CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacarias Lopes, Werner
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes Garcia, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560
Resumo: No estudo, apresentam-se análises e reflexões sobre a pesquisa em um curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos de escolas públicas municipais. O objetivo geral foi investigar concepções e práticas dos docentes acerca das temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir de uma ação de educação continuada que envolveu leitura, debates e planejamento, usando como base dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para ensino de ciências. Assim, verificou-se a compreensão da temática em estudo pelos professores, a partir dos relatos das sistematizações e na construção do mapa conceitual.
id URI-5_8ba7d2be64ebf3f60dc0d564f754e3f3
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/560
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)ReflexãoAlfabetização CientíficaCTSFormação continuadaNo estudo, apresentam-se análises e reflexões sobre a pesquisa em um curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos de escolas públicas municipais. O objetivo geral foi investigar concepções e práticas dos docentes acerca das temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir de uma ação de educação continuada que envolveu leitura, debates e planejamento, usando como base dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para ensino de ciências. Assim, verificou-se a compreensão da temática em estudo pelos professores, a partir dos relatos das sistematizações e na construção do mapa conceitual.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/56010.31512/encitec.v11i3.560Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 106-1182237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560/254Copyright (c) 2021 Werner Zacarias Lopes, Rosane Nunes Garciahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Zacarias Lopes, WernerNunes Garcia, Rosane 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/560Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
title CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
Zacarias Lopes, Werner
Reflexão
Alfabetização Científica
CTS
Formação continuada
title_short CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
title_full CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
title_sort CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS 4° E 5° ANOS NA TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC)
author Zacarias Lopes, Werner
author_facet Zacarias Lopes, Werner
Nunes Garcia, Rosane
author_role author
author2 Nunes Garcia, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacarias Lopes, Werner
Nunes Garcia, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Alfabetização Científica
CTS
Formação continuada
topic Reflexão
Alfabetização Científica
CTS
Formação continuada
description No estudo, apresentam-se análises e reflexões sobre a pesquisa em um curso de formação continuada vivenciada por professores dos 4° e 5° anos de escolas públicas municipais. O objetivo geral foi investigar concepções e práticas dos docentes acerca das temáticas da Alfabetização Científica (AC) com enfoque da Ciência, da Tecnologia e da Sociedade (CTS), a partir de uma ação de educação continuada que envolveu leitura, debates e planejamento, usando como base dois artigos científicos que destacam a importância das temáticas para ensino de ciências. Assim, verificou-se a compreensão da temática em estudo pelos professores, a partir dos relatos das sistematizações e na construção do mapa conceitual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560
10.31512/encitec.v11i3.560
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/560/254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Werner Zacarias Lopes, Rosane Nunes Garcia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Werner Zacarias Lopes, Rosane Nunes Garcia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 106-118
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333698072576