Poéticas do curta-metragem brasilero contemporâneo: propostas de análises estético-narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Lucas Furtado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265622
Resumo: Esta tese de doutorado busca investigar as especificidades estético-narrativas do formato curta-metragem, tentando compreender as poéticas desse tipo de filme e como analisá-las. O problema de pesquisa que guia o trabalho é: de que formas é possível investigar poéticas do curta-metragem brasileiro contemporâneo a partir de diferentes critérios de análises estéticonarrativas? Após a visualização de mais de uma centena de filmes curtos, foram estabelecidos três grupos de análise a partir das características mais observadas. Posteriormente, foram selecionados seis filmes como exemplos desses três grupos e apresentadas três diferentes propostas de análise: a) comparação entre longas e curtas que partiram de uma mesma proposta narrativa; b) análise a partir da teoria do conto na literatura, e c) análise de curtas que dão foco na construção de personagens. Para chegar a esses grupos, retomou-se o conceito de poética a partir do mapeamento teórico realizado por Berrio e Fernández (1999) e das reflexões de Jean-Pierre Sarrazac (2017). Na sequência, para cada um dos grupos, foram mobilizadas as teorias relacionadas aos tópicos de cada um deles. No primeiro grupo, foram utilizadas as reflexões a respeito de montagem a partir de Vicent Amiel (2007) e dos motivos visuais de Balló e Bergala (2016); para o segundo grupo, partiu-se das teorias do conto de Cortázar (2008) e Piglia (2004); e, para o terceiro, foram mobilizadas as teorias a respeito da jornada do herói, de Campbell (1989), e do personagem moderno, de Sarrazac (2017). No primeiro grupo, foram utilizadas as reflexões a respeito de montagem a partir de Vicent Amiel (2007) e dos motivos visuais de Balló e Bergala (2016); para o segundo grupo, partiu-se das teorias do conto de Cortázar (2008) e Piglia (2004); e, para o terceiro, foram mobilizadas as teorias a respeito da jornada do herói, de Campbell (1989), e do personagem moderno, de Sarrazac (2017). No primeiro grupo, os curtas analisados foram Palace II (2001) – em comparação com Cidade de Deus (2002) –, de Fernando Meirelles, e Eletrodoméstica (2005) – em comparação com O Som ao Redor (2012) –, de Kleber Mendonça Filho. No segundo grupo, foram analisados os curtas 3 Minutos (1999), de Ana Luiza Azevedo, e Objetos (2015), de Germano de Oliveira. E, no terceiro grupo, os curtas analisados foram Céu de agosto (2021), de Jasmin Tenuci, e Pouco mais de um mês (2013), de André Novais. Ao investigar os filmes em busca de seus dispositivos de construção de temporalidades, conflitos, personagens e desenvolvimentos, foram percebidas novas visões a respeito das especificidades narrativas do curta-metragem brasileiro atual. Ao fim do trabalho, após serem identificadas características especificas na construção narrativa de curtas-metragens brasileiros contemporâneos, foi possível propor três formas de análise e diferentes entendimentos da poética desse formato fílmico, entre elas, a maneira como elementos da jornada do herói se sobrepõem na narrativa curta e a sobreposição de histórias em um mesmo enredo de um filme.
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Para chegar a esses grupos, retomou-se o conceito de poética a partir do mapeamento teórico realizado por Berrio e Fernández (1999) e das reflexões de Jean-Pierre Sarrazac (2017). Na sequência, para cada um dos grupos, foram mobilizadas as teorias relacionadas aos tópicos de cada um deles. No primeiro grupo, foram utilizadas as reflexões a respeito de montagem a partir de Vicent Amiel (2007) e dos motivos visuais de Balló e Bergala (2016); para o segundo grupo, partiu-se das teorias do conto de Cortázar (2008) e Piglia (2004); e, para o terceiro, foram mobilizadas as teorias a respeito da jornada do herói, de Campbell (1989), e do personagem moderno, de Sarrazac (2017). No primeiro grupo, foram utilizadas as reflexões a respeito de montagem a partir de Vicent Amiel (2007) e dos motivos visuais de Balló e Bergala (2016); para o segundo grupo, partiu-se das teorias do conto de Cortázar (2008) e Piglia (2004); e, para o terceiro, foram mobilizadas as teorias a respeito da jornada do herói, de Campbell (1989), e do personagem moderno, de Sarrazac (2017). No primeiro grupo, os curtas analisados foram Palace II (2001) – em comparação com Cidade de Deus (2002) –, de Fernando Meirelles, e Eletrodoméstica (2005) – em comparação com O Som ao Redor (2012) –, de Kleber Mendonça Filho. No segundo grupo, foram analisados os curtas 3 Minutos (1999), de Ana Luiza Azevedo, e Objetos (2015), de Germano de Oliveira. E, no terceiro grupo, os curtas analisados foram Céu de agosto (2021), de Jasmin Tenuci, e Pouco mais de um mês (2013), de André Novais. Ao investigar os filmes em busca de seus dispositivos de construção de temporalidades, conflitos, personagens e desenvolvimentos, foram percebidas novas visões a respeito das especificidades narrativas do curta-metragem brasileiro atual. Ao fim do trabalho, após serem identificadas características especificas na construção narrativa de curtas-metragens brasileiros contemporâneos, foi possível propor três formas de análise e diferentes entendimentos da poética desse formato fílmico, entre elas, a maneira como elementos da jornada do herói se sobrepõem na narrativa curta e a sobreposição de histórias em um mesmo enredo de um filme.This doctorate thesis aims to investigate the aesthetic-narrative specificities of the short film, in an attempt to understand what the poetics of this type of film are and how to analyze them. The research problem that guides this study is: in what way is it possible to investigate the poetics of the contemporary Brazilian short film through different criteria of aestheticnarrative analyses? After watching over a hundred short films, we have established three groups of analysis through the most observed characteristics. Later, we selected six films as examples of these three groups and presented three propositions of analysis: a) a comparison between feature films and short films that came from the same narrative proposition; b) analysis through the short story theory in literature; and c) analysis of short stories that highlight the Character development. To get to these three groups, we took back the concept of poetics through the theoretical mapping made by Berrio and Fernández (1999) and the reflections of Jean-Pierre Sarrazac (2017). Then, for each one of the groups, we mobilized theories related to the topics of each one. In the first group, we used the reflections about montage by Vicent Amiel and the visual motives of Balló and Bergala (2016); for the second group, we started with the short story theory by Cortázar (2008) and Piglia (2004); and, for the third one, we relied on the theories about the hero‘s Journey, by Campbell (1989), and the modern Character, by Sarrazac (2017). In the first group, the short films analyzed were Palace II (2001) – in comparison with Cidade de Deus (2002) –, by Fernando Meirelles, and Eletrodoméstica (2005) – in comparison with O Som ao Redor (2012) –, by Kleber Mendonça Filho. In the second group, we analyzed the short films 3 Minutos (1999), directed by Ana Luiza Azevedo, and Objetos (2015), by Germano de Oliveira. And in the third group, the short films analyzed were Céu de Agosto (2021), by Jasmin Tenuci, and Pouco mais de um mês (2013), by André Novais. When we look into these films Looking for their devices of Building time frames, conflicts, characters and developments, we perceived new visions about the narrative specificities in the current Brazilian short film landscape. In the endo f the study, after identifying specific characteristics in narrative construction of contemporary Brazilian short films, we got to propose three forms of analysis and different understandings of poetics in this type of filmic material, for example, the way the elements of a hero‘s Journey are overlapped in the short narrative and the superposition of stories in the same plot of a film.application/pdfporCinema brasileiroFilme de curta-metragemNarrativa cinematográficaDirect SoundShort filmPoeticsBrazilian cinemaCinematic narrativePoéticas do curta-metragem brasilero contemporâneo: propostas de análises estético-narrativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001178067.pdf.txt001178067.pdf.txtExtracted Texttext/plain353916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265622/2/001178067.pdf.txtddc5f778cca69ee9b2bb4ee1f870f150MD52ORIGINAL001178067.pdfTexto completoapplication/pdf2404593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265622/1/001178067.pdf7ad4a1ce5d5dc2e397351708dea54021MD5110183/2656222023-11-15 04:26:18.310192oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-15T06:26:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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