A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwan, Guilherme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ayres dos Santos, Rosemar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/488
Resumo: Configurações curriculares pautadas por abordagem temática vêm sendo utilizadas em processos como forma de redinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a problemática analisada busca a compreensão de: como as configurações curriculares estão sendo desenvolvidas na perspectiva da abordagem de temas na Educação Básica? Objetivando discutir as diferentes formas de desenvolvimento da abordagem por temas, buscando aproximações à perspectiva Freire/CTS. O foco do trabalho está no desenvolvimento efetivo de práticas em sala de aula na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por quatro periódicos com escopo nas áreas de Biologia - Revista Bio-grafia, Física - Revista Brasileira de Ensino de Física, Química - Revista Debates em Ensino de Química e Ciências - Revista Ciência & Educação. Como metodologia de análise utilizou-se a Análise de conteúdo, com categorias definidas a priori: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema; d) Relação tema/conteúdo e) Conteúdo tradicional designado de tema. Vinculados a essas categorias identificamos, que Paulo Freire é um dos grandes referenciais em abordagens temáticas, como parte de um processo essencialmente dialógico, que a partir da aproximação ao enfoque CTS, busca formar cidadãos críticos e responsáveis na tomada de decisões envolvendo problemáticas Científico-Tecnológicas.
id URI-5_2ec1054d644d163153096692e0a7bbd7
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/488
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTSabordagem temáticacurrículoFreireCTSeducação básicaConfigurações curriculares pautadas por abordagem temática vêm sendo utilizadas em processos como forma de redinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a problemática analisada busca a compreensão de: como as configurações curriculares estão sendo desenvolvidas na perspectiva da abordagem de temas na Educação Básica? Objetivando discutir as diferentes formas de desenvolvimento da abordagem por temas, buscando aproximações à perspectiva Freire/CTS. O foco do trabalho está no desenvolvimento efetivo de práticas em sala de aula na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por quatro periódicos com escopo nas áreas de Biologia - Revista Bio-grafia, Física - Revista Brasileira de Ensino de Física, Química - Revista Debates em Ensino de Química e Ciências - Revista Ciência & Educação. Como metodologia de análise utilizou-se a Análise de conteúdo, com categorias definidas a priori: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema; d) Relação tema/conteúdo e) Conteúdo tradicional designado de tema. Vinculados a essas categorias identificamos, que Paulo Freire é um dos grandes referenciais em abordagens temáticas, como parte de um processo essencialmente dialógico, que a partir da aproximação ao enfoque CTS, busca formar cidadãos críticos e responsáveis na tomada de decisões envolvendo problemáticas Científico-Tecnológicas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/48810.31512/encitec.v12i1.488Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 52-692237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/488/345Copyright (c) 2022 Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Schwan, GuilhermeAyres dos Santos, Rosemar 2022-03-29T19:02:21Zoai:ojs2.san.uri.br:article/488Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-03-29T19:02:21Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
title A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
spellingShingle A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
Schwan, Guilherme
abordagem temática
currículo
Freire
CTS
educação básica
title_short A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
title_full A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
title_fullStr A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
title_full_unstemmed A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
title_sort A ABORDAGEM DE TEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APROXIMAÇÃO ENTRE FREIRE E CTS
author Schwan, Guilherme
author_facet Schwan, Guilherme
Ayres dos Santos, Rosemar
author_role author
author2 Ayres dos Santos, Rosemar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwan, Guilherme
Ayres dos Santos, Rosemar
dc.subject.por.fl_str_mv abordagem temática
currículo
Freire
CTS
educação básica
topic abordagem temática
currículo
Freire
CTS
educação básica
description Configurações curriculares pautadas por abordagem temática vêm sendo utilizadas em processos como forma de redinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a problemática analisada busca a compreensão de: como as configurações curriculares estão sendo desenvolvidas na perspectiva da abordagem de temas na Educação Básica? Objetivando discutir as diferentes formas de desenvolvimento da abordagem por temas, buscando aproximações à perspectiva Freire/CTS. O foco do trabalho está no desenvolvimento efetivo de práticas em sala de aula na Educação Básica. O corpus de análise foi composto por quatro periódicos com escopo nas áreas de Biologia - Revista Bio-grafia, Física - Revista Brasileira de Ensino de Física, Química - Revista Debates em Ensino de Química e Ciências - Revista Ciência & Educação. Como metodologia de análise utilizou-se a Análise de conteúdo, com categorias definidas a priori: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema; d) Relação tema/conteúdo e) Conteúdo tradicional designado de tema. Vinculados a essas categorias identificamos, que Paulo Freire é um dos grandes referenciais em abordagens temáticas, como parte de um processo essencialmente dialógico, que a partir da aproximação ao enfoque CTS, busca formar cidadãos críticos e responsáveis na tomada de decisões envolvendo problemáticas Científico-Tecnológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/488
10.31512/encitec.v12i1.488
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/488
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i1.488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/488/345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 1 (2022); 52-69
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333680246784