INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veraszto, Estéfano Vizconde
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carneiro, Felipe Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142
Resumo: Ethnophysics has been neglected in the educational context, leading to a lack of humanizing approaches and a shortage of investigations into the teaching and learning processes. However, studies and research have explored alternative pedagogical practices, seeking a differentiated approach to the teaching of Physics. Ethnophysics aims to integrate traditional and popular knowledge into Physics, promoting discussions and reflections on the relationship between this science and culture. In this work, a theoretical essay was adopted to argue for the relevance of Ethnophysics in understanding Physics and valuing students' cultural knowledge, providing support for the development of pedagogical practices that stimulate dialogue, critical analysis, and multidisciplinarity in the classroom. As a result, we explore and discuss the existing literature, filling a research gap and establishing a conceptual foundation for future empirical investigations.
id USCS-2_08f57a8de1558cbb6a1cf3f91eac45b7
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9142
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICAEnsino de FísicaEtnofísicaEtnociênciaSaberes popularesCulturaEthnophysics has been neglected in the educational context, leading to a lack of humanizing approaches and a shortage of investigations into the teaching and learning processes. However, studies and research have explored alternative pedagogical practices, seeking a differentiated approach to the teaching of Physics. Ethnophysics aims to integrate traditional and popular knowledge into Physics, promoting discussions and reflections on the relationship between this science and culture. In this work, a theoretical essay was adopted to argue for the relevance of Ethnophysics in understanding Physics and valuing students' cultural knowledge, providing support for the development of pedagogical practices that stimulate dialogue, critical analysis, and multidisciplinarity in the classroom. As a result, we explore and discuss the existing literature, filling a research gap and establishing a conceptual foundation for future empirical investigations.A Etnofísica tem sido negligenciada no contexto educacional, levando à falta de abordagens humanizadoras e à escassez de investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos e pesquisas têm explorado práticas pedagógicas alternativas, buscando uma abordagem diferenciada para o ensino de Física. A Etnofísica visa integrar conhecimentos tradicionais e populares à Física, promovendo discussões e reflexões sobre a relação entre essa ciência e a cultura. Neste trabalho, adotou-se um ensaio teórico para argumentar a relevância da Etnofísica na compreensão da Física e na valorização dos saberes culturais dos estudantes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem o diálogo, a análise crítica e a multidisciplinaridade na sala de aula. Como resultado, exploramos e discutimos a literatura existente, preenchendo uma lacuna de pesquisa e estabelecendo uma base conceitual para futuras investigações empíricas.A Etnofísica tem sido negligenciada no contexto educacional, levando à falta de abordagens humanizadoras e à escassez de investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos e pesquisas têm explorado práticas pedagógicas alternativas, buscando uma abordagem diferenciada para o ensino de Física. A Etnofísica visa integrar conhecimentos tradicionais e populares à Física, promovendo discussões e reflexões sobre a relação entre essa ciência e a cultura. Neste trabalho, adotou-se um ensaio teórico para argumentar a relevância da Etnofísica na compreensão da Física e na valorização dos saberes culturais dos estudantes, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem o diálogo, a análise crítica e a multidisciplinaridade na sala de aula. Como resultado, exploramos e discutimos a literatura existente, preenchendo uma lacuna de pesquisa e estabelecendo uma base conceitual para futuras investigações empíricas.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/914210.13037/rea-e.vol8.9142Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e202391422525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142/3974Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Felipe Guimarães Carneirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeraszto, Estéfano VizcondeCarneiro, Felipe Guimarães2024-04-11T01:30:54Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/9142Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2024-04-11T01:30:54Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
title INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
spellingShingle INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
Veraszto, Estéfano Vizconde
Ensino de Física
Etnofísica
Etnociência
Saberes populares
Cultura
title_short INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
title_full INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
title_fullStr INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
title_sort INTEGRAÇÃO DA FÍSICA E CULTURA NO ENSINO: PERSPECTIVAS E PROJEÇÕES NA BUSCA PELA ETNOFÍSICA
author Veraszto, Estéfano Vizconde
author_facet Veraszto, Estéfano Vizconde
Carneiro, Felipe Guimarães
author_role author
author2 Carneiro, Felipe Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veraszto, Estéfano Vizconde
Carneiro, Felipe Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Etnofísica
Etnociência
Saberes populares
Cultura
topic Ensino de Física
Etnofísica
Etnociência
Saberes populares
Cultura
description Ethnophysics has been neglected in the educational context, leading to a lack of humanizing approaches and a shortage of investigations into the teaching and learning processes. However, studies and research have explored alternative pedagogical practices, seeking a differentiated approach to the teaching of Physics. Ethnophysics aims to integrate traditional and popular knowledge into Physics, promoting discussions and reflections on the relationship between this science and culture. In this work, a theoretical essay was adopted to argue for the relevance of Ethnophysics in understanding Physics and valuing students' cultural knowledge, providing support for the development of pedagogical practices that stimulate dialogue, critical analysis, and multidisciplinarity in the classroom. As a result, we explore and discuss the existing literature, filling a research gap and establishing a conceptual foundation for future empirical investigations.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142
10.13037/rea-e.vol8.9142
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol8.9142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/9142/3974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Felipe Guimarães Carneiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Prof. Dr. Estéfano Vizconde Veraszto, Felipe Guimarães Carneiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 8 (2023): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe; e20239142
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887172182017