REFORMA EDUCACIONAL NO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS: AS CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE RESPONSABILIZAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA E NO TRABALHO DO DIRETOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luís Gustavo Alexandre
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Antonio Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6396
Resumo: O artigo pretende analisar questões referentes aos temas reforma educacional e gestão escolar no contexto da rede estadual de ensino de Goiás. A pesquisa origina-se de análise de documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes de Goiás (Seduce), em especial, os relativos ao documento Pacto pela Educação e ao Programa Reconhecer, bem como ao Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e ao Currículo-Referência. A pesquisa se utiliza também de revisão de literatura e de dados do questionário aplicado aos diretores escolares na Prova Brasil 2017 relativos a escolas públicas estaduais do município de Goiânia. Os resultados demonstram a influência dos conceitos de responsabilização e meritocracia nos contornos assumidos pela reforma educacional e sua inflexão sobre a gestão do sistema educativo e o trabalho do diretor escolar no sistema estadual de ensino de Goiás.
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