A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1497 |
Resumo: | Norma Discini (2003), em Intertextualidade e o conto maravilhoso, propõe uma tipologia para assimilação do texto-base, a saber: apropriação, paródia, assimilação e estilização, ou ainda, como sugerem os títulos dos capítulos da obra da autora: a desistória, a contra-história, a paráfrase e a estilização. Por essa perspectiva, a pesquisadora analisa obras que são chamadas genericamente de releituras. As obras recebem esse nome porque independentemente da forma de apropriação, seja pela negação seja pelo puro recontar, tomam o texto-base como um todo narrativo. Subvertem ou apropriam-se do começo, do meio e do final da trama narrativa. Toda estrutura e esquema narrativos são trazidos à tona para cumprir um novo propósito, e às vezes, eles aparecem com uma nova roupagem discursiva ou com alterações no percurso narrativo. Essas modificações, por vezes, alteram o nível mais básico da obra, transformando a essência do texto, seja modernizando, pensariam alguns, ou contextualizando, uma vez que as histórias viajam quase sempre por terras distantes. A partir dessa tipologia, é objetivo do artigo que ora se apresenta identificar obras que fazem referências intertextuais, aludem a outros textos não com o intuito de recontá-los, como aquelas analisadas por Discini, mas como forma de ampliar o sentido da narrativa ou do discurso, sem, no entanto, estarem atreladas a um texto-base. A referência que há no interior desses textos não pode ser associada à ideia de termo texto-base, visto que não interessa, necessariamente, o texto do qual surge a nova obra, mas a alusão a ele nela identificada. Isso posto, interessa demonstrar como tais contatos intertextuais são possíveis na literatura infantil contemporânea, ou seja, quais são os tipos de citação propostas pelo gênero em questão e como tais citações, no nosso entender, ampliam o repertório de leitura da criança. Pensar sobre o leitor-criança, nesse momento é importante, já que será nas séries iniciais e com o apoio do mediador de leitura e alfabetizador que a criança será inserida no ambiente de uma leitura prazerosa e significativa. Será, então, fundamental pensar - Como ele, aluno-criança, estabelece as relações entre obras, como adquire repertório, como identifica a personagem, o tempo e o espaço da narrativa? Como sente esse expressa como leitor de literatura? Aparados por tais questionamentos, analisaremos diversas obras do cenário da literatura infantil contemporânea, buscando por meio das análises dar a ver as possibilidades de leitura dos livros infantis. |
id |
URI-1_30955c56644f7f724cb67126b524ae3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1497 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGOLiteratura; ensino; literatura infantilintertextualidade; ensino; leitura; literatura infantilLiteraturaNorma Discini (2003), em Intertextualidade e o conto maravilhoso, propõe uma tipologia para assimilação do texto-base, a saber: apropriação, paródia, assimilação e estilização, ou ainda, como sugerem os títulos dos capítulos da obra da autora: a desistória, a contra-história, a paráfrase e a estilização. Por essa perspectiva, a pesquisadora analisa obras que são chamadas genericamente de releituras. As obras recebem esse nome porque independentemente da forma de apropriação, seja pela negação seja pelo puro recontar, tomam o texto-base como um todo narrativo. Subvertem ou apropriam-se do começo, do meio e do final da trama narrativa. Toda estrutura e esquema narrativos são trazidos à tona para cumprir um novo propósito, e às vezes, eles aparecem com uma nova roupagem discursiva ou com alterações no percurso narrativo. Essas modificações, por vezes, alteram o nível mais básico da obra, transformando a essência do texto, seja modernizando, pensariam alguns, ou contextualizando, uma vez que as histórias viajam quase sempre por terras distantes. A partir dessa tipologia, é objetivo do artigo que ora se apresenta identificar obras que fazem referências intertextuais, aludem a outros textos não com o intuito de recontá-los, como aquelas analisadas por Discini, mas como forma de ampliar o sentido da narrativa ou do discurso, sem, no entanto, estarem atreladas a um texto-base. A referência que há no interior desses textos não pode ser associada à ideia de termo texto-base, visto que não interessa, necessariamente, o texto do qual surge a nova obra, mas a alusão a ele nela identificada. Isso posto, interessa demonstrar como tais contatos intertextuais são possíveis na literatura infantil contemporânea, ou seja, quais são os tipos de citação propostas pelo gênero em questão e como tais citações, no nosso entender, ampliam o repertório de leitura da criança. Pensar sobre o leitor-criança, nesse momento é importante, já que será nas séries iniciais e com o apoio do mediador de leitura e alfabetizador que a criança será inserida no ambiente de uma leitura prazerosa e significativa. Será, então, fundamental pensar - Como ele, aluno-criança, estabelece as relações entre obras, como adquire repertório, como identifica a personagem, o tempo e o espaço da narrativa? Como sente esse expressa como leitor de literatura? Aparados por tais questionamentos, analisaremos diversas obras do cenário da literatura infantil contemporânea, buscando por meio das análises dar a ver as possibilidades de leitura dos livros infantis. Literatura em DebateLiteratura em DebateCAPESCortez, Mariana2015-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionbibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1497Literatura em Debate; v. 8, n. 15 (2014): LEITURA, LITERATURA E ENSINO; 23-32Literatura em Debate; v. 8, n. 15 (2014): LEITURA, LITERATURA E ENSINO; 23-321982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1497/1792info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T18:50:04Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1497Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2015-02-05T18:50:04Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO |
title |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO |
spellingShingle |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO Cortez, Mariana Literatura; ensino; literatura infantil intertextualidade; ensino; leitura; literatura infantil Literatura |
title_short |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO |
title_full |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO |
title_fullStr |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO |
title_sort |
A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: A INTERTEXTUALIDADE EM JOGO |
author |
Cortez, Mariana |
author_facet |
Cortez, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; ensino; literatura infantil intertextualidade; ensino; leitura; literatura infantil Literatura |
topic |
Literatura; ensino; literatura infantil intertextualidade; ensino; leitura; literatura infantil Literatura |
description |
Norma Discini (2003), em Intertextualidade e o conto maravilhoso, propõe uma tipologia para assimilação do texto-base, a saber: apropriação, paródia, assimilação e estilização, ou ainda, como sugerem os títulos dos capítulos da obra da autora: a desistória, a contra-história, a paráfrase e a estilização. Por essa perspectiva, a pesquisadora analisa obras que são chamadas genericamente de releituras. As obras recebem esse nome porque independentemente da forma de apropriação, seja pela negação seja pelo puro recontar, tomam o texto-base como um todo narrativo. Subvertem ou apropriam-se do começo, do meio e do final da trama narrativa. Toda estrutura e esquema narrativos são trazidos à tona para cumprir um novo propósito, e às vezes, eles aparecem com uma nova roupagem discursiva ou com alterações no percurso narrativo. Essas modificações, por vezes, alteram o nível mais básico da obra, transformando a essência do texto, seja modernizando, pensariam alguns, ou contextualizando, uma vez que as histórias viajam quase sempre por terras distantes. A partir dessa tipologia, é objetivo do artigo que ora se apresenta identificar obras que fazem referências intertextuais, aludem a outros textos não com o intuito de recontá-los, como aquelas analisadas por Discini, mas como forma de ampliar o sentido da narrativa ou do discurso, sem, no entanto, estarem atreladas a um texto-base. A referência que há no interior desses textos não pode ser associada à ideia de termo texto-base, visto que não interessa, necessariamente, o texto do qual surge a nova obra, mas a alusão a ele nela identificada. Isso posto, interessa demonstrar como tais contatos intertextuais são possíveis na literatura infantil contemporânea, ou seja, quais são os tipos de citação propostas pelo gênero em questão e como tais citações, no nosso entender, ampliam o repertório de leitura da criança. Pensar sobre o leitor-criança, nesse momento é importante, já que será nas séries iniciais e com o apoio do mediador de leitura e alfabetizador que a criança será inserida no ambiente de uma leitura prazerosa e significativa. Será, então, fundamental pensar - Como ele, aluno-criança, estabelece as relações entre obras, como adquire repertório, como identifica a personagem, o tempo e o espaço da narrativa? Como sente esse expressa como leitor de literatura? Aparados por tais questionamentos, analisaremos diversas obras do cenário da literatura infantil contemporânea, buscando por meio das análises dar a ver as possibilidades de leitura dos livros infantis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1497 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1497/1792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate Literatura em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 8, n. 15 (2014): LEITURA, LITERATURA E ENSINO; 23-32 Literatura em Debate; v. 8, n. 15 (2014): LEITURA, LITERATURA E ENSINO; 23-32 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329485440843776 |