Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mitidieri, André Luis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159
Resumo: Na presente abordagem à obra literária Ressurreição, localizamos três processos que demarcam a intertextualidade nela firmada: alusão; citação; estilização. Ao estudarmos as incidências desses recursos na ficção narrativa editada por Machado de Assis em 1872, buscaremos identificá-las como uma fração do seu projetode escrita romanesca. A resistência do escritor às configuraçõesbrasileiras do gênero nesse período levou sua proposta a um constante diálogo com o próprio discurso literário e o “espaço biográfico”. A provável inclinação do ficcionista ao “romance popular europeu” não impediu que recorresse, na ficção narrativa sob análise, a linguagens e a um tema do romance romântico. Emsua tessitura, entretanto, as alusões e citações à “tragédia biográfica”, à “literatura de viagens” e à “epistolografia” permitem entrever, de certa forma, um ensaio à estilização desses subgênero e gêneros (auto)biográficos, incidência que contribui para associar o romance machadiano de estréia aos textos que o consagrariam, publicados a partir de 1880.
id URI-2_8c7e325ccd970573e9c89be0b8955823
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/159
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de RessurreiçãoNa presente abordagem à obra literária Ressurreição, localizamos três processos que demarcam a intertextualidade nela firmada: alusão; citação; estilização. Ao estudarmos as incidências desses recursos na ficção narrativa editada por Machado de Assis em 1872, buscaremos identificá-las como uma fração do seu projetode escrita romanesca. A resistência do escritor às configuraçõesbrasileiras do gênero nesse período levou sua proposta a um constante diálogo com o próprio discurso literário e o “espaço biográfico”. A provável inclinação do ficcionista ao “romance popular europeu” não impediu que recorresse, na ficção narrativa sob análise, a linguagens e a um tema do romance romântico. Emsua tessitura, entretanto, as alusões e citações à “tragédia biográfica”, à “literatura de viagens” e à “epistolografia” permitem entrever, de certa forma, um ensaio à estilização desses subgênero e gêneros (auto)biográficos, incidência que contribui para associar o romance machadiano de estréia aos textos que o consagrariam, publicados a partir de 1880.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesMitidieri, André Luis2012-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 20 (2011): LITERATURA COMPARADA: RUMOS E INTERFACES; p. 187-210Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 20 (2011): LITERATURA COMPARADA: RUMOS E INTERFACES; p. 187-2101984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159/307http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159/308info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T18:43:39Zoai:ojs.200.203.105.109:article/159Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-27T18:43:39Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
title Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
spellingShingle Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
Mitidieri, André Luis
title_short Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
title_full Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
title_fullStr Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
title_full_unstemmed Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
title_sort Um ensaio ao projeto romanesco de Machado nos intertextos de Ressurreição
author Mitidieri, André Luis
author_facet Mitidieri, André Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mitidieri, André Luis
dc.subject.none.fl_str_mv


description Na presente abordagem à obra literária Ressurreição, localizamos três processos que demarcam a intertextualidade nela firmada: alusão; citação; estilização. Ao estudarmos as incidências desses recursos na ficção narrativa editada por Machado de Assis em 1872, buscaremos identificá-las como uma fração do seu projetode escrita romanesca. A resistência do escritor às configuraçõesbrasileiras do gênero nesse período levou sua proposta a um constante diálogo com o próprio discurso literário e o “espaço biográfico”. A provável inclinação do ficcionista ao “romance popular europeu” não impediu que recorresse, na ficção narrativa sob análise, a linguagens e a um tema do romance romântico. Emsua tessitura, entretanto, as alusões e citações à “tragédia biográfica”, à “literatura de viagens” e à “epistolografia” permitem entrever, de certa forma, um ensaio à estilização desses subgênero e gêneros (auto)biográficos, incidência que contribui para associar o romance machadiano de estréia aos textos que o consagrariam, publicados a partir de 1880.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159/307
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/159/308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 20 (2011): LITERATURA COMPARADA: RUMOS E INTERFACES; p. 187-210
Revista Língua&Literatura; v. 13, n. 20 (2011): LITERATURA COMPARADA: RUMOS E INTERFACES; p. 187-210
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1798329465634291712