Alfabetização e conhecimento lógico-matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Gabriela Medeiros
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239980
Resumo: A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente.
id URGS_f850fb25e66f3b1450fbfe8b4a4ae0c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239980
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Nogueira, Gabriela MedeirosSchäffer, Margareth2022-06-08T04:39:25Z2001http://hdl.handle.net/10183/239980000311671A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente.This dissertation discusses possible affiliations between literacy and logicalmathematical knowledge. Based on an interectionist approach to leaming and on a Piagetian theoretical framework, the author builds the notion of subject working specifically with first grade students. Observations were carried out in public elementary school classrooms. Three students in each classroom were tested and the teachers were interviewed. The research emphasizes the importance of teacher reflection about her/his practice, supported by a consistent theoretical framework.application/pdfporMatemáticaEnsinoSéries iniciaisConhecimento lógico-matemáticoAlfabetizaçãoEpistemologia genéticaPiaget, Jean, 1896-1980Alfabetização e conhecimento lógico-matemáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000311671.pdf.txt000311671.pdf.txtExtracted Texttext/plain314957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/2/000311671.pdf.txt0958e33043153c167d94e70d7b324e68MD52ORIGINAL000311671.pdfTexto completoapplication/pdf55374943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/1/000311671.pdf56fd432b44339c5a02d2fd58c7624043MD5110183/2399802022-07-20 04:49:05.979203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-20T07:49:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
title Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
spellingShingle Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
Nogueira, Gabriela Medeiros
Matemática
Ensino
Séries iniciais
Conhecimento lógico-matemático
Alfabetização
Epistemologia genética
Piaget, Jean, 1896-1980
title_short Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
title_full Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
title_fullStr Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
title_full_unstemmed Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
title_sort Alfabetização e conhecimento lógico-matemático
author Nogueira, Gabriela Medeiros
author_facet Nogueira, Gabriela Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Gabriela Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schäffer, Margareth
contributor_str_mv Schäffer, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino
Séries iniciais
Conhecimento lógico-matemático
Alfabetização
Epistemologia genética
Piaget, Jean, 1896-1980
topic Matemática
Ensino
Séries iniciais
Conhecimento lógico-matemático
Alfabetização
Epistemologia genética
Piaget, Jean, 1896-1980
description A dissertação busca discutir possíveis filiações entre alfabetização e conhecimento lógico-matemático. A partir de uma concepção de aprendizagem interacionista, com um referencial teórico piagetiano buscou-se construir a noção de sujeito trabalhando especificamente com alunos de primeira série do ensino fundamental. Foram realizadas observações em salas de aula de escolas públicas e testes com três alunos de cada sala, assim como entrevistas com as professoras. A pesquisa destaca a importância do trabalho de reflexão do professor sobre sua prática, desenvolvido a partir de um referencial teórico consistente.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-08T04:39:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/239980
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000311671
url http://hdl.handle.net/10183/239980
identifier_str_mv 000311671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/2/000311671.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239980/1/000311671.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0958e33043153c167d94e70d7b324e68
56fd432b44339c5a02d2fd58c7624043
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309197362954240