manner and almost always at the edges of the arts’ system. However, this did not prevent him from developing a work of gigantic dimensions whose originality and intimate narrative were ahead from his time, forecasting trends of the recent contemporary art.application/pdfporGomes, Alair, 1921-1992FotografiaA fotografia como escrita pessoal : Alair Gomes e a melancolia do corpo-outroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000527865.pdf.txt000527865.pdf.txtExtracted Texttext/plain832236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6270/2/000527865.pdf.txt68af10145aeac52164562093cb0a6402MD52ORIGINAL000527865.pdf000527865.pdfTexto completoapplication/pdf14733650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6270/1/000527865.pdfa91ff03e85d40a311706a77ac95846e2MD5110183/62702019-08-23 02:30:28.725988oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-23T05:30:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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