Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional. |
id |
USCS-1_75e09f443c67417883284652c475e188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/842 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIdentidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire2012-072016-09-06T14:24:51Z2016-09-06T14:24:51ZO objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-30T12:15:15Z No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:29:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-06T14:24:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-06T14:24:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5) Previous issue date: 2012-07Rua Oscar FreireCluster de NegóciosIdentidade Regionalhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842DMD_hdl_123456789/842SOUZA, Elisa Botelho; GIL, Antônio Carlos. Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 2, Jul./Dez., 2012.SOUZA, Elisa BotelhoGIL, Antônio Carlosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess3348-10586-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/842/2/3348-10586-1-PB.pdfapplication/pdf1873621http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/842/2/3348-10586-1-PB.pdfaeff41d8db695b05b9bf7c08090b021fMD5123456789_842_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/842Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:22.941Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire |
title |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire |
spellingShingle |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire SOUZA, Elisa Botelho Rua Oscar Freire Cluster de Negócios Identidade Regional |
title_short |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire |
title_full |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire |
title_fullStr |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire |
title_full_unstemmed |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire |
title_sort |
Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire |
author |
SOUZA, Elisa Botelho |
author_facet |
SOUZA, Elisa Botelho GIL, Antônio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
GIL, Antônio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Elisa Botelho GIL, Antônio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rua Oscar Freire Cluster de Negócios Identidade Regional |
topic |
Rua Oscar Freire Cluster de Negócios Identidade Regional |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional. |
description |
O objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-06T14:24:51Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-06T14:24:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842 DMD_hdl_123456789/842 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Elisa Botelho; GIL, Antônio Carlos. Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 2, Jul./Dez., 2012. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/842 SOUZA, Elisa Botelho; GIL, Antônio Carlos. Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 2, Jul./Dez., 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950959439872000 |