LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6387
Resumo: Referenciar a Gestão Democrática do ensino público é compulsório em legislações educacionais, considerando a previsão do princípio na Constituição Federal de 1988.  Mas, que outros elementos são apresentados em legislações infraconstitucionais, para a visibilidade e materialização de tal princípio?  Como as legislações locais interpretam o princípio?  Portanto, o texto discute registros de gestão democrática do ensino público apresentados em legislações locais, a partir do exame de leis afetas as redes municipais dos 44 municípios sul-rio-grandenses com população acima de 50 mil habitantes.  Abraçando uma metodologia analítico-reconstrutiva, os documentos foram examinados a partir do procedimento da análise de conteúdo, utilizando-se a técnica da análise temática, com destaque para a unidade de significação.  Ao examinar as legislações locais, indica-se a compreensão particular e a prática de mecanismos de gestão democrática.  Como conclusão, os 44 municípios apresentam legislações que regulamentam a gestão democrática em sua rede pública de ensino, materializando mecanismos, espaços e ações para tal modelo de gestão.
id USCS-2_305ae3a7af7799a0f4dc9c654d34f71a
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6387
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICAReferenciar a Gestão Democrática do ensino público é compulsório em legislações educacionais, considerando a previsão do princípio na Constituição Federal de 1988.  Mas, que outros elementos são apresentados em legislações infraconstitucionais, para a visibilidade e materialização de tal princípio?  Como as legislações locais interpretam o princípio?  Portanto, o texto discute registros de gestão democrática do ensino público apresentados em legislações locais, a partir do exame de leis afetas as redes municipais dos 44 municípios sul-rio-grandenses com população acima de 50 mil habitantes.  Abraçando uma metodologia analítico-reconstrutiva, os documentos foram examinados a partir do procedimento da análise de conteúdo, utilizando-se a técnica da análise temática, com destaque para a unidade de significação.  Ao examinar as legislações locais, indica-se a compreensão particular e a prática de mecanismos de gestão democrática.  Como conclusão, os 44 municípios apresentam legislações que regulamentam a gestão democrática em sua rede pública de ensino, materializando mecanismos, espaços e ações para tal modelo de gestão.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/638710.13037/rea-e.vol4n8.6387Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6387/2916Copyright (c) 2020 Rosimar Serena Siqueira Esquinsanihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsquinsani, Rosimar Serena Siqueira2022-10-04T19:04:50Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6387Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-04T19:04:50Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
spellingShingle LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
title_short LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_fullStr LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_full_unstemmed LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
title_sort LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS SUL-RIO-GRANDENSES E SUAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
author Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_facet Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira
description Referenciar a Gestão Democrática do ensino público é compulsório em legislações educacionais, considerando a previsão do princípio na Constituição Federal de 1988.  Mas, que outros elementos são apresentados em legislações infraconstitucionais, para a visibilidade e materialização de tal princípio?  Como as legislações locais interpretam o princípio?  Portanto, o texto discute registros de gestão democrática do ensino público apresentados em legislações locais, a partir do exame de leis afetas as redes municipais dos 44 municípios sul-rio-grandenses com população acima de 50 mil habitantes.  Abraçando uma metodologia analítico-reconstrutiva, os documentos foram examinados a partir do procedimento da análise de conteúdo, utilizando-se a técnica da análise temática, com destaque para a unidade de significação.  Ao examinar as legislações locais, indica-se a compreensão particular e a prática de mecanismos de gestão democrática.  Como conclusão, os 44 municípios apresentam legislações que regulamentam a gestão democrática em sua rede pública de ensino, materializando mecanismos, espaços e ações para tal modelo de gestão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6387
10.13037/rea-e.vol4n8.6387
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6387
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol4n8.6387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6387/2916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 4 n. 8 (2019)
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798045887795036160