No mundo de sof : um estudo sobre a aquisição da leitura pela criança a partir da teoria da linguagem de Émile Benveniste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Isadora Laguna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188237
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar o modo como a criança se funda na leitura à luz da Teoria da Linguagem de Émile Benveniste. Para tanto, partimos das reflexões de Émile Benveniste a respeito de linguagem, considerando a dimensão antropológica como transversal a essa faculdade simbólica; e a respeito da língua tanto nos domínios semiótico e semântico quanto em sua propriedade interpretante, a partir da qual a língua pode interpretar outros sistemas, a si mesma e a textos/obras em uma relação metassemântica. A partir dessa teorização, passamos a desbravar um pouco dos estudos benvenistianos sobre leitura, a fim de verificar que princípios enunciativos sustentam uma reflexão sobre leitura, acepção geral, e que princípios seriam incorporados para dar conta da aquisição da leitura, acepção específica. Na segunda parte do trabalho, dedicamo-nos a explorar as áreas que têm a criança como foco, já que nosso estudo envolve o campo de Aquisição da linguagem. Assim, em um primeiro momento, convocamos um exterior teórico para aprofundar o modo como se pode conceber um estudo que dialogue com uma antropologia da criança para, então, aprofundarmo-nos nos estudos em aquisição da linguagem a partir de uma perspectiva enunciativa. Em um terceiro momento, partindo da propriedade interpretante da língua, exploramos o conceito da criança como intérprete da sua língua e de obras/textos, dado que compreendemos sua atividade de leitura como um ato enunciativo em que a criança está constantemente atribuindo sentidos a elementos linguísticos e não-linguísticos a partir dessa propriedade da língua, na qual está imersa, e que lhe permite estar nessa posição de intérprete. Em termos de síntese, o último momento desse capítulo tem por objetivo estabelecer subsídios teóricos para compreender a instauração da criança na leitura a partir da Teoria da Linguagem de Émile Benveniste; assim, além de retomarmos os conceitos-chave para nosso estudo, apresentamos o modo como compreendemos a experiência de leitura da criança para, enfim, avançar em nossa metodologia e análise. O terceiro capítulo, então, debruça-se nas análises de fatos enunciativos de uma criança entre 1 e 4 anos de idade a partir de três categorias: a constituição de intersubjetividade, a constituição de referências no ato enunciativo, a relação forma-sentido e a constituição da história de leituras pela criança. Nossos resultados permitem-nos defender que o modo como a criança se relaciona com diferentes materialidades gráficas é em si um ato de ler, por estar imersa na propriedade simbólica da linguagem, fato que lhe permite produzir sentidos aos elementos presentes em obras; estabelecer relações de forma e sentido com o sistema de escrita, ora reconhecendo sua existência, ora atribuindo sentidos ao que identifica para constituir referências ao mundo. A criança deste estudo nos deu mostras em suas enunciações, por meio de relações intersubjetivas, sobre os modos como se funda no mundo da leitura, situando-se, na sua condição antropológica, em um novo modo de estar na linguagem.
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Na segunda parte do trabalho, dedicamo-nos a explorar as áreas que têm a criança como foco, já que nosso estudo envolve o campo de Aquisição da linguagem. Assim, em um primeiro momento, convocamos um exterior teórico para aprofundar o modo como se pode conceber um estudo que dialogue com uma antropologia da criança para, então, aprofundarmo-nos nos estudos em aquisição da linguagem a partir de uma perspectiva enunciativa. Em um terceiro momento, partindo da propriedade interpretante da língua, exploramos o conceito da criança como intérprete da sua língua e de obras/textos, dado que compreendemos sua atividade de leitura como um ato enunciativo em que a criança está constantemente atribuindo sentidos a elementos linguísticos e não-linguísticos a partir dessa propriedade da língua, na qual está imersa, e que lhe permite estar nessa posição de intérprete. Em termos de síntese, o último momento desse capítulo tem por objetivo estabelecer subsídios teóricos para compreender a instauração da criança na leitura a partir da Teoria da Linguagem de Émile Benveniste; assim, além de retomarmos os conceitos-chave para nosso estudo, apresentamos o modo como compreendemos a experiência de leitura da criança para, enfim, avançar em nossa metodologia e análise. O terceiro capítulo, então, debruça-se nas análises de fatos enunciativos de uma criança entre 1 e 4 anos de idade a partir de três categorias: a constituição de intersubjetividade, a constituição de referências no ato enunciativo, a relação forma-sentido e a constituição da história de leituras pela criança. Nossos resultados permitem-nos defender que o modo como a criança se relaciona com diferentes materialidades gráficas é em si um ato de ler, por estar imersa na propriedade simbólica da linguagem, fato que lhe permite produzir sentidos aos elementos presentes em obras; estabelecer relações de forma e sentido com o sistema de escrita, ora reconhecendo sua existência, ora atribuindo sentidos ao que identifica para constituir referências ao mundo. A criança deste estudo nos deu mostras em suas enunciações, por meio de relações intersubjetivas, sobre os modos como se funda no mundo da leitura, situando-se, na sua condição antropológica, em um novo modo de estar na linguagem.This research aims to verify the way children establish themselves in reading considering Émile Benveniste's Theory of Language. In order to do so, we start with Émile Benveniste's reflections on language, considering the anthropological dimension as transversal to this symbolic faculty; and on language both in the semiotic and semantic domains and in its interpretative property, which enables language to interpret other systems, itself, and texts/works in a metasemantic relation. Based on this theorization, we begin to explore some of Benveniste's studies on reading, in order to verify which enunciative principles support a reflection on reading, the general definition, and which principles would be incorporated to deal with reading acquisition, the specific definition. The second part of this study is dedicated to exploring areas that focus on children, since it involves the field of Language Acquisition. Therefore, at first, we use an external theoretical framework to deepen the way in which a study that dialogues with an anthropology of the child can be conceived so that we can deepen our studies on language acquisition from an enunciative perspective. In a third moment, based on the interpretative property of language, we explore the concept of the child as an interpreter of their language and of works/texts, since we understand their reading activity as an enunciative act in which children are constantly attributing meanings to linguistic and non-linguistic elements based on this property of the language in which they are immersed, allowing them to be in this position of interpreter. In terms of synthesis, the final moment of this chapter aims to establish theoretical subsidies to understand the insertion of the child in reading based on Émile Benveniste's Theory of Language; thus, in addition to readdressing the key concepts for our study, we present the way in which we understand the child's reading experience, to then advance our methodology and analysis. Therefore, the third chapter focuses on the analysis of enunciative facts of a child between 1 and 4 years of age, considering three categories: the constitution of intersubjectivity, the constitution of references in the enunciative act, the form-sense relation and the constitution of the history of readings by the child. Our results allow us to argue that the way in which the child relates to different graphic materials is itself an act of reading, because they are immersed in the symbolic property of language, a fact that allows them to produce meanings to the elements of works; establish form and meaning relations with the writing system, sometimes recognizing its existence, sometimes attributing meanings to what they identify to constitute references to the world. The child analyzed in this study provided us with indications in their enunciations, through intersubjective relationships, of the ways they establish themselves in the world of reading, becoming situated, in their anthropological condition, in a new way of being in language.application/pdfporBenveniste, Emile, 1902-1976Teoria da linguagemLeituraAquisição da linguagemAprendizagemLinguagem e línguasTheory of LanguageLanguage AcquisitionReadingNo mundo de sof : um estudo sobre a aquisição da leitura pela criança a partir da teoria da linguagem de Émile Benvenisteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082659.pdf.txt001082659.pdf.txtExtracted Texttext/plain469985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188237/2/001082659.pdf.txt9cbdb15040649e3c459e7228fba5dc87MD52ORIGINAL001082659.pdfTexto completoapplication/pdf1268440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188237/1/001082659.pdf12a0c64782cbf6c9f6402db64c36200aMD5110183/1882372019-01-27 02:31:38.106754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-27T04:31:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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