COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Carla Emilia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mota, Carlos Bolli, Meereis, Estele Caroline Welter, Radin, Leandro Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Atenção à Saúde
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1588
Resumo: Introdução: A prática regular de musculação traz benefícios ao indivíduo, entre eles, a prevenção do aumento de peso e problemas de saúde. É importante a realização de avaliações relacionadas ao sobrepeso. Existem diferentes métodos que são utilizados para predizer o risco para a saúde relacionado ao sobrepeso. No entanto, ainda não se sabe se há influência desses métodos para indicar se existe risco à saúde relacionado ao sobrepeso. Objetivos: Diante disso, o objetivo do presente estudo foi comparar os métodos de avaliação IMC, RIP e %G para a identificação do sobrepeso de indivíduos de ambos os sexos praticantes de musculação. Materiais e Métodos: Participaram da pesquisa 30 indivíduos, de ambos os sexos, praticantes de musculação, dos quais foi mensurada massa, estatura e percentual de gordura, através das quais se analisou o risco relacionado à saúde utilizando os métodos IMC, RIP e %G. Foi utilizado teste t de student para a análise estatística. Resultados: Houve um maior valor de IMC para o sexo masculino, um menor valor de RIP para o sexo masculino e um maior valor de %G para o sexo feminino. A maioria dos indivíduos apresentaram risco devido ao sobrepeso quando avaliados pelo método do IMC, em contrapartida quando avaliados pelo método do %G nenhum indivíduo apresentou risco a saúde, já em relação ao RIP a maioria estava dentro da normalidade. Conclusão: O método de avaliação pode influenciar no resultado em relação à predição do risco a saúde relacionada ao sobrepeso.
id USCS-3_c0cab6989123096dfcd2ef1c22873263
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1588
network_acronym_str USCS-3
network_name_str Revista de Atenção à Saúde
repository_id_str
spelling COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESOEducação FísicaExercíciotreinamento de resistênciasobrepesoqualidade de vidaIntrodução: A prática regular de musculação traz benefícios ao indivíduo, entre eles, a prevenção do aumento de peso e problemas de saúde. É importante a realização de avaliações relacionadas ao sobrepeso. Existem diferentes métodos que são utilizados para predizer o risco para a saúde relacionado ao sobrepeso. No entanto, ainda não se sabe se há influência desses métodos para indicar se existe risco à saúde relacionado ao sobrepeso. Objetivos: Diante disso, o objetivo do presente estudo foi comparar os métodos de avaliação IMC, RIP e %G para a identificação do sobrepeso de indivíduos de ambos os sexos praticantes de musculação. Materiais e Métodos: Participaram da pesquisa 30 indivíduos, de ambos os sexos, praticantes de musculação, dos quais foi mensurada massa, estatura e percentual de gordura, através das quais se analisou o risco relacionado à saúde utilizando os métodos IMC, RIP e %G. Foi utilizado teste t de student para a análise estatística. Resultados: Houve um maior valor de IMC para o sexo masculino, um menor valor de RIP para o sexo masculino e um maior valor de %G para o sexo feminino. A maioria dos indivíduos apresentaram risco devido ao sobrepeso quando avaliados pelo método do IMC, em contrapartida quando avaliados pelo método do %G nenhum indivíduo apresentou risco a saúde, já em relação ao RIP a maioria estava dentro da normalidade. Conclusão: O método de avaliação pode influenciar no resultado em relação à predição do risco a saúde relacionada ao sobrepeso.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2012-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/158810.13037/rbcs.vol10n32.1588Journal of Health Care; Vol. 10 No. 32 (2012): Abril - Junho / 2012Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 32 (2012): Abril - Junho / 20122359-4330reponame:Revista de Atenção à Saúdeinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1588/1253Rossato, Carla EmiliaMota, Carlos BolliMeereis, Estele Caroline WelterRadin, Leandro Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-04T14:11:47Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/1588Revistahttps://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saudePUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/oaieditoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br2359-43302359-4330opendoar:2012-10-04T14:11:47Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
title COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
spellingShingle COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
Rossato, Carla Emilia
Educação Física
Exercício
treinamento de resistência
sobrepeso
qualidade de vida
title_short COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
title_full COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
title_fullStr COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
title_full_unstemmed COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
title_sort COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SOBREPESO
author Rossato, Carla Emilia
author_facet Rossato, Carla Emilia
Mota, Carlos Bolli
Meereis, Estele Caroline Welter
Radin, Leandro Duarte
author_role author
author2 Mota, Carlos Bolli
Meereis, Estele Caroline Welter
Radin, Leandro Duarte
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Carla Emilia
Mota, Carlos Bolli
Meereis, Estele Caroline Welter
Radin, Leandro Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Exercício
treinamento de resistência
sobrepeso
qualidade de vida
topic Educação Física
Exercício
treinamento de resistência
sobrepeso
qualidade de vida
description Introdução: A prática regular de musculação traz benefícios ao indivíduo, entre eles, a prevenção do aumento de peso e problemas de saúde. É importante a realização de avaliações relacionadas ao sobrepeso. Existem diferentes métodos que são utilizados para predizer o risco para a saúde relacionado ao sobrepeso. No entanto, ainda não se sabe se há influência desses métodos para indicar se existe risco à saúde relacionado ao sobrepeso. Objetivos: Diante disso, o objetivo do presente estudo foi comparar os métodos de avaliação IMC, RIP e %G para a identificação do sobrepeso de indivíduos de ambos os sexos praticantes de musculação. Materiais e Métodos: Participaram da pesquisa 30 indivíduos, de ambos os sexos, praticantes de musculação, dos quais foi mensurada massa, estatura e percentual de gordura, através das quais se analisou o risco relacionado à saúde utilizando os métodos IMC, RIP e %G. Foi utilizado teste t de student para a análise estatística. Resultados: Houve um maior valor de IMC para o sexo masculino, um menor valor de RIP para o sexo masculino e um maior valor de %G para o sexo feminino. A maioria dos indivíduos apresentaram risco devido ao sobrepeso quando avaliados pelo método do IMC, em contrapartida quando avaliados pelo método do %G nenhum indivíduo apresentou risco a saúde, já em relação ao RIP a maioria estava dentro da normalidade. Conclusão: O método de avaliação pode influenciar no resultado em relação à predição do risco a saúde relacionada ao sobrepeso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1588
10.13037/rbcs.vol10n32.1588
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1588
identifier_str_mv 10.13037/rbcs.vol10n32.1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/1588/1253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Health Care; Vol. 10 No. 32 (2012): Abril - Junho / 2012
Revista de Atenção à Saúde; v. 10 n. 32 (2012): Abril - Junho / 2012
2359-4330
reponame:Revista de Atenção à Saúde
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Atenção à Saúde
collection Revista de Atenção à Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista de Atenção à Saúde - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv editoria.ras@online.uscs.edu.br || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798042260600782848