O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Adriana Benevides
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Francischetto,Vanuza, Dutra,Betânia Marques, Miranda,Jacqueline Maia de, Nogueira,Cátia C. de C., Leme,Vanessa R., Araújo,Alexandra M., Almeida,Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006
Resumo: Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior , têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior . O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior . Participaram deste estudo 182 estudantes brasileiros (M=26,2; DP=8,76), sendo 146 mulheres e 36 homens, que responderam a dois questionários reportados às expectativas e vivências acadêmicas. Os resultados indicaram que as expectativas iniciais dos ingressantes foram correlacionadas com a qualidade das suas vivências acadêmicas. Em particular, as expectativas de envolvimento nas relações com os colegas, no projeto vocacional de carreira e nas atividades curriculares do seu curso foram associadas à adaptação acadêmica dos estudantes.
id USF-1_41f4ecc71d3441a33256bf6ca6ea5f07
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712014000100006
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino SuperiorEducação superiorExpectativas acadêmicasVivências do estudanteEstudantes universitáriosOs desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior , têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior . O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior . Participaram deste estudo 182 estudantes brasileiros (M=26,2; DP=8,76), sendo 146 mulheres e 36 homens, que responderam a dois questionários reportados às expectativas e vivências acadêmicas. Os resultados indicaram que as expectativas iniciais dos ingressantes foram correlacionadas com a qualidade das suas vivências acadêmicas. Em particular, as expectativas de envolvimento nas relações com os colegas, no projeto vocacional de carreira e nas atividades curriculares do seu curso foram associadas à adaptação acadêmica dos estudantes.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006Psico-USF v.19 n.1 2014reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712014000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Adriana BenevidesFrancischetto,VanuzaDutra,Betânia MarquesMiranda,Jacqueline Maia deNogueira,Cátia C. de C.Leme,Vanessa R.Araújo,Alexandra M.Almeida,Leandro S.por2014-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712014000100006Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2014-05-05T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
title O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
spellingShingle O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
Soares,Adriana Benevides
Educação superior
Expectativas acadêmicas
Vivências do estudante
Estudantes universitários
title_short O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
title_full O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
title_fullStr O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
title_full_unstemmed O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
title_sort O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior
author Soares,Adriana Benevides
author_facet Soares,Adriana Benevides
Francischetto,Vanuza
Dutra,Betânia Marques
Miranda,Jacqueline Maia de
Nogueira,Cátia C. de C.
Leme,Vanessa R.
Araújo,Alexandra M.
Almeida,Leandro S.
author_role author
author2 Francischetto,Vanuza
Dutra,Betânia Marques
Miranda,Jacqueline Maia de
Nogueira,Cátia C. de C.
Leme,Vanessa R.
Araújo,Alexandra M.
Almeida,Leandro S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Adriana Benevides
Francischetto,Vanuza
Dutra,Betânia Marques
Miranda,Jacqueline Maia de
Nogueira,Cátia C. de C.
Leme,Vanessa R.
Araújo,Alexandra M.
Almeida,Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Expectativas acadêmicas
Vivências do estudante
Estudantes universitários
topic Educação superior
Expectativas acadêmicas
Vivências do estudante
Estudantes universitários
description Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior , têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior . O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior . Participaram deste estudo 182 estudantes brasileiros (M=26,2; DP=8,76), sendo 146 mulheres e 36 homens, que responderam a dois questionários reportados às expectativas e vivências acadêmicas. Os resultados indicaram que as expectativas iniciais dos ingressantes foram correlacionadas com a qualidade das suas vivências acadêmicas. Em particular, as expectativas de envolvimento nas relações com os colegas, no projeto vocacional de carreira e nas atividades curriculares do seu curso foram associadas à adaptação acadêmica dos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712014000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.19 n.1 2014
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787555446784