Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/239980 |
Resumo: | A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente. |
id |
URGS_f850fb25e66f3b1450fbfe8b4a4ae0c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239980 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Nogueira, Gabriela MedeirosSchäffer, Margareth2022-06-08T04:39:25Z2001http://hdl.handle.net/10183/239980000311671A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente.This dissertation discusses possible affiliations between literacy and logicalmathematical knowledge. Based on an interectionist approach to leaming and on a Piagetian theoretical framework, the author builds the notion of subject working specifically with first grade students. Observations were carried out in public elementary school classrooms. Three students in each classroom were tested and the teachers were interviewed. The research emphasizes the importance of teacher reflection about her/his practice, supported by a consistent theoretical framework.application/pdfporMatemáticaEnsinoSéries iniciaisConhecimento lógico-matemáticoAlfabetizaçãoEpistemologia genéticaPiaget, Jean, 1896-1980Alfabetização e conhecimento lógico-matemáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000311671.pdf.txt000311671.pdf.txtExtracted Texttext/plain314957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/2/000311671.pdf.txt0958e33043153c167d94e70d7b324e68MD52ORIGINAL000311671.pdfTexto completoapplication/pdf55374943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/1/000311671.pdf56fd432b44339c5a02d2fd58c7624043MD5110183/2399802022-07-20 04:49:05.979203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-20T07:49:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático |
title |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático |
spellingShingle |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático Nogueira, Gabriela Medeiros Matemática Ensino Séries iniciais Conhecimento lógico-matemático Alfabetização Epistemologia genética Piaget, Jean, 1896-1980 |
title_short |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático |
title_full |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático |
title_fullStr |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático |
title_sort |
Alfabetização e conhecimento lógico-matemático |
author |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
author_facet |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schäffer, Margareth |
contributor_str_mv |
Schäffer, Margareth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Séries iniciais Conhecimento lógico-matemático Alfabetização Epistemologia genética Piaget, Jean, 1896-1980 |
topic |
Matemática Ensino Séries iniciais Conhecimento lógico-matemático Alfabetização Epistemologia genética Piaget, Jean, 1896-1980 |
description |
A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-08T04:39:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/239980 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000311671 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/239980 |
identifier_str_mv |
000311671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/2/000311671.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/1/000311671.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0958e33043153c167d94e70d7b324e68 56fd432b44339c5a02d2fd58c7624043 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309197362954240 |