Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Elisa Botelho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: GIL, Antônio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842
Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional.
id USCS-1_75e09f443c67417883284652c475e188
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/842
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIdentidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire2012-072016-09-06T14:24:51Z2016-09-06T14:24:51ZO objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-30T12:15:15Z No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:29:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-09-06T14:24:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-06T14:24:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3348-10586-1-PB.pdf: 1873621 bytes, checksum: aeff41d8db695b05b9bf7c08090b021f (MD5) Previous issue date: 2012-07Rua Oscar FreireCluster de NegóciosIdentidade Regionalhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842DMD_hdl_123456789/842SOUZA, Elisa Botelho; GIL, Antônio Carlos. Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 2, Jul./Dez., 2012.SOUZA, Elisa BotelhoGIL, Antônio Carlosporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess3348-10586-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/842/2/3348-10586-1-PB.pdfapplication/pdf1873621http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/842/2/3348-10586-1-PB.pdfaeff41d8db695b05b9bf7c08090b021fMD5123456789_842_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/842Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:22.941Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
title Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
spellingShingle Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
SOUZA, Elisa Botelho
Rua Oscar Freire
Cluster de Negócios
Identidade Regional
title_short Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
title_full Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
title_fullStr Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
title_full_unstemmed Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
title_sort Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire
author SOUZA, Elisa Botelho
author_facet SOUZA, Elisa Botelho
GIL, Antônio Carlos
author_role author
author2 GIL, Antônio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Elisa Botelho
GIL, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Rua Oscar Freire
Cluster de Negócios
Identidade Regional
topic Rua Oscar Freire
Cluster de Negócios
Identidade Regional
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional.
description O objetivo desta pesquisa é verificar manifestações de identidade regional no aglomerado comercial da Rua Oscar Freire. Para os fins propostos, definem-se como componentes da identidade regional sua caracterização empírica, sua imagem e as percepções dos atores em relação à sua existência, bem como sua identificação com o cluster e a disposição para atuar em prol de seu desenvolvimento. A pesquisa é de caráter exploratório e os dados foram obtidos mediante análise de documentos, entrevistas com atores regionais e observação espontânea. As dimensões mais características da imagem da região são: cluster de negócios, rua de luxo, local atraente para empresas, local em que os clientes são bem tratados e modelo para replicação. Verifica-se a existência de identidade regional nesse aglomerado, embora esta seja mais evidente quando se consideram as dimensões cognitiva e afetiva, pois os atores reconhecem a existência do conglomerado comercial, têm consciência de seus limites e de suas funções, e manifestam solidariedade no desempenho das atividades comerciais. A dimensão conativa, que se refere ao desenvolvimento de ações efetivas em prol do desenvolvimento da região, mostra-se menos evidente. Conclui-se que o território, constituído pela Rua Oscar Freire e adjacências, também pode ser considerado uma região socialmente construída, pois além de apresentar abrangência territorial bem definida e uma imagem conceitual e simbólica, faz parte de um sistema de regiões e apresenta identidade regional.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-06T14:24:51Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-06T14:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842
DMD_hdl_123456789/842
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Elisa Botelho; GIL, Antônio Carlos. Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 2, Jul./Dez., 2012.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/842
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/842
SOUZA, Elisa Botelho; GIL, Antônio Carlos. Identidade regional no cluster comercial da rua Oscar Freire. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 2, Jul./Dez., 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959439872000