Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Orlanda
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Aguiar,Cecília, Barros,Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007
Resumo: Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.
id USF-1_60c195959411ff474e5b2a5c4ee05a24
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712004000200007
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dadosEscala de avaliaçãoComportamentos interactivos maternosJogo livreResponsividadeCrianças de 1 a 2 anosEste trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007Psico-USF v.9 n.2 2004reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712004000200007info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,OrlandaAguiar,CecíliaBarros,Sílviapor2011-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712004000200007Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2011-10-20T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
title Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
spellingShingle Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
Cruz,Orlanda
Escala de avaliação
Comportamentos interactivos maternos
Jogo livre
Responsividade
Crianças de 1 a 2 anos
title_short Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_full Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_fullStr Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_full_unstemmed Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
title_sort Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados
author Cruz,Orlanda
author_facet Cruz,Orlanda
Aguiar,Cecília
Barros,Sílvia
author_role author
author2 Aguiar,Cecília
Barros,Sílvia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz,Orlanda
Aguiar,Cecília
Barros,Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de avaliação
Comportamentos interactivos maternos
Jogo livre
Responsividade
Crianças de 1 a 2 anos
topic Escala de avaliação
Comportamentos interactivos maternos
Jogo livre
Responsividade
Crianças de 1 a 2 anos
description Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712004000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.9 n.2 2004
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937786100023296