Da construção da subjetividade a produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Briggmann, Arcanjo Pedro
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252646
Resumo: Este estudo originou-se da preocupação do autor, como docente de Língua Portuguesas em detectar a causa pela qual os alunos encontram tanta dificuldade na elaboração de textos. Partindo do pressuposto de que a produção textual é trabalho de sujeitos (Geraldi., 1991) e respaldando-se teoricamente na concepção freireana de educação e no sociointeracionismo lingüístico, o estudo parte da hipótese de que, pelas condições, pelo modo, pelos objetivos e conteúdos de ensino desenvolvidos em sala de aulas o aluno não estaria construíndo sua subjetividade, condição essencial para a autoria de texto. Pela observação de aulas de Português em séries de 1. e 2. graus numa escola de bairro periférico de Porto Alegre e por entrevistas com professores e alunos dessas séries, o autor chegou à construção de três categorias básicas: gramaticalização do ensino, tarefismo com rotina e prática antidialógica, procedimentos didático-pedagógicos que caminham e encaminham no sentido inverso da conscientização e da interação, sinonímia de assunção da subjetividade, tudo levando à domesticação, à colonização das mentes, à negação do sujeito, incapacitado de construir sentido, de construir texto, seu texto. Situa na formação do professor o ponto nevrálgico para a superação desse quadro: é condição primeira e necessária, embora não suficiente, que o professor se construa como sujeito para que possa se constituir agente de transformação.
id URGS_c6f3f558dfa93adcac019f93ec62627c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252646
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Briggmann, Arcanjo PedroBordas, Merion Campos2022-12-10T05:06:29Z1993http://hdl.handle.net/10183/252646000092357Este estudo originou-se da preocupação do autor, como docente de Língua Portuguesas em detectar a causa pela qual os alunos encontram tanta dificuldade na elaboração de textos. Partindo do pressuposto de que a produção textual é trabalho de sujeitos (Geraldi., 1991) e respaldando-se teoricamente na concepção freireana de educação e no sociointeracionismo lingüístico, o estudo parte da hipótese de que, pelas condições, pelo modo, pelos objetivos e conteúdos de ensino desenvolvidos em sala de aulas o aluno não estaria construíndo sua subjetividade, condição essencial para a autoria de texto. Pela observação de aulas de Português em séries de 1. e 2. graus numa escola de bairro periférico de Porto Alegre e por entrevistas com professores e alunos dessas séries, o autor chegou à construção de três categorias básicas: gramaticalização do ensino, tarefismo com rotina e prática antidialógica, procedimentos didático-pedagógicos que caminham e encaminham no sentido inverso da conscientização e da interação, sinonímia de assunção da subjetividade, tudo levando à domesticação, à colonização das mentes, à negação do sujeito, incapacitado de construir sentido, de construir texto, seu texto. Situa na formação do professor o ponto nevrálgico para a superação desse quadro: é condição primeira e necessária, embora não suficiente, que o professor se construa como sujeito para que possa se constituir agente de transformação.This study had its origin in the author's preocupation, as teacher and lecturer of Portuguese language with detecting the reason why students face se much difficulty in writing texto. The writer assumem that text writing is ''work of Subjects'' (Geraldi., 1991). The study is theoretically based upon the freirean educational conception and linguistic sociointeractionism; it starts from the assumption that, for the conditions, for the manner, for the aims and contents of teaching developed within a classroom, the student would not be building up his subjectivlty, essential condition to the authorship of a text. By observaing classes of portuguese in primary and secondary levels at suburban school and by interviews with teachers and students from different levels, the author has constructed three basic categories: Gramnaticalization of the teaching; repeated everyday tasks as routine and antidialogical practise, didatic-pedagogical procedures which go and drive to a path opposing the awareness and interaction; subjective assumption synonymy, everything leading to the taming, to the colonization of minds, to the negation of the subject, who is uncapable of structuring meaning, of making a text - his text. It is proposed that teacher formation is the punctilio to overcome this situation: it is a necessary first condition, although not sufficient, that the teacher should build hilmself up as subject, so that he may also build himself up as an agent of changing.Este estudio se originó de la preocupación del autor, como docente de Lengua Portuguesa, en detectar la causa por la cual los alumnos encuentran tanta dificultad en la elaboracilón de textos. Teniendo en cuenta la presuposición de que la producción textual es un trabajo de sujetos (Geraldi, 1991) y respaldándose en la concepción de educación propuesta por Paulo Freire, asociada a la interacción social del lenguaje, el estudio parte de la hipóteses de que, por las condicionem, por el modo, por los objeti.vos y contenidos de enseãanza desarrollados en clase. el alumno no estaria construyendo su subjetividad, condición esencial para la autoria del texto. A través de la observación de clases de Lengua Portuguesa en la enseñanza primaria y secundaria en una escuela de un barrio periférico de Porto Alegre y de encuestas hechas con profesores y alumnos de estas niveles, el autor llegó a la construcción de tres categorias basicas: gramaticalización de la enseñanza, tareas (''tarefismo'') como rumina y práctica antidialógica, procedimientos didáctico-pedagógicos que caminan y encaminan en sentido invertido de la concientización y de la interacción, sinonimia de asunción de la subjetividad, llevando a la domesticación, a la colonización de las mentes, a la negación del sujeto, incapaz de construir sentido, de construir texto, su texto. Sitúa en la formación del profesor el punto neurálgico para la superación de ese cuadro y propone como condición básica y necesaria, aunque no suficiente, que el profesor se construía como sujeto para pueda construirse como agente de transformación.application/pdfporSubjetividadeProdução de textosEnsinoLíngua portuguesaProdução textualTeseDa construção da subjetividade a produção textualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1993mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000092357.pdf.txt000092357.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252646/2/000092357.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000092357.pdfTexto completoapplication/pdf33112847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252646/1/000092357.pdf13bb23b6c32b65be5c83d978987c0d6cMD5110183/2526462022-12-11 06:02:52.77255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-11T08:02:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da construção da subjetividade a produção textual
title Da construção da subjetividade a produção textual
spellingShingle Da construção da subjetividade a produção textual
Briggmann, Arcanjo Pedro
Subjetividade
Produção de textos
Ensino
Língua portuguesa
Produção textual
Tese
title_short Da construção da subjetividade a produção textual
title_full Da construção da subjetividade a produção textual
title_fullStr Da construção da subjetividade a produção textual
title_full_unstemmed Da construção da subjetividade a produção textual
title_sort Da construção da subjetividade a produção textual
author Briggmann, Arcanjo Pedro
author_facet Briggmann, Arcanjo Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Briggmann, Arcanjo Pedro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordas, Merion Campos
contributor_str_mv Bordas, Merion Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Produção de textos
Ensino
Língua portuguesa
Produção textual
Tese
topic Subjetividade
Produção de textos
Ensino
Língua portuguesa
Produção textual
Tese
description Este estudo originou-se da preocupação do autor, como docente de Língua Portuguesas em detectar a causa pela qual os alunos encontram tanta dificuldade na elaboração de textos. Partindo do pressuposto de que a produção textual é trabalho de sujeitos (Geraldi., 1991) e respaldando-se teoricamente na concepção freireana de educação e no sociointeracionismo lingüístico, o estudo parte da hipótese de que, pelas condições, pelo modo, pelos objetivos e conteúdos de ensino desenvolvidos em sala de aulas o aluno não estaria construíndo sua subjetividade, condição essencial para a autoria de texto. Pela observação de aulas de Português em séries de 1. e 2. graus numa escola de bairro periférico de Porto Alegre e por entrevistas com professores e alunos dessas séries, o autor chegou à construção de três categorias básicas: gramaticalização do ensino, tarefismo com rotina e prática antidialógica, procedimentos didático-pedagógicos que caminham e encaminham no sentido inverso da conscientização e da interação, sinonímia de assunção da subjetividade, tudo levando à domesticação, à colonização das mentes, à negação do sujeito, incapacitado de construir sentido, de construir texto, seu texto. Situa na formação do professor o ponto nevrálgico para a superação desse quadro: é condição primeira e necessária, embora não suficiente, que o professor se construa como sujeito para que possa se constituir agente de transformação.
publishDate 1993
dc.date.issued.fl_str_mv 1993
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-10T05:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252646
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000092357
url http://hdl.handle.net/10183/252646
identifier_str_mv 000092357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252646/2/000092357.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252646/1/000092357.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
13bb23b6c32b65be5c83d978987c0d6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309207385243648