OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Soares da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Abreu, Môngolla Keyla de Freitas, Santos, Thaíla Alves dos, Edson Chaves, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1322
Resumo: Levando em consideração que o uso de ilustrações apresenta importante contribuição para as Ciências Naturais, a presente pesquisa visou verificar qual o papel desta ferramenta para o ensino e aprendizagem de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, um questionário sobre o uso de desenhos em atividades curriculares foi respondido por alunos matriculados nas disciplinas de Criptógamas e Espermatófitas de dois semestres distintos; além disso, foram avaliados os desenhos realizados nos relatórios de aulas práticas dos educandos. Pode-se perceber que os estudantes ainda exploram pouco o uso de ilustrações no ensino; embora reconheçam que esta estratégia é importante para sua formação acadêmica, apresentam certas dificuldades para trabalhar com ela. De forma, que se faz interessante que os professores trabalhem essa metodologia nas aulas de Biologia e Botânica, para que quebrem a resistência dos estudantes e os ajudem a desenvolver novas competências, especialmente com relação à prática do desenho, observação e a criatividade.
id URI-5_006c018f6a01d9d42b18558cf6c507c3
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1322
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICAArteBotânicaatividades lúdicasLevando em consideração que o uso de ilustrações apresenta importante contribuição para as Ciências Naturais, a presente pesquisa visou verificar qual o papel desta ferramenta para o ensino e aprendizagem de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, um questionário sobre o uso de desenhos em atividades curriculares foi respondido por alunos matriculados nas disciplinas de Criptógamas e Espermatófitas de dois semestres distintos; além disso, foram avaliados os desenhos realizados nos relatórios de aulas práticas dos educandos. Pode-se perceber que os estudantes ainda exploram pouco o uso de ilustrações no ensino; embora reconheçam que esta estratégia é importante para sua formação acadêmica, apresentam certas dificuldades para trabalhar com ela. De forma, que se faz interessante que os professores trabalhem essa metodologia nas aulas de Biologia e Botânica, para que quebrem a resistência dos estudantes e os ajudem a desenvolver novas competências, especialmente com relação à prática do desenho, observação e a criatividade.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/132210.31512/encitec.v14i1.1322Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 169-1902237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1322/734Copyright (c) 2024 Simone Soares da Silva, Môngolla Keyla de Freitas Abreu, Thaíla Alves dos Santos, Bruno Edson Chaveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Simone Soares da Abreu, Môngolla Keyla de Freitas Santos, Thaíla Alves dos Edson Chaves, Bruno2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1322Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
title OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
spellingShingle OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
Silva, Simone Soares da
Arte
Botânica
atividades lúdicas
title_short OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
title_full OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
title_fullStr OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
title_full_unstemmed OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
title_sort OS DESENHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE BOTÂNICA
author Silva, Simone Soares da
author_facet Silva, Simone Soares da
Abreu, Môngolla Keyla de Freitas
Santos, Thaíla Alves dos
Edson Chaves, Bruno
author_role author
author2 Abreu, Môngolla Keyla de Freitas
Santos, Thaíla Alves dos
Edson Chaves, Bruno
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Soares da
Abreu, Môngolla Keyla de Freitas
Santos, Thaíla Alves dos
Edson Chaves, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Botânica
atividades lúdicas
topic Arte
Botânica
atividades lúdicas
description Levando em consideração que o uso de ilustrações apresenta importante contribuição para as Ciências Naturais, a presente pesquisa visou verificar qual o papel desta ferramenta para o ensino e aprendizagem de Botânica em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para tanto, um questionário sobre o uso de desenhos em atividades curriculares foi respondido por alunos matriculados nas disciplinas de Criptógamas e Espermatófitas de dois semestres distintos; além disso, foram avaliados os desenhos realizados nos relatórios de aulas práticas dos educandos. Pode-se perceber que os estudantes ainda exploram pouco o uso de ilustrações no ensino; embora reconheçam que esta estratégia é importante para sua formação acadêmica, apresentam certas dificuldades para trabalhar com ela. De forma, que se faz interessante que os professores trabalhem essa metodologia nas aulas de Biologia e Botânica, para que quebrem a resistência dos estudantes e os ajudem a desenvolver novas competências, especialmente com relação à prática do desenho, observação e a criatividade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1322
10.31512/encitec.v14i1.1322
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1322
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v14i1.1322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1322/734
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 169-190
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333254524928