A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539 |
Resumo: | O presente artigo traça um percurso de leituras que tratam da narrativa testemunhal para propor um diálogo entre a peça A morte e a donzela, do escritor chileno Ariel Dorfman, e o filme Que bom te ver viva, da diretora brasileira Lucia Murat. Em ambas as obras, estão em discussão a figura do sobrevivente e a superação de um trauma – na primeira, por meio daencenação do julgamento do torturador; na segunda, por meio da maternidade.A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: EL TENOR TESTIMONIALEl presente artículo traza un recorrido de lecturas que tratan de la narrativatestimonial para proponer un diálogo entre la obra teatral A morte e a donzela, del escritor chileno Ariel Dorfman, y la película Que bom te ver viva, de la directora brasileña Lucia Murat. En ambas obras, están en tela de juicio la figura del sobreviviente y la superación de un trauma – enla primera, por medio de la escenificación del juicio del torturador; en la segunda, por medio de la maternidad. |
id |
URI-1_201e61251de804051c267a5b3c60a162 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/539 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHALLiteratura de testemunho. Testimoni. Trauma.O presente artigo traça um percurso de leituras que tratam da narrativa testemunhal para propor um diálogo entre a peça A morte e a donzela, do escritor chileno Ariel Dorfman, e o filme Que bom te ver viva, da diretora brasileira Lucia Murat. Em ambas as obras, estão em discussão a figura do sobrevivente e a superação de um trauma – na primeira, por meio daencenação do julgamento do torturador; na segunda, por meio da maternidade.A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: EL TENOR TESTIMONIALEl presente artículo traza un recorrido de lecturas que tratan de la narrativatestimonial para proponer un diálogo entre la obra teatral A morte e a donzela, del escritor chileno Ariel Dorfman, y la película Que bom te ver viva, de la directora brasileña Lucia Murat. En ambas obras, están en tela de juicio la figura del sobreviviente y la superación de un trauma – enla primera, por medio de la escenificación del juicio del torturador; en la segunda, por medio de la maternidad.Literatura em DebateLiteratura em DebateAlves, Fernanda Andrade do Nascimento2013-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539Literatura em Debate; v. 4, n. 6 (2010): AUTORITARISMO E RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO CULTURAL; p. 105-120Literatura em Debate; v. 4, n. 6 (2010): AUTORITARISMO E RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO CULTURAL; p. 105-1201982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539/992http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539/993info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-13T18:06:44Zoai:ojs.200.203.105.109:article/539Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2013-02-13T18:06:44Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL |
title |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL |
spellingShingle |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL Alves, Fernanda Andrade do Nascimento Literatura de testemunho. Testimoni. Trauma. |
title_short |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL |
title_full |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL |
title_fullStr |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL |
title_full_unstemmed |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL |
title_sort |
A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL |
author |
Alves, Fernanda Andrade do Nascimento |
author_facet |
Alves, Fernanda Andrade do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Fernanda Andrade do Nascimento |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de testemunho. Testimoni. Trauma. |
topic |
Literatura de testemunho. Testimoni. Trauma. |
description |
O presente artigo traça um percurso de leituras que tratam da narrativa testemunhal para propor um diálogo entre a peça A morte e a donzela, do escritor chileno Ariel Dorfman, e o filme Que bom te ver viva, da diretora brasileira Lucia Murat. Em ambas as obras, estão em discussão a figura do sobrevivente e a superação de um trauma – na primeira, por meio daencenação do julgamento do torturador; na segunda, por meio da maternidade.A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: EL TENOR TESTIMONIALEl presente artículo traza un recorrido de lecturas que tratan de la narrativatestimonial para proponer un diálogo entre la obra teatral A morte e a donzela, del escritor chileno Ariel Dorfman, y la película Que bom te ver viva, de la directora brasileña Lucia Murat. En ambas obras, están en tela de juicio la figura del sobreviviente y la superación de un trauma – enla primera, por medio de la escenificación del juicio del torturador; en la segunda, por medio de la maternidad. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539/992 http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/539/993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 4, n. 6 (2010): AUTORITARISMO E RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO CULTURAL; p. 105-120 Literatura em Debate; v. 4, n. 6 (2010): AUTORITARISMO E RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO CULTURAL; p. 105-120 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329486053212160 |