Influência da titulação docente no desempenho de cursos de administração
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/984 |
Resumo: | O estudo tem o objetivo de avaliar a influência da oferta da mão de obra técnico-científica (professores com mestrado e doutorado) no desempenho dos cursos de bacharelado em Administração avaliados pelo SINAES. O estudo envolveu os 1.704 cursos de bacharelado em Administração avaliados no ano de 2012. Por meio de um simulador desenvolvido pelos autores para o cômputo do CPC (conceito preliminar) do curso, que considerou os mesmos critérios utilizados pelo INEP, foi realizada uma simulação, que atribuiu para os cursos com baixa proporção de professores com titulação de mestrado e doutorado um mínimo de 30% para mestrado e 11% para doutorado, retirando, dessa maneira, a suposta barreira gerada pela ausência de professores titulados em alguns estados brasileiros. O parâmetro utilizado se baseou no mínimo exigido pelos indicadores de qualidade do instrumento de avaliação in loco do SINAES. Conclui-se que a ausência de mão de obra técnico-científica nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina influencia de maneira significativa o baixo desempenho dos cursos avaliados pelo SINAES, o que não se verificou com tanta intensidade nos demais estados. |
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O estudo tem o objetivo de avaliar a influência da oferta da mão de obra técnico-científica (professores com mestrado e doutorado) no desempenho dos cursos de bacharelado em Administração avaliados pelo SINAES. O estudo envolveu os 1.704 cursos de bacharelado em Administração avaliados no ano de 2012. Por meio de um simulador desenvolvido pelos autores para o cômputo do CPC (conceito preliminar) do curso, que considerou os mesmos critérios utilizados pelo INEP, foi realizada uma simulação, que atribuiu para os cursos com baixa proporção de professores com titulação de mestrado e doutorado um mínimo de 30% para mestrado e 11% para doutorado, retirando, dessa maneira, a suposta barreira gerada pela ausência de professores titulados em alguns estados brasileiros. O parâmetro utilizado se baseou no mínimo exigido pelos indicadores de qualidade do instrumento de avaliação in loco do SINAES. Conclui-se que a ausência de mão de obra técnico-científica nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina influencia de maneira significativa o baixo desempenho dos cursos avaliados pelo SINAES, o que não se verificou com tanta intensidade nos demais estados. |
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