INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142 |
Resumo: | Ethnophysics has been neglected in the educational context, leading to a lack of humanizing approaches and a shortage of investigations into the teaching and learning processes. However, studies and research have explored alternative pedagogical practices, seeking a differentiated approach to the teaching of Physics. Ethnophysics aims to integrate traditional and popular knowledge into Physics, promoting discussions and reflections on the relationship between this science and culture. In this work, a theoretical essay was adopted to argue for the relevance of Ethnophysics in understanding Physics and valuing students' cultural knowledge, providing support for the development of pedagogical practices that stimulate dialogue, critical analysis, and multidisciplinarity in the classroom. As a result, we explore and discuss the existing literature, filling a research gap and establishing a conceptual foundation for future empirical investigations. |
id |
USCS-2_08f57a8de1558cbb6a1cf3f91eac45b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9142 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICAEnsino de FísicaEtnofísicaEtnociênciaSaberes popularesCulturaEthnophysics has been neglected in the educational context, leading to a lack of humanizing approaches and a shortage of investigations into the teaching and learning processes. However, studies and research have explored alternative pedagogical practices, seeking a differentiated approach to the teaching of Physics. Ethnophysics aims to integrate traditional and popular knowledge into Physics, promoting discussions and reflections on the relationship between this science and culture. In this work, a theoretical essay was adopted to argue for the relevance of Ethnophysics in understanding Physics and valuing students' cultural knowledge, providing support for the development of pedagogical practices that stimulate dialogue, critical analysis, and multidisciplinarity in the classroom. As a result, we explore and discuss the existing literature, filling a research gap and establishing a conceptual foundation for future empirical investigations.A Etnofísica tem sido negligenciada no contexto educacional, levando à falta de abordagens humanizadoras e à escassez de investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos e pesquisas têm explorado práticas pedagógicas alternativas, buscando uma abordagem diferenciada para o ensino de Física. A Etnofísica visa integrar conhecimentos tradicionais e populares à Física, promovendo discussões e reflexões sobre a relação entre essa ciência e a cultura. Neste trabalho, adotou-se um ensaio teórico para argumentar a relevância da Etnofísica na compreensão da Física e na valorização dos saberes culturais dos estudantes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem o diálogo, a análise crítica e a multidisciplinaridade na sala de aula. Como resultado, exploramos e discutimos a literatura existente, preenchendo uma lacuna de pesquisa e estabelecendo uma base conceitual para futuras investigações empíricas.A Etnofísica tem sido negligenciada no contexto educacional, levando à falta de abordagens humanizadoras e à escassez de investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos e pesquisas têm explorado práticas pedagógicas alternativas, buscando uma abordagem diferenciada para o ensino de Física. A Etnofísica visa integrar conhecimentos tradicionais e populares à Física, promovendo discussões e reflexões sobre a relação entre essa ciência e a cultura. Neste trabalho, adotou-se um ensaio teórico para argumentar a relevância da Etnofísica na compreensão da Física e na valorização dos saberes culturais dos estudantes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem o diálogo, a análise crítica e a multidisciplinaridade na sala de aula. Como resultado, exploramos e discutimos a literatura existente, preenchendo uma lacuna de pesquisa e estabelecendo uma base conceitual para futuras investigações empíricas.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/914210.13037/rea-e.vol8.9142Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202391422525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142/3974Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Felipe Guimarães Carneirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeraszto, Estéfano VizcondeCarneiro, Felipe Guimarães2024-04-11T01:30:54Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9142Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:54Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA |
title |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA Veraszto, Estéfano Vizconde Ensino de Física Etnofísica Etnociência Saberes populares Cultura |
title_short |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA |
title_full |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA |
title_sort |
INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA |
author |
Veraszto, Estéfano Vizconde |
author_facet |
Veraszto, Estéfano Vizconde Carneiro, Felipe Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Felipe Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veraszto, Estéfano Vizconde Carneiro, Felipe Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Etnofísica Etnociência Saberes populares Cultura |
topic |
Ensino de Física Etnofísica Etnociência Saberes populares Cultura |
description |
Ethnophysics has been neglected in the educational context, leading to a lack of humanizing approaches and a shortage of investigations into the teaching and learning processes. However, studies and research have explored alternative pedagogical practices, seeking a differentiated approach to the teaching of Physics. Ethnophysics aims to integrate traditional and popular knowledge into Physics, promoting discussions and reflections on the relationship between this science and culture. In this work, a theoretical essay was adopted to argue for the relevance of Ethnophysics in understanding Physics and valuing students' cultural knowledge, providing support for the development of pedagogical practices that stimulate dialogue, critical analysis, and multidisciplinarity in the classroom. As a result, we explore and discuss the existing literature, filling a research gap and establishing a conceptual foundation for future empirical investigations. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142 10.13037/rea-e.vol8.9142 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol8.9142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142/3974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Felipe Guimarães Carneiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Felipe Guimarães Carneiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239142 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798045887172182017 |