Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bloise, Arthur Gustavo dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187434
Resumo: O objetivo dessa dissertação é abordar o processo de revitalização da área do porto de Porto Alegre conhecida como Cais Mauá. Para tanto, foi realizada a contextualização histórica das propostas que pretenderam revitalizar o espaço do cais do porto, desde a década de 1980, perpassando diversas gestões municipais e estaduais. A realização do trabalho utilizou a linha de pesquisa Análise Territorial e os conceitos de espaço urbano, marketing urbano e empreendedorismo urbano, no propósito de entender a existência ou não do fenômeno de “city marketing” no projeto de revitalização em curso. Com efeito, objetivamos também a compreensão das práticas de gestão e planejamento urbano e seus impactos, como a transição dos modelos de gestão baseados nos instrumentos de participação popular como o Orçamento Participativo àqueles baseados nos projetos especiais urbanos, empreendedorismo urbano, planejamento estratégico e grandes projetos urbanos. Analisamos a documentação, publicações legais e artigos, reportagens e legislação sobre o processo de revitalização do Cais Mauá e realizamos entrevistas com os agentes públicos, poderes executivo, legislativo e judiciário, entidades associativas, personalidades e iniciativa privada envolvidos em sua implantação, apoio e críticos a este. Ao final, discutimos e analisamos o processo de definição do modelo a ser executado, sua vinculação com o marketing urbano e as consequências, bem como as possibilidades e limites de sua implantação.
id URGS_c25d78476264194e36fec36ad2ad5bdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187434
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bloise, Arthur Gustavo dos SantosSobarzo Miño, Oscar Alfredo2018-12-27T04:05:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/187434001083080O objetivo dessa dissertação é abordar o processo de revitalização da área do porto de Porto Alegre conhecida como Cais Mauá. Para tanto, foi realizada a contextualização histórica das propostas que pretenderam revitalizar o espaço do cais do porto, desde a década de 1980, perpassando diversas gestões municipais e estaduais. A realização do trabalho utilizou a linha de pesquisa Análise Territorial e os conceitos de espaço urbano, marketing urbano e empreendedorismo urbano, no propósito de entender a existência ou não do fenômeno de “city marketing” no projeto de revitalização em curso. Com efeito, objetivamos também a compreensão das práticas de gestão e planejamento urbano e seus impactos, como a transição dos modelos de gestão baseados nos instrumentos de participação popular como o Orçamento Participativo àqueles baseados nos projetos especiais urbanos, empreendedorismo urbano, planejamento estratégico e grandes projetos urbanos. Analisamos a documentação, publicações legais e artigos, reportagens e legislação sobre o processo de revitalização do Cais Mauá e realizamos entrevistas com os agentes públicos, poderes executivo, legislativo e judiciário, entidades associativas, personalidades e iniciativa privada envolvidos em sua implantação, apoio e críticos a este. Ao final, discutimos e analisamos o processo de definição do modelo a ser executado, sua vinculação com o marketing urbano e as consequências, bem como as possibilidades e limites de sua implantação.The clain of this dissertation is to approach the process of revitalization of the area of the port of Porto Alegre as known as Mauá Quay. To do that, the historical contextualization of the proposals that attempted to revitalize the space of the dock of the port, since the 1980's, was carried out through various municipal and state administrations. The work was carried out using the Territorial Analysis research line and the concepts of urban space, urban marketing and urban entrepreneurship, in order to understand the existence or not of the phenomenon of "city marketing" in the current revitalization project. In fact, we also aimed at understanding the management practices and urban planning and their impacts, such as the transition from management models based on the instruments of popular participation such as the Participatory Budget to those based on special urban projects, urban entrepreneurship, strategic planning and major projects urban. We analyzed the documentation, legal publications and articles, reports and legislation on the revitalization process of Mauá Quay and conducted interviews with public agents, executive, legislative and judicial powers, associations, personalities and private initiative involved in its implementation, support and critics to this. In the final considerations, we discuss and analyze the process of defining the model to be executed, its linkage with urban marketing or "city marketing" and the consequences, as well as the possibilities and limits of its implementation.application/pdfporGeografia urbanaEspaço urbanoPlanejamento urbanoRevitalização urbanaMarketing urbanoPorto Alegre (RS)Mauá QuayUrban SpaceUrban PlanningUrban EntrepreneurshipRevitalizationUrban MarketingLimites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083080.pdf.txt001083080.pdf.txtExtracted Texttext/plain616916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187434/2/001083080.pdf.txtd46567c3f8870f8b61773a5e814e75bbMD52ORIGINAL001083080.pdfTexto completoapplication/pdf8188014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187434/1/001083080.pdf1d860ca979497f809a7d37eeb12eae40MD5110183/1874342019-05-15 02:38:08.133786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-15T05:38:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
title Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
spellingShingle Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
Bloise, Arthur Gustavo dos Santos
Geografia urbana
Espaço urbano
Planejamento urbano
Revitalização urbana
Marketing urbano
Porto Alegre (RS)
Mauá Quay
Urban Space
Urban Planning
Urban Entrepreneurship
Revitalization
Urban Marketing
title_short Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
title_full Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
title_fullStr Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
title_full_unstemmed Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
title_sort Limites e possibilidades da revitalização do cais Mauá : um caso de marketing urbano?
author Bloise, Arthur Gustavo dos Santos
author_facet Bloise, Arthur Gustavo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bloise, Arthur Gustavo dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobarzo Miño, Oscar Alfredo
contributor_str_mv Sobarzo Miño, Oscar Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia urbana
Espaço urbano
Planejamento urbano
Revitalização urbana
Marketing urbano
Porto Alegre (RS)
topic Geografia urbana
Espaço urbano
Planejamento urbano
Revitalização urbana
Marketing urbano
Porto Alegre (RS)
Mauá Quay
Urban Space
Urban Planning
Urban Entrepreneurship
Revitalization
Urban Marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv Mauá Quay
Urban Space
Urban Planning
Urban Entrepreneurship
Revitalization
Urban Marketing
description O objetivo dessa dissertação é abordar o processo de revitalização da área do porto de Porto Alegre conhecida como Cais Mauá. Para tanto, foi realizada a contextualização histórica das propostas que pretenderam revitalizar o espaço do cais do porto, desde a década de 1980, perpassando diversas gestões municipais e estaduais. A realização do trabalho utilizou a linha de pesquisa Análise Territorial e os conceitos de espaço urbano, marketing urbano e empreendedorismo urbano, no propósito de entender a existência ou não do fenômeno de “city marketing” no projeto de revitalização em curso. Com efeito, objetivamos também a compreensão das práticas de gestão e planejamento urbano e seus impactos, como a transição dos modelos de gestão baseados nos instrumentos de participação popular como o Orçamento Participativo àqueles baseados nos projetos especiais urbanos, empreendedorismo urbano, planejamento estratégico e grandes projetos urbanos. Analisamos a documentação, publicações legais e artigos, reportagens e legislação sobre o processo de revitalização do Cais Mauá e realizamos entrevistas com os agentes públicos, poderes executivo, legislativo e judiciário, entidades associativas, personalidades e iniciativa privada envolvidos em sua implantação, apoio e críticos a este. Ao final, discutimos e analisamos o processo de definição do modelo a ser executado, sua vinculação com o marketing urbano e as consequências, bem como as possibilidades e limites de sua implantação.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-27T04:05:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187434
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001083080
url http://hdl.handle.net/10183/187434
identifier_str_mv 001083080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187434/2/001083080.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187434/1/001083080.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d46567c3f8870f8b61773a5e814e75bb
1d860ca979497f809a7d37eeb12eae40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064688330080256