O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seminotti,Nedio
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Borges,Beatriz Giacomoni, Cruz,Jamile Londero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200009
Resumo: O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É desejável que crie um ambiente de aprendizagem no qual os alunos possam produzir conhecimento e que o conhecimento seja acompanhado por igual crescimento de suas consciências. Esta pesquisa objetivou compreender a contribuição de distintas organizações dos alunos em sala de aula, mais eficazes aos fins mencionados. Participaram da pesquisa 23 grupos, num total de 600 alunos. Os dados foram coletados por meio de instrumento de observação de grupo e do diário de campo e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a auto-organização dos alunos, em sala de aula, articulada com a organização formal, constituem organizadores mais eficazes no cumprimento dos desafios aludidos e, ainda, que não há uma separação nítida entre papéis e lideranças na organização do grupo, posto que todos estes, na interação humana, são entendidos como lideranças.
id USF-1_6000685993c9439843c0374f99027f2b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712004000200009
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagemAmbiente de aprendizagemPequeno grupoOrganizaçãoLiderançaO pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É desejável que crie um ambiente de aprendizagem no qual os alunos possam produzir conhecimento e que o conhecimento seja acompanhado por igual crescimento de suas consciências. Esta pesquisa objetivou compreender a contribuição de distintas organizações dos alunos em sala de aula, mais eficazes aos fins mencionados. Participaram da pesquisa 23 grupos, num total de 600 alunos. Os dados foram coletados por meio de instrumento de observação de grupo e do diário de campo e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a auto-organização dos alunos, em sala de aula, articulada com a organização formal, constituem organizadores mais eficazes no cumprimento dos desafios aludidos e, ainda, que não há uma separação nítida entre papéis e lideranças na organização do grupo, posto que todos estes, na interação humana, são entendidos como lideranças.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200009Psico-USF v.9 n.2 2004reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712004000200009info:eu-repo/semantics/openAccessSeminotti,NedioBorges,Beatriz GiacomoniCruz,Jamile Londeropor2011-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712004000200009Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
title O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
spellingShingle O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
Seminotti,Nedio
Ambiente de aprendizagem
Pequeno grupo
Organização
Liderança
title_short O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
title_full O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
title_fullStr O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
title_full_unstemmed O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
title_sort O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem
author Seminotti,Nedio
author_facet Seminotti,Nedio
Borges,Beatriz Giacomoni
Cruz,Jamile Londero
author_role author
author2 Borges,Beatriz Giacomoni
Cruz,Jamile Londero
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seminotti,Nedio
Borges,Beatriz Giacomoni
Cruz,Jamile Londero
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Pequeno grupo
Organização
Liderança
topic Ambiente de aprendizagem
Pequeno grupo
Organização
Liderança
description O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É desejável que crie um ambiente de aprendizagem no qual os alunos possam produzir conhecimento e que o conhecimento seja acompanhado por igual crescimento de suas consciências. Esta pesquisa objetivou compreender a contribuição de distintas organizações dos alunos em sala de aula, mais eficazes aos fins mencionados. Participaram da pesquisa 23 grupos, num total de 600 alunos. Os dados foram coletados por meio de instrumento de observação de grupo e do diário de campo e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a auto-organização dos alunos, em sala de aula, articulada com a organização formal, constituem organizadores mais eficazes no cumprimento dos desafios aludidos e, ainda, que não há uma separação nítida entre papéis e lideranças na organização do grupo, posto que todos estes, na interação humana, são entendidos como lideranças.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712004000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.9 n.2 2004
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786103169024