Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Maiana Farias Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Noronha,Ana Paula Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000200002
Resumo: Este estudo objetivou analisar as relações entre interesses, personalidade e inteligência em adolescentes. Participaram 211 alunos do ensino médio do estado do Paraná, com média de idade de 16,5 (DP=0,5). Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional e o Self Directed Search para medida dos interesses; a Bateria Fatorial de Personalidade e a Bateria de Provas de Raciocínio. Foi realizada uma análise fatorial com os escores dos quatro testes supracitados, e uma solução de seis fatores indicou maior coerência teórica e prática para compreender as associações entre traços de personalidade, interesses e habilidades cognitivas. Os escores de interesse nos dois testes estiveram mais relacionados, juntamente com alguns fatores de personalidade, com exceção dos traços neuroticismo e realização, enquanto as provas de inteligência não se agruparam com interesses ou personalidade. Discute-se a utilidade de testes que medem os construtos interesses, personalidade e inteligência em orientação profissional.
id USF-1_04b03c83ae5f7eac855df8786167f2dd
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712009000200002
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentesavaliação psicológicaorientação vocacionaltraços de personalidadeinteresses profissionaisinteligênciaEste estudo objetivou analisar as relações entre interesses, personalidade e inteligência em adolescentes. Participaram 211 alunos do ensino médio do estado do Paraná, com média de idade de 16,5 (DP=0,5). Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional e o Self Directed Search para medida dos interesses; a Bateria Fatorial de Personalidade e a Bateria de Provas de Raciocínio. Foi realizada uma análise fatorial com os escores dos quatro testes supracitados, e uma solução de seis fatores indicou maior coerência teórica e prática para compreender as associações entre traços de personalidade, interesses e habilidades cognitivas. Os escores de interesse nos dois testes estiveram mais relacionados, juntamente com alguns fatores de personalidade, com exceção dos traços neuroticismo e realização, enquanto as provas de inteligência não se agruparam com interesses ou personalidade. Discute-se a utilidade de testes que medem os construtos interesses, personalidade e inteligência em orientação profissional.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000200002Psico-USF v.14 n.2 2009reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712009000200002info:eu-repo/semantics/openAccessNunes,Maiana Farias OliveiraNoronha,Ana Paula Portopor2009-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712009000200002Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2009-11-19T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
title Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
spellingShingle Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
Nunes,Maiana Farias Oliveira
avaliação psicológica
orientação vocacional
traços de personalidade
interesses profissionais
inteligência
title_short Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
title_full Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
title_fullStr Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
title_full_unstemmed Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
title_sort Relações entre interesses, personalidade e habilidades cognitivas: um estudo com adolescentes
author Nunes,Maiana Farias Oliveira
author_facet Nunes,Maiana Farias Oliveira
Noronha,Ana Paula Porto
author_role author
author2 Noronha,Ana Paula Porto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Maiana Farias Oliveira
Noronha,Ana Paula Porto
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
orientação vocacional
traços de personalidade
interesses profissionais
inteligência
topic avaliação psicológica
orientação vocacional
traços de personalidade
interesses profissionais
inteligência
description Este estudo objetivou analisar as relações entre interesses, personalidade e inteligência em adolescentes. Participaram 211 alunos do ensino médio do estado do Paraná, com média de idade de 16,5 (DP=0,5). Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional e o Self Directed Search para medida dos interesses; a Bateria Fatorial de Personalidade e a Bateria de Provas de Raciocínio. Foi realizada uma análise fatorial com os escores dos quatro testes supracitados, e uma solução de seis fatores indicou maior coerência teórica e prática para compreender as associações entre traços de personalidade, interesses e habilidades cognitivas. Os escores de interesse nos dois testes estiveram mais relacionados, juntamente com alguns fatores de personalidade, com exceção dos traços neuroticismo e realização, enquanto as provas de inteligência não se agruparam com interesses ou personalidade. Discute-se a utilidade de testes que medem os construtos interesses, personalidade e inteligência em orientação profissional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712009000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.14 n.2 2009
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786784743425