O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segabinazi, Daniela Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967
Resumo: Este trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento.
id URI-2_f61c7030b10d9d74859161dc28a69df0
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1967
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...LiteraturaEducação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor.Ensino de Literatura e formação de leitoresEste trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesSegabinazi, Daniela Maria2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográfica e de campo (método qualitativo)application/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-78Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-781984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967/2040info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1967Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
title O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
spellingShingle O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
Segabinazi, Daniela Maria
Literatura
Educação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor.
Ensino de Literatura e formação de leitores
title_short O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
title_full O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
title_fullStr O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
title_full_unstemmed O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
title_sort O ENSINO DE LITERATURA CONTINUA EM PERIGO...
author Segabinazi, Daniela Maria
author_facet Segabinazi, Daniela Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Segabinazi, Daniela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Educação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor.
Ensino de Literatura e formação de leitores
topic Literatura
Educação Literária; Ensino Fundamental; Professor; Leitor.
Ensino de Literatura e formação de leitores
description Este trabalho discute os desafios que envolvem o ensino de literatura nas escolas de ensino Fundamental. O enfoque da discussão problematiza abordagens sobre o ensino e a crise da leitura literária, constatada desde a década de 70, nas pesquisas das professoras Lígia C. Leite (1983) e Maria T. Rocco (1981), e, recentemente, reavaliada por autores como Rildo Cosson e Graça Paulino (2004), Teresa Colomer (2007) e T. Todorov (2010). Ainda, busca analisar a função da literatura na escola contemporânea, e, com dados de pesquisa, apresenta como o professor revela suas convicções e metodologias de leitura literária na sala de aula, evidenciando os desafios na escola, uma vez que entre as políticas e pesquisas sobre o ensino da literatura se encontram avançadas, enquanto que as práticas escolares não apontam tal direcionamento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Pesquisa bibliográfica e de campo (método qualitativo)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1967/2040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-78
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 63-78
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1754303622301089792